Propriedades psicométricas da versão brasileira do Physical Education Teaching Processes Questionnaire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.6063/motricidade.3804 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.6063/motricidade.3804 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivos: i) traduzir e adaptar para o contexto brasileiro (equivalência semântica/conceitual e validade de conteúdo) o Physical Education Teaching Processes Questionnaire; e ii) verificar as suas propriedades psicométricas (confiabilidade e validade fatorial). A amostra foi composta por 301 alunos (140 do sexo masculino e 161 do sexo feminino) de dua escolas públicas da Bahia, com idades compreendidas entre 12 e 18 anos (M = 16.35; DP = 1.73). A consistência interna e validade fatorial do instrumento foram analisadas através do alpha de Cronbach e análise fatorial confirmatória (AFC), respectivamente. A confiabilidade dos fatores variou entre .54 e .78. Os resultados da AFC indicaram que a versão original (20 itens e 6 fatores) do Physical Education Teaching Processes Questionnaire revelou uma boa adequação estrutural. Estes resultados sugerem que a versão brasileira deste instrumento possui propriedades psicométricas adequadas para ser utilizado no contexto escolar brasileiro. |
id |
RCAP_80ef5d8b2720312067ceb5acd3d5c745 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3804 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Propriedades psicométricas da versão brasileira do Physical Education Teaching Processes QuestionnaireOriginal ArticleO presente estudo teve como objetivos: i) traduzir e adaptar para o contexto brasileiro (equivalência semântica/conceitual e validade de conteúdo) o Physical Education Teaching Processes Questionnaire; e ii) verificar as suas propriedades psicométricas (confiabilidade e validade fatorial). A amostra foi composta por 301 alunos (140 do sexo masculino e 161 do sexo feminino) de dua escolas públicas da Bahia, com idades compreendidas entre 12 e 18 anos (M = 16.35; DP = 1.73). A consistência interna e validade fatorial do instrumento foram analisadas através do alpha de Cronbach e análise fatorial confirmatória (AFC), respectivamente. A confiabilidade dos fatores variou entre .54 e .78. Os resultados da AFC indicaram que a versão original (20 itens e 6 fatores) do Physical Education Teaching Processes Questionnaire revelou uma boa adequação estrutural. Estes resultados sugerem que a versão brasileira deste instrumento possui propriedades psicométricas adequadas para ser utilizado no contexto escolar brasileiro.Edições Sílabas Didáticas2015-12-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.6063/motricidade.3804por2182-29721646-107XFernandes, Marcos GimenesNunes, Sandra Adriana NevesSilva, Gidafle GamaFernandes, Helder Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T15:04:38Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T15:04:38Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propriedades psicométricas da versão brasileira do Physical Education Teaching Processes Questionnaire |
title |
Propriedades psicométricas da versão brasileira do Physical Education Teaching Processes Questionnaire |
spellingShingle |
Propriedades psicométricas da versão brasileira do Physical Education Teaching Processes Questionnaire Propriedades psicométricas da versão brasileira do Physical Education Teaching Processes Questionnaire Fernandes, Marcos Gimenes Original Article Fernandes, Marcos Gimenes Original Article |
title_short |
Propriedades psicométricas da versão brasileira do Physical Education Teaching Processes Questionnaire |
title_full |
Propriedades psicométricas da versão brasileira do Physical Education Teaching Processes Questionnaire |
title_fullStr |
Propriedades psicométricas da versão brasileira do Physical Education Teaching Processes Questionnaire Propriedades psicométricas da versão brasileira do Physical Education Teaching Processes Questionnaire |
title_full_unstemmed |
Propriedades psicométricas da versão brasileira do Physical Education Teaching Processes Questionnaire Propriedades psicométricas da versão brasileira do Physical Education Teaching Processes Questionnaire |
title_sort |
Propriedades psicométricas da versão brasileira do Physical Education Teaching Processes Questionnaire |
author |
Fernandes, Marcos Gimenes |
author_facet |
Fernandes, Marcos Gimenes Fernandes, Marcos Gimenes Nunes, Sandra Adriana Neves Silva, Gidafle Gama Fernandes, Helder Miguel Nunes, Sandra Adriana Neves Silva, Gidafle Gama Fernandes, Helder Miguel |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Sandra Adriana Neves Silva, Gidafle Gama Fernandes, Helder Miguel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Marcos Gimenes Nunes, Sandra Adriana Neves Silva, Gidafle Gama Fernandes, Helder Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Original Article |
topic |
Original Article |
description |
O presente estudo teve como objetivos: i) traduzir e adaptar para o contexto brasileiro (equivalência semântica/conceitual e validade de conteúdo) o Physical Education Teaching Processes Questionnaire; e ii) verificar as suas propriedades psicométricas (confiabilidade e validade fatorial). A amostra foi composta por 301 alunos (140 do sexo masculino e 161 do sexo feminino) de dua escolas públicas da Bahia, com idades compreendidas entre 12 e 18 anos (M = 16.35; DP = 1.73). A consistência interna e validade fatorial do instrumento foram analisadas através do alpha de Cronbach e análise fatorial confirmatória (AFC), respectivamente. A confiabilidade dos fatores variou entre .54 e .78. Os resultados da AFC indicaram que a versão original (20 itens e 6 fatores) do Physical Education Teaching Processes Questionnaire revelou uma boa adequação estrutural. Estes resultados sugerem que a versão brasileira deste instrumento possui propriedades psicométricas adequadas para ser utilizado no contexto escolar brasileiro. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.6063/motricidade.3804 |
url |
https://doi.org/10.6063/motricidade.3804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2182-2972 1646-107X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Sílabas Didáticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1822181867520000000 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.6063/motricidade.3804 |