Educação para a saúde em contexto hospitalar : Práticas e comportamentos dos enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luísa Maria Costa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23371
Resumo: Capacitar os indivíduos e suas famílias para identificarem os seus problemas e necessidades, utilizarem adequadamente os seus recursos, e promoverem uma vida saudável, implica esforços dos viários agentes da promoção da saúde, nomeadamente dos enfermeiros. Os principais objectivos deste estudo quantitativo, correlacional e transversal foi analisar as práticas e comportamentos dos enfermeiros no âmbito da educação para a saúde realizada ao doente/família em contexto hospitalar, assim como, determinar alguns factores preditivos desses comportamentos a 100 enfermeiros que responderam a um questionário. Foi igualmente construída e validada uma escala multidimensional que avalia as práticas e comportamentos dos enfermeiros no âmbito da educação para a saúde do doente e família, (registo da educação para a saúde; prática e comportamentos determinantes para continuidade dos cuidados; envolvimento dos doentes/famílias na educação para a saúde; aspectos a ter presente na educação para a saúde; metodologia usada pelos enfermeiros na educação para a saúde e avaliação da aprendizagem). Os resultados indicam que os enfermeiros realizam com pouca frequência boas práticas e comportamentos no âmbito da educação para a saúde ao doente e família. A idade, grau académico, tempo de exercício profissional, área de exercício profissional, assim como a existência na carta de alta de local apropriado para registar a educação para a saúde realizada ao doente/família, não são factores preditivos de melhores práticas e comportamentos dos enfermeiros no âmbito da educação para a saúde. Os resultados realçam a importância de serem tomadas em consideração algumas estratégias para a melhoria das práticas e comportamentos dos enfermeiros nesta temática. ABSTRACT: Education for health in clinical context - practices and behaviours of nurses Enabling individuals and families to identify problems and needs, to make use of their resources and to promote a healthy life demands efforts from the different agents of health promotion, especially nurses. The main purposes of this quantitative, co-relational and transversal study were to analyse the practices and behaviours of nurses in the domain of education for health given to the patien/family in clinical context, and to determine some predictive features for those behaviours in 100 nurses who answered to the questionnaire. A multidimensional scale which assesses the practices and behaviours of nurses in the domain of education for health of the patient and family has also been built and made valid (record of education for health; determining practices and behaviours for the continuity of health care; engagement of patients/families in the process; features to bear in mind in the education for health; methodology used by nurses in education for health and in the assessment of learning). The results indicate that nurses don't often use good practices and behaviours in the domain of education for health of the patien/family. The age, academic degree, time in professional activity, professional area, as well as the existence, in the document of discharge from hospital, of an appropriate place to record the education for health given to the patien/family are not predictive features for better practices and behaviours of nurses in this domain. The results emphasize the importance of taking into account some strategies to improve the practises and behaviours of nurses on this issue. Key-words:
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