Predisposição ao uso das tecnologias no contexto dos Institutos Federais: reflexões no conversar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, César Costa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Laurino, Débora Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1845
Resumo: Nesse trabalho, discutimos os fatores emergentes que agregam e influenciam na constituição da experiência do profissional da educação. O conhecimento do perfil do profissional atuante na formação técnica e tecnológica no que se refere a sua pré-disposição ao uso das tecnologias como recurso mediador é o que causa inquietação nesta etapa da pesquisa, sendo o tema gerador deste artigo. Cientes da complexidade do tema, faz-se necessária uma remissão histórica breve da evolução dessas modalidades de ensino, bem como, dos seus impactos na constituição da personalidade do professor ao utilizar as tecnologias disponíveis ao longo dessa história. Para a elaboração do trabalho, foram entrevistados professores, gestores e técnicos administrativos reconhecidos e considerados experientes pela comunidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL). Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa e a metodologia de análise adotada foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), por permitir a compreensão coletivizada das conversas com os gestores, professores e servidores administrativos. O DSC consiste em apresentar os resultados sob a forma de um ou vários discursos-síntese, escritos na primeira pessoa do singular, expediente que visa expressar o pensamento de uma coletividade. Como resultado do estudo, o artigo auxiliou na reflexão epistemológica do quanto a herança positivista está consubstanciada em nossas práticas pedagógicas, seja na adaptação ao uso das tecnologias educacionais direcionadas às necessidades da indústria, formação de professores, fragmentação do conhecimento e nos tipos de pesquisa.
id RCAP_8115a0ce74c532cae5df499a5276ad18
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1845
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Predisposição ao uso das tecnologias no contexto dos Institutos Federais: reflexões no conversarNesse trabalho, discutimos os fatores emergentes que agregam e influenciam na constituição da experiência do profissional da educação. O conhecimento do perfil do profissional atuante na formação técnica e tecnológica no que se refere a sua pré-disposição ao uso das tecnologias como recurso mediador é o que causa inquietação nesta etapa da pesquisa, sendo o tema gerador deste artigo. Cientes da complexidade do tema, faz-se necessária uma remissão histórica breve da evolução dessas modalidades de ensino, bem como, dos seus impactos na constituição da personalidade do professor ao utilizar as tecnologias disponíveis ao longo dessa história. Para a elaboração do trabalho, foram entrevistados professores, gestores e técnicos administrativos reconhecidos e considerados experientes pela comunidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL). Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa e a metodologia de análise adotada foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), por permitir a compreensão coletivizada das conversas com os gestores, professores e servidores administrativos. O DSC consiste em apresentar os resultados sob a forma de um ou vários discursos-síntese, escritos na primeira pessoa do singular, expediente que visa expressar o pensamento de uma coletividade. Como resultado do estudo, o artigo auxiliou na reflexão epistemológica do quanto a herança positivista está consubstanciada em nossas práticas pedagógicas, seja na adaptação ao uso das tecnologias educacionais direcionadas às necessidades da indústria, formação de professores, fragmentação do conhecimento e nos tipos de pesquisa.PRISMA.COM2015-03-25T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1845oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1845PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 111-1321646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1845https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1845/1679Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, César CostaLaurino, Débora Pereira2022-09-06T09:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1845Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:23.003056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Predisposição ao uso das tecnologias no contexto dos Institutos Federais: reflexões no conversar
title Predisposição ao uso das tecnologias no contexto dos Institutos Federais: reflexões no conversar
spellingShingle Predisposição ao uso das tecnologias no contexto dos Institutos Federais: reflexões no conversar
Machado, César Costa
title_short Predisposição ao uso das tecnologias no contexto dos Institutos Federais: reflexões no conversar
title_full Predisposição ao uso das tecnologias no contexto dos Institutos Federais: reflexões no conversar
title_fullStr Predisposição ao uso das tecnologias no contexto dos Institutos Federais: reflexões no conversar
title_full_unstemmed Predisposição ao uso das tecnologias no contexto dos Institutos Federais: reflexões no conversar
title_sort Predisposição ao uso das tecnologias no contexto dos Institutos Federais: reflexões no conversar
author Machado, César Costa
author_facet Machado, César Costa
Laurino, Débora Pereira
author_role author
author2 Laurino, Débora Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, César Costa
Laurino, Débora Pereira
description Nesse trabalho, discutimos os fatores emergentes que agregam e influenciam na constituição da experiência do profissional da educação. O conhecimento do perfil do profissional atuante na formação técnica e tecnológica no que se refere a sua pré-disposição ao uso das tecnologias como recurso mediador é o que causa inquietação nesta etapa da pesquisa, sendo o tema gerador deste artigo. Cientes da complexidade do tema, faz-se necessária uma remissão histórica breve da evolução dessas modalidades de ensino, bem como, dos seus impactos na constituição da personalidade do professor ao utilizar as tecnologias disponíveis ao longo dessa história. Para a elaboração do trabalho, foram entrevistados professores, gestores e técnicos administrativos reconhecidos e considerados experientes pela comunidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL). Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa e a metodologia de análise adotada foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), por permitir a compreensão coletivizada das conversas com os gestores, professores e servidores administrativos. O DSC consiste em apresentar os resultados sob a forma de um ou vários discursos-síntese, escritos na primeira pessoa do singular, expediente que visa expressar o pensamento de uma coletividade. Como resultado do estudo, o artigo auxiliou na reflexão epistemológica do quanto a herança positivista está consubstanciada em nossas práticas pedagógicas, seja na adaptação ao uso das tecnologias educacionais direcionadas às necessidades da indústria, formação de professores, fragmentação do conhecimento e nos tipos de pesquisa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-25T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1845
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1845
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1845
identifier_str_mv oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1845
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1845
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1845/1679
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PRISMA.COM
publisher.none.fl_str_mv PRISMA.COM
dc.source.none.fl_str_mv PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 111-132
1646-3153
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130170758529024