Da fraude marítima - são as distributed ledger technologies (blockchain) uma solução?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18463 |
Resumo: | Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
id |
RCAP_81056b8e7b3fce69ae82eddaf7b9c2d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18463 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da fraude marítima - são as distributed ledger technologies (blockchain) uma solução?FraudeFraude MarítimaTransportes MarítimosBlockchainDistributed Ledger TechnologyFraudMaritime FraudShippingMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialEstima-se que a fraude marítima - fraude cometida envolvendo navios e ou carga transportada por via marítima - cause actualmente perdas e prejuízos que podem ascender anualmente a vários biliões de dólares americanos. O transporte marítimo de mercadorias é uma actividade abrangentemente regulada por via do direito marítimo, pelo que, a compreensão da natureza jurídica do navio ou o estudo do alcance que determinados documentos comportam, como o conhecimento de embarque (Bill of Lading), são aspectos necessários ao entendimento das particularidades da fraude marítima. A par da complexidade legal e documental intrínsecas às actividades de transporte marítimo de mercadorias, aspectos como o seu carácter internacional e o elevado número de agentes que intervêm no sector, são vistos como factores críticos à ocorrência de fraudes na esfera do transporte marítimo. Com base neste enquadramento, a investigação conclui que a tecnologia Blockchain, enquanto uma DLT - Distributed Ledger Technology, especialmente por via da resolução da problemática do double spending sem recurso a uma entidade centralizadora, e uma vez ultrapassados os desafios de adopção generalizada da tecnologia, pode vir a mitigar ou mesmo resolver grande parte da problemática da fraude marítima tal qual se conhece, especialmente a de carácter documental.It is estimated that maritime fraud - fraud involving ships and / or cargo transported by sea - is currently causing losses up to several billion US dollars annually. Maritime freight is an activity that is broadly regulated through maritime law, so understanding the legal nature of the ship or examining the scope of certain documents, such as the Bill of Lading, is necessary to comprehend the maritime fraud. In addition to the legal and documentary complexity inherent in maritime freight transport activities, aspects such as its international character and the large number of agents involved in the sector are seen as critical factors for the occurrence of maritime fraud. Based on this framework, the research concluded that Blockchain technology, while DLT - Distributed Ledger Technology, especially by solving the problem of double spending without recourse to a centralization entity, and once overcome the challenges of general adoption of the technology, can mitigate or even solve much of the problems of maritime fraud as it is known, especially those involving documents.Instituto Superior de Economia e GestãoVeiga, Jaime LeçaRepositório da Universidade de LisboaSilva, Carlos Eduardo de Abrantes Vaz e Távora Vasconcelos da2019-10-16T11:56:19Z2019-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/18463porSilva, Carlos Eduardo de Abrantes Vaz e Távora Vasconcelos da (2019). "Da fraude marítima - são as distributed ledger technologies (blockchain) uma solução?". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:03Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18463Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:30.330535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da fraude marítima - são as distributed ledger technologies (blockchain) uma solução? |
title |
Da fraude marítima - são as distributed ledger technologies (blockchain) uma solução? |
spellingShingle |
Da fraude marítima - são as distributed ledger technologies (blockchain) uma solução? Silva, Carlos Eduardo de Abrantes Vaz e Távora Vasconcelos da Fraude Fraude Marítima Transportes Marítimos Blockchain Distributed Ledger Technology Fraud Maritime Fraud Shipping |
title_short |
Da fraude marítima - são as distributed ledger technologies (blockchain) uma solução? |
title_full |
Da fraude marítima - são as distributed ledger technologies (blockchain) uma solução? |
title_fullStr |
Da fraude marítima - são as distributed ledger technologies (blockchain) uma solução? |
title_full_unstemmed |
Da fraude marítima - são as distributed ledger technologies (blockchain) uma solução? |
title_sort |
Da fraude marítima - são as distributed ledger technologies (blockchain) uma solução? |
author |
Silva, Carlos Eduardo de Abrantes Vaz e Távora Vasconcelos da |
author_facet |
Silva, Carlos Eduardo de Abrantes Vaz e Távora Vasconcelos da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veiga, Jaime Leça Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carlos Eduardo de Abrantes Vaz e Távora Vasconcelos da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fraude Fraude Marítima Transportes Marítimos Blockchain Distributed Ledger Technology Fraud Maritime Fraud Shipping |
topic |
Fraude Fraude Marítima Transportes Marítimos Blockchain Distributed Ledger Technology Fraud Maritime Fraud Shipping |
description |
Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-16T11:56:19Z 2019-01 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/18463 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/18463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, Carlos Eduardo de Abrantes Vaz e Távora Vasconcelos da (2019). "Da fraude marítima - são as distributed ledger technologies (blockchain) uma solução?". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131126018605056 |