Perceção dos consumidores relativamente à água da rede pública do concelho de Leiria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leão, Ricardo Miguel Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/3693
Resumo: A água é um dos recursos mais importantes para a subsistência da vida na terra, apesar de ser também um dos principais veículos de transmissão de doenças, o que tem impulsionado a um esforço acrescido por parte das entidades responsáveis, a que esta esteja disponível, com a melhor qualidade possível, para o consumo de toda a população humana na terra. A presente dissertação surgiu com a perceção de que a segurança da água da rede pública (ARP) era cética entre os consumidores, algo que contradiz o nível de segurança emitido pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). Deste modo, realizou-se um estudo que teve como objetivos: (1) compreender o nível de confiança dos consumidores relativamente à água da rede pública; (2) perceber se os consumidores estão informados sobre a água que abastece as suas habitações; (3) averiguar se os consumidores fazem manutenção/limpeza aos pontos de saída de água das suas habitações. A investigação iniciou-se com a pesquisa e revisão bibliográfica para um adequado conhecimento da área em estudo. Numa segunda parte delinearam-se hipóteses de investigação e realizaram-se questionários junto da população do concelho de Leiria, com intenção de recolher informação para dar resposta aos objetivos traçados. Através dos dados obtidos, verificou-se que a confiança dos consumidores relativamente à ARP deriva das suas propriedades organoléticas, sendo que apenas 39,4% dos consumidores confiam plenamente na água proveniente da rede pública Relativamente ao conhecimento dos consumidores é evidente que grande parte dos consumidores não está informada sobre o nível de segurança nem onde é captada a ARP, independentemente da idade, género, habilitações literárias ou número do agregado familiar. Verifica-se também que 70,8% dos inquiridos fazem limpeza/manutenção dos filtros e destes 50,1% encontra sujidade nos mesmos. Estes dados podem ser também a razão pela qual os consumidores têm uma perspetiva negativa da ARP.
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