Encontros entre a Transparência e a Opacidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Maria Cristina Pato Mendes de Magalhaes Saraiva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/153062
Resumo: Este projecto surgiu como um desafio na conjugação de duas áreas que sempre me interessaram. Ciência na parte profissional da minha vida e arte que sempre procurei acompanhar, desenvolvendo paralelamente trabalhos em pintura e cerâmica. Mas a beleza do vidro, a sua transparência e leveza foram para mim sempre um fascínio e um mistério. Características singulares que me assentam, me envolvem e me dão paz! Surgira agora a oportunidade de me aproximar desse material, aprender vários aspectos que com ele se relacionam, e fascinar-me com a criação de peças que nunca pensei poder realizar. Assim, abracei um novo desafio com a inscrição no Mestrado “Arte e Ciência do Vidro” na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Sistema de ensino abrangente definido por um carácter internacional e uma prática e visão integrativas. Comecei a debruçar-me na relação entre aspectos científicos e artísticos envolvidos no âmbito deste mestrado e, aos poucos fui ficando receptiva à linguagem, fui descobrindo onde se aproximam, e passei a acreditar num percurso que se entrelaça, num caminho que se perspectiva cada vez mais desenvolvido, integrado e promissor. Interessou-me em particular a luz, a transparência, a opacidade, as sombras e os contrastes. Encontrar a opacidade no vidro fazendo várias experiências que me levassem a idealizar combinações e contrastes com a transparência foi o meu objectivo Naturalmente focando este tema, desenvolvi um trabalho em estúdio realizando uma série de peças, algumas das quais apresento em exposição, parte integrante deste Mestrado em Arte e Ciência do Vidro. Temas difíceis e/ou polémicos são aqui abordados sem que tenha a pretensão de encontrar uma resposta. Mas a pesquisa que fiz foi muito enriquecedora e motivou-me fortemente continuar a aprofundar o mundo da arte e do conhecimento do vidro. “A Arte é feita para perturbar. A Ciência tranquiliza” Braque, Georges “Even the old masters know that beauty can be disturbing, and disturbing is beautiful” Fujishiro, Shige
id RCAP_80f36a805e7635b78ec884ef59bb4a64
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/153062
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Encontros entre a Transparência e a OpacidadetransparênciaopacidadecontrasteDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasEste projecto surgiu como um desafio na conjugação de duas áreas que sempre me interessaram. Ciência na parte profissional da minha vida e arte que sempre procurei acompanhar, desenvolvendo paralelamente trabalhos em pintura e cerâmica. Mas a beleza do vidro, a sua transparência e leveza foram para mim sempre um fascínio e um mistério. Características singulares que me assentam, me envolvem e me dão paz! Surgira agora a oportunidade de me aproximar desse material, aprender vários aspectos que com ele se relacionam, e fascinar-me com a criação de peças que nunca pensei poder realizar. Assim, abracei um novo desafio com a inscrição no Mestrado “Arte e Ciência do Vidro” na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Sistema de ensino abrangente definido por um carácter internacional e uma prática e visão integrativas. Comecei a debruçar-me na relação entre aspectos científicos e artísticos envolvidos no âmbito deste mestrado e, aos poucos fui ficando receptiva à linguagem, fui descobrindo onde se aproximam, e passei a acreditar num percurso que se entrelaça, num caminho que se perspectiva cada vez mais desenvolvido, integrado e promissor. Interessou-me em particular a luz, a transparência, a opacidade, as sombras e os contrastes. Encontrar a opacidade no vidro fazendo várias experiências que me levassem a idealizar combinações e contrastes com a transparência foi o meu objectivo Naturalmente focando este tema, desenvolvi um trabalho em estúdio realizando uma série de peças, algumas das quais apresento em exposição, parte integrante deste Mestrado em Arte e Ciência do Vidro. Temas difíceis e/ou polémicos são aqui abordados sem que tenha a pretensão de encontrar uma resposta. Mas a pesquisa que fiz foi muito enriquecedora e motivou-me fortemente continuar a aprofundar o mundo da arte e do conhecimento do vidro. “A Arte é feita para perturbar. A Ciência tranquiliza” Braque, Georges “Even the old masters know that beauty can be disturbing, and disturbing is beautiful” Fujishiro, ShigeThis project came about as a challenge in the combination of two areas that have always interested me. Science in my professional life, and art, that I have always sought to embrace by simultaneously developing works in painting and ceramics. Glass has always been a passion to me. But the beauty of glass, its transparency and lightness have always fascinated me, also being a mystery. Specific characteristics that involve me and bring about peace! Now I have had the opportunity to approach this material, to learn several aspects that relate to it and be fascinated with creating works that I never thought I would be able to produce. I have therefore embraced a new challenge applying for the Master’s program in Faculdade de Ciências e Tecnologia, in Universidade Nova de Lisboa. I have started tackling the Artistic and Scientific aspects of this Master’s program, and, day by day, I have become more receptive to this language and to the intertwining ways of these new roads. I was particularly interested in light and shadows, the transparency and contrast with opacity. Pursuing opacity in glass through several experiments, synthesizing glasses of different compositions, and further comparing them with other transparent glasses, has been the first objective of this project. Focusing on this goal I have developed studio work, creating a number of pieces that I am presenting in exhibition as an integral part of this Master Glass Art and Science. Difficult and/or controversial issues are addressed with no presumption of finding an answer. Nevertheless, the research undertaken has been very enriching to me and it strongly motivates me to continue exploring the world of art while broadening my knowledge of glass. “Art is meant to disturb. Science reassures” Braque, Georges “Even the old masters know that beauty can be disturbing, and disturbing is beautiful” Fujishiro, ShigeRuivo, AndreiaMeitner, RichardRUNMendes, Maria Cristina Pato Mendes de Magalhaes Saraiva2023-05-23T12:57:06Z2017-112017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/153062porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:35:37Zoai:run.unl.pt:10362/153062Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:09.824381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Encontros entre a Transparência e a Opacidade
title Encontros entre a Transparência e a Opacidade
spellingShingle Encontros entre a Transparência e a Opacidade
Mendes, Maria Cristina Pato Mendes de Magalhaes Saraiva
transparência
opacidade
contraste
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Encontros entre a Transparência e a Opacidade
title_full Encontros entre a Transparência e a Opacidade
title_fullStr Encontros entre a Transparência e a Opacidade
title_full_unstemmed Encontros entre a Transparência e a Opacidade
title_sort Encontros entre a Transparência e a Opacidade
author Mendes, Maria Cristina Pato Mendes de Magalhaes Saraiva
author_facet Mendes, Maria Cristina Pato Mendes de Magalhaes Saraiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruivo, Andreia
Meitner, Richard
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Maria Cristina Pato Mendes de Magalhaes Saraiva
dc.subject.por.fl_str_mv transparência
opacidade
contraste
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic transparência
opacidade
contraste
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Este projecto surgiu como um desafio na conjugação de duas áreas que sempre me interessaram. Ciência na parte profissional da minha vida e arte que sempre procurei acompanhar, desenvolvendo paralelamente trabalhos em pintura e cerâmica. Mas a beleza do vidro, a sua transparência e leveza foram para mim sempre um fascínio e um mistério. Características singulares que me assentam, me envolvem e me dão paz! Surgira agora a oportunidade de me aproximar desse material, aprender vários aspectos que com ele se relacionam, e fascinar-me com a criação de peças que nunca pensei poder realizar. Assim, abracei um novo desafio com a inscrição no Mestrado “Arte e Ciência do Vidro” na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Sistema de ensino abrangente definido por um carácter internacional e uma prática e visão integrativas. Comecei a debruçar-me na relação entre aspectos científicos e artísticos envolvidos no âmbito deste mestrado e, aos poucos fui ficando receptiva à linguagem, fui descobrindo onde se aproximam, e passei a acreditar num percurso que se entrelaça, num caminho que se perspectiva cada vez mais desenvolvido, integrado e promissor. Interessou-me em particular a luz, a transparência, a opacidade, as sombras e os contrastes. Encontrar a opacidade no vidro fazendo várias experiências que me levassem a idealizar combinações e contrastes com a transparência foi o meu objectivo Naturalmente focando este tema, desenvolvi um trabalho em estúdio realizando uma série de peças, algumas das quais apresento em exposição, parte integrante deste Mestrado em Arte e Ciência do Vidro. Temas difíceis e/ou polémicos são aqui abordados sem que tenha a pretensão de encontrar uma resposta. Mas a pesquisa que fiz foi muito enriquecedora e motivou-me fortemente continuar a aprofundar o mundo da arte e do conhecimento do vidro. “A Arte é feita para perturbar. A Ciência tranquiliza” Braque, Georges “Even the old masters know that beauty can be disturbing, and disturbing is beautiful” Fujishiro, Shige
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2017-11-01T00:00:00Z
2023-05-23T12:57:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/153062
url http://hdl.handle.net/10362/153062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138139426521088