Escrita inventada no jardim-de-infância : contributos para a aprendizagem da leitura e escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Ana
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Martins, Margarida Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6671
Resumo: Resumo: A presente investigação insere-se no quadro teórico da literacia emergente e pretende analisar os contributos de um programa de intervenção de escrita inventada no jardim-de-infância para a aprendizagem da leitura e escrita no 1º ano de escolaridade. Participaram 95 crianças no último ano do ensino pré-escolar que não sabiam ler nem escrever e que foram aleatoriamente divididas em duas condições: 48 no grupo experimental e 47 no grupo de controlo. Os participantes em cada condição eram equivalentes quanto à idade, habilitações académicas dos pais, raciocínio abstrato, consciência silábica, consciência fonémica e conhecimento de letras. Foram avaliadas as competências de escrita e leitura de palavras das crianças no jardim-de-infância (antes e depois do programa) e no final do 1º ano do ensino básico. Durante a intervenção, o grupo experimental participou em 10 sessões bissemanais de escrita inventada, enquanto o grupo de controlo realizou atividades de conto de histórias infantis. A análise dos dados revelou diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos, tanto em escrita como em leitura, apresentando o grupo experimental resultados superiores no final do pré-escolar e do 1º ano. Este estudo sugere a importância de incluir atividades de escrita inventada como prática pedagógica no contexto de jardim-de-infância.
id RCAP_810b305d0ccdb4d5613554a90e56b4d6
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6671
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrita inventada no jardim-de-infância : contributos para a aprendizagem da leitura e escritaInvented spelling in preschool : contributions for learning to read and writeLiteracia emergentePré-escolarProgramas de intervençãoEscrita inventadaLeituraEmergent literacyPreschoolIntervention programmesInvented spellingReadingResumo: A presente investigação insere-se no quadro teórico da literacia emergente e pretende analisar os contributos de um programa de intervenção de escrita inventada no jardim-de-infância para a aprendizagem da leitura e escrita no 1º ano de escolaridade. Participaram 95 crianças no último ano do ensino pré-escolar que não sabiam ler nem escrever e que foram aleatoriamente divididas em duas condições: 48 no grupo experimental e 47 no grupo de controlo. Os participantes em cada condição eram equivalentes quanto à idade, habilitações académicas dos pais, raciocínio abstrato, consciência silábica, consciência fonémica e conhecimento de letras. Foram avaliadas as competências de escrita e leitura de palavras das crianças no jardim-de-infância (antes e depois do programa) e no final do 1º ano do ensino básico. Durante a intervenção, o grupo experimental participou em 10 sessões bissemanais de escrita inventada, enquanto o grupo de controlo realizou atividades de conto de histórias infantis. A análise dos dados revelou diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos, tanto em escrita como em leitura, apresentando o grupo experimental resultados superiores no final do pré-escolar e do 1º ano. Este estudo sugere a importância de incluir atividades de escrita inventada como prática pedagógica no contexto de jardim-de-infância.Abstract: This study was developed within the theoretical framework of emergent literacy and aims at analysing the contributions of an invented spelling intervention programme in preschool for learning to read and write in the first year of primary school. 95 children attending the last year of preschool who did not know how to read or write participated in this study and were randomly divided into two conditions: 48 in the experimental group and 47 in the control group. The participants in each condition were equivalent on age, parents’ education level, abstract reasoning, syllabic awareness, phonemic awareness and letter knowledge. Children’s word reading and writing skills were tested in preschool (before and after the programme) and at the end of primary school. During the intervention period, the experimental group participated in 10 invented spelling biweekly sessions, whereas the control group participated in storytelling activities. Data analysis exposed statistically significant differences both in reading and in writing, since the experimental group displayed higher results at the end of primary school and at the end of Year 1. This study indicates that it is important to include invented spelling activities as a pedagogical practice in preschool contexts.Esta investigação foi financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/112133/2015).Edições ISPARepositório do ISPAAlbuquerque, AnaMartins, Margarida Alves2018-10-24T09:48:30Z2018-092018-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6671porAlbuquerque, A., & Martins, M. A. (2018). Escrita inventada no jardim-de-infância: Contributos para a aprendizagem da leitura e escrita. Análise Psicológica, 36(3), 341-354. https://doi.org/10.14417/ap.13080870-823110.14417/ap.1308info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-17T02:17:09Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6671Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:30.598392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrita inventada no jardim-de-infância : contributos para a aprendizagem da leitura e escrita
Invented spelling in preschool : contributions for learning to read and write
title Escrita inventada no jardim-de-infância : contributos para a aprendizagem da leitura e escrita
spellingShingle Escrita inventada no jardim-de-infância : contributos para a aprendizagem da leitura e escrita
Albuquerque, Ana
Literacia emergente
Pré-escolar
Programas de intervenção
Escrita inventada
Leitura
Emergent literacy
Preschool
Intervention programmes
Invented spelling
Reading
title_short Escrita inventada no jardim-de-infância : contributos para a aprendizagem da leitura e escrita
title_full Escrita inventada no jardim-de-infância : contributos para a aprendizagem da leitura e escrita
title_fullStr Escrita inventada no jardim-de-infância : contributos para a aprendizagem da leitura e escrita
title_full_unstemmed Escrita inventada no jardim-de-infância : contributos para a aprendizagem da leitura e escrita
title_sort Escrita inventada no jardim-de-infância : contributos para a aprendizagem da leitura e escrita
author Albuquerque, Ana
author_facet Albuquerque, Ana
Martins, Margarida Alves
author_role author
author2 Martins, Margarida Alves
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Ana
Martins, Margarida Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia emergente
Pré-escolar
Programas de intervenção
Escrita inventada
Leitura
Emergent literacy
Preschool
Intervention programmes
Invented spelling
Reading
topic Literacia emergente
Pré-escolar
Programas de intervenção
Escrita inventada
Leitura
Emergent literacy
Preschool
Intervention programmes
Invented spelling
Reading
description Resumo: A presente investigação insere-se no quadro teórico da literacia emergente e pretende analisar os contributos de um programa de intervenção de escrita inventada no jardim-de-infância para a aprendizagem da leitura e escrita no 1º ano de escolaridade. Participaram 95 crianças no último ano do ensino pré-escolar que não sabiam ler nem escrever e que foram aleatoriamente divididas em duas condições: 48 no grupo experimental e 47 no grupo de controlo. Os participantes em cada condição eram equivalentes quanto à idade, habilitações académicas dos pais, raciocínio abstrato, consciência silábica, consciência fonémica e conhecimento de letras. Foram avaliadas as competências de escrita e leitura de palavras das crianças no jardim-de-infância (antes e depois do programa) e no final do 1º ano do ensino básico. Durante a intervenção, o grupo experimental participou em 10 sessões bissemanais de escrita inventada, enquanto o grupo de controlo realizou atividades de conto de histórias infantis. A análise dos dados revelou diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos, tanto em escrita como em leitura, apresentando o grupo experimental resultados superiores no final do pré-escolar e do 1º ano. Este estudo sugere a importância de incluir atividades de escrita inventada como prática pedagógica no contexto de jardim-de-infância.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-24T09:48:30Z
2018-09
2018-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6671
url http://hdl.handle.net/10400.12/6671
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Albuquerque, A., & Martins, M. A. (2018). Escrita inventada no jardim-de-infância: Contributos para a aprendizagem da leitura e escrita. Análise Psicológica, 36(3), 341-354. https://doi.org/10.14417/ap.1308
0870-8231
10.14417/ap.1308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130106275299328