Análise espacial da relação entre a origem dos candidatos e o local de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10847 |
Resumo: | A perda de capital humano no interior do país é uma realidade, há décadas. A concorrência das diversas ofertas académicas disponibilizadas nas universidades do litoral aos futuros estudantes e a natural apetência por conhecimento de novas realidades são fatores que contribuem e colocam cada vez maiores dificuldades aos órgãos de decisão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), para definir e encontrar as melhores estratégias na captação de alunos. Este cenário em certa medida, constitui uma ameaça, sendo necessário enfrentá-lo e delinear estratégias que culminem em novas oportunidades. É assim essencial encontrar novos rumos e oportunidades e transformar as dificuldades e os constrangimentos, em mais-valias a serem oferecidas a quem vai decidir o seu futuro académico. Num país, onde a maioria dos estudantes frequenta estabelecimentos de ensino universitário da faixa litoral e onde cada vez mais, a degradação da qualidade de vida se vem agudizando nesses ambientes de grandes metrópoles a oferta pela UTAD, é uma alternativa válida e a considerar, pelos futuros alunos e suas famílias. Para isso contribui a qualidade académica do corpo docente, a componente prática dos planos curriculares e, não menos importante, a componente sociocultural (pois também de outras coisas se complementa a vida) da região transmontana. O objetivo da presente dissertação foi estudar as relações espaciais entre a região de origem dos alunos estagiários e localização das suas escolhas/preferências pela entidade acolhedora do estágio. Para esta análise espacial utilizou-se o sistema de informação geográfica de acesso gratuito QGIS (3.10.14). Foi usada uma amostra contendo 547 candidatos a estágio, num total de 639 estágios de quatro cursos de licenciatura provenientes do Continente e Ilha da Madeira. A esta amostra corresponderam 346 entidades acolhedoras, distribuídas por Portugal Continental e Arquipélago da Madeira, Espanha e Alemanha. Foi possível concluir que a grande maioria dos estagiários são oriundos da região Norte e um número considerável, opta por dela não sair, para concretizar o estágio. Observou-se também que, cerca de 43% dos estagiários eram residentes ou nativos do Distrito de Vila Real. Numa fase posterior, esta informação poderá servir como apoio à tomada de decisão das estratégias de abordagem ou de divulgação da UTAD, na captação de novos públicos-alvo, tanto nacionais como internacionais. |
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Análise espacial da relação entre a origem dos candidatos e o local de estágioanálise espacialsistemas de informação geográficaA perda de capital humano no interior do país é uma realidade, há décadas. A concorrência das diversas ofertas académicas disponibilizadas nas universidades do litoral aos futuros estudantes e a natural apetência por conhecimento de novas realidades são fatores que contribuem e colocam cada vez maiores dificuldades aos órgãos de decisão da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), para definir e encontrar as melhores estratégias na captação de alunos. Este cenário em certa medida, constitui uma ameaça, sendo necessário enfrentá-lo e delinear estratégias que culminem em novas oportunidades. É assim essencial encontrar novos rumos e oportunidades e transformar as dificuldades e os constrangimentos, em mais-valias a serem oferecidas a quem vai decidir o seu futuro académico. Num país, onde a maioria dos estudantes frequenta estabelecimentos de ensino universitário da faixa litoral e onde cada vez mais, a degradação da qualidade de vida se vem agudizando nesses ambientes de grandes metrópoles a oferta pela UTAD, é uma alternativa válida e a considerar, pelos futuros alunos e suas famílias. Para isso contribui a qualidade académica do corpo docente, a componente prática dos planos curriculares e, não menos importante, a componente sociocultural (pois também de outras coisas se complementa a vida) da região transmontana. O objetivo da presente dissertação foi estudar as relações espaciais entre a região de origem dos alunos estagiários e localização das suas escolhas/preferências pela entidade acolhedora do estágio. Para esta análise espacial utilizou-se o sistema de informação geográfica de acesso gratuito QGIS (3.10.14). Foi usada uma amostra contendo 547 candidatos a estágio, num total de 639 estágios de quatro cursos de licenciatura provenientes do Continente e Ilha da Madeira. A esta amostra corresponderam 346 entidades acolhedoras, distribuídas por Portugal Continental e Arquipélago da Madeira, Espanha e Alemanha. Foi possível concluir que a grande maioria dos estagiários são oriundos da região Norte e um número considerável, opta por dela não sair, para concretizar o estágio. Observou-se também que, cerca de 43% dos estagiários eram residentes ou nativos do Distrito de Vila Real. Numa fase posterior, esta informação poderá servir como apoio à tomada de decisão das estratégias de abordagem ou de divulgação da UTAD, na captação de novos públicos-alvo, tanto nacionais como internacionais.The loss of human capital in the interior regions of Portugal has been a reality for decades. The competition from the various academic offers available in the coast universities combined with the natural curiosity for new realities by the students are factors that contribute and pose increasing difficulties to the decision-making bodies of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD) to define and find the best strategies for attracting news students. This scenario is, to a certain extent, a threat, and it is necessary to face it and outline strategies that culminate in new opportunities. It is therefore essential to find new directions and opportunities and to transform difficulties and constraints into capital gains to be offered to those who will need to decide their academic future. In a country, where the majority of students attend universities on the coastal strip and where the deterioration of the quality of life is increasingly worsening in these environments, the offer by UTAD is a valid alternative that should be considered by the students and their families. The academic quality of the teaching staff, the practical component of curricular plans and, not least important, the sociocultural component of the Trás-os-Montes e Alto Douro region are features that can strongly contribute to attract new students. The main objective of this dissertation was to analyze the spatial relationships between trainee student’s origin region and their choices/preferences for an internship entity location. For spatial analysis the open-source software QGIS (3.10.14) was used. The sample was constituted by 547 students of four undergraduate courses, corresponding to 346 internship host entities, not only in Portugal, but also in Spain and Germany. It was possible to concluded that most of the students come from the north region of Portugal and most of them, choose not to leave it, to carry out their internships. It was also observed that about 43% of the students were residents or natives of the Vila Real district. In future, these results may be used to support decision-making on UTAD's approach or dissemination strategies in attracting new students, both national and international.2021-12-03T15:04:49Z2020-11-16T00:00:00Z2020-11-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10847porRodrigues, Maria da Conceição Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:52:55Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10847Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:31.868864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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