Determinação e transferência da propriedade no contrato de empreitada (análise interpretativa do art. 1212° do Código Civil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernando
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/6062
Resumo: O regime jurídico da empreitada suscita um conjunto de problemas associados às obrigaçõesrecíprocas impostas para o empreiteiro e dono da obra. O tema de fundo neste trabalho incide sobre as questões em tomo da propriedade da obra. Destinando- -se a empreitada à construção de uma obra e à sua aquisição pelo dono da obra, mas sendo o contrato de empreitada por si só inidóneo para fazer operar essa transferência, impõe-se saber como a mesma se transmite. Assim como releva saber quem, a cada momento, acarreta os efeitos associados à propriedade. A nossa lei estabelece como critério para determinação da propriedade da obra na empreitada de imóveis a propriedade do solo, e nos bens móveis a propriedade dos materiais.
id RCAP_811869dceecaab77166d1d2ed10c15ea
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/6062
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinação e transferência da propriedade no contrato de empreitada (análise interpretativa do art. 1212° do Código Civil)EconomiaDireitoConstruçãoO regime jurídico da empreitada suscita um conjunto de problemas associados às obrigaçõesrecíprocas impostas para o empreiteiro e dono da obra. O tema de fundo neste trabalho incide sobre as questões em tomo da propriedade da obra. Destinando- -se a empreitada à construção de uma obra e à sua aquisição pelo dono da obra, mas sendo o contrato de empreitada por si só inidóneo para fazer operar essa transferência, impõe-se saber como a mesma se transmite. Assim como releva saber quem, a cada momento, acarreta os efeitos associados à propriedade. A nossa lei estabelece como critério para determinação da propriedade da obra na empreitada de imóveis a propriedade do solo, e nos bens móveis a propriedade dos materiais.Universidade Autónoma de Lisboa. Departamento de Ciências Económicas e Empresariais. Departamento de Direito2023-03-17T13:20:12Z2003-01-01T00:00:00Z2003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/6062por0873-495XSilva, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:11:05Zoai:repositorio.ual.pt:11144/6062Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:32:05.235091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinação e transferência da propriedade no contrato de empreitada (análise interpretativa do art. 1212° do Código Civil)
title Determinação e transferência da propriedade no contrato de empreitada (análise interpretativa do art. 1212° do Código Civil)
spellingShingle Determinação e transferência da propriedade no contrato de empreitada (análise interpretativa do art. 1212° do Código Civil)
Silva, Fernando
Economia
Direito
Construção
title_short Determinação e transferência da propriedade no contrato de empreitada (análise interpretativa do art. 1212° do Código Civil)
title_full Determinação e transferência da propriedade no contrato de empreitada (análise interpretativa do art. 1212° do Código Civil)
title_fullStr Determinação e transferência da propriedade no contrato de empreitada (análise interpretativa do art. 1212° do Código Civil)
title_full_unstemmed Determinação e transferência da propriedade no contrato de empreitada (análise interpretativa do art. 1212° do Código Civil)
title_sort Determinação e transferência da propriedade no contrato de empreitada (análise interpretativa do art. 1212° do Código Civil)
author Silva, Fernando
author_facet Silva, Fernando
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Economia
Direito
Construção
topic Economia
Direito
Construção
description O regime jurídico da empreitada suscita um conjunto de problemas associados às obrigaçõesrecíprocas impostas para o empreiteiro e dono da obra. O tema de fundo neste trabalho incide sobre as questões em tomo da propriedade da obra. Destinando- -se a empreitada à construção de uma obra e à sua aquisição pelo dono da obra, mas sendo o contrato de empreitada por si só inidóneo para fazer operar essa transferência, impõe-se saber como a mesma se transmite. Assim como releva saber quem, a cada momento, acarreta os efeitos associados à propriedade. A nossa lei estabelece como critério para determinação da propriedade da obra na empreitada de imóveis a propriedade do solo, e nos bens móveis a propriedade dos materiais.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01T00:00:00Z
2003
2023-03-17T13:20:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/6062
url http://hdl.handle.net/11144/6062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0873-495X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Autónoma de Lisboa. Departamento de Ciências Económicas e Empresariais. Departamento de Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Autónoma de Lisboa. Departamento de Ciências Económicas e Empresariais. Departamento de Direito
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136801607122944