Estudo do modelo do Projeto de Simulação Empresarial do ISCAP e da sua importãncia na transmissão de competências aos alunos de contabilidade e administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostinho, Eliseu Daniel Vunge
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10312
Resumo: 16 valores
id RCAP_81342223ade7bb85e2a84e18c99b4472
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10312
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo do modelo do Projeto de Simulação Empresarial do ISCAP e da sua importãncia na transmissão de competências aos alunos de contabilidade e administraçãouma solução de implementação para o IMETROCompetênciasContabilidadeMetodologias de ensinoSimulação empresarialSkillsTeaching methodologiesAccountingBusiness SimulationContabilidade16 valoresA evolução constante na nossa sociedade, os novos desafios que têm vindo a ser colocados às Instituições de Ensino Superior (IES), na formação de estudantes mais capazes e com competências mais valorizadas e necessárias para os empregadores, induz a necessidade de procurar alternativas complementares aos métodos de ensino tradicionais. O processo de Bolonha, também ele um indutor de mudança, colocou novos desafios aos Docentes e Discentes, pois o número de horas de contacto decresceu e com isso a necessidade de trabalho fora de aulas por parte dos alunos também aumentou substancialmente. Os Professores foram confrontados com a necessidade de se adaptarem às mudanças e com isso foram surgindo novos métodos de ensino. Desses métodos de ensino, que foram emergindo, iremos abordar na presente investigação, o método utilizado nas unidades curriculares de Projeto de Simulação Empresarial (PSE), do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), como uma alternativa/complemento ao método tradicional que ainda é o único utilizado em muitos países, caso de Angola, país com fortes ligações a Portugal. A presente investigação pretende elencar e contribuir para a melhoria do ensino superior da contabilidade e da gestão no processo de reforço na aquisição de competências que os estudantes das licenciaturas do departamento de ciências económicas e de gestão do Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO), devem possuir chegados ao termo do seu processo de formação O objetivo da nossa investigação é demonstrar a utilidade deste método de ensino numa IES Angolana, o Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola (IMETRO). Na presente investigação realizámos questionários aos alunos do ISCAP e do IMETRO. Além dos questionários foram ainda realizadas entrevistas a Docentes do ISCAP e do IMETRO.The constant evolution in our society, the new challenges that have been placed on Higher Education Institutions (HEIs), the training of more capable students and with more valued and necessary skills for employers induce the need to look for alternatives that are complementary to the Traditional teaching methods. The process of Bologna also an inducer of change posed new challenges to Teachers and Students, as the number of contact hours decreased and with this the need for out-of-class work by students also increased substantially. Teachers were confronted with the need to adapt to change and new teaching methods emerged. From these teaching methods, which emerged, we will address in the present research, the method used in the Business Simulation Project (PSE) course of the ISCAP, as an alternative / complement to the method which is still the only one used in many countries, in the case of Angola, a country with strong links to Portugal. The present research aims to highlight and contribute to the improvement of higher education in accounting and management in the process of reinforcement in the acquisition of skills that the students of the degrees of the department of economic sciences and management of the Institute Metropolitan Polytechnic Metropolitan of Angola (IMETRO), Must have reached the end of their training process. The main objective of our research is to demonstrate the usefulness of this method of teaching in an Angolan HEI, the Metropolitan Polytechnic Institute of Angola (IMETRO). In the present investigation, we carried out questionnaires to ISCAP and IMETRO students. In addition to the questionnaires, interviews semi structured, structured, open were also conducted with ISCAP and IMETRO.Silva, Rui Filipe Pereira Bertuzi daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAgostinho, Eliseu Daniel Vunge2017-09-22T08:51:17Z2017-07-272017-07-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10312TID:201734494porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:45.607925Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do modelo do Projeto de Simulação Empresarial do ISCAP e da sua importãncia na transmissão de competências aos alunos de contabilidade e administração
uma solução de implementação para o IMETRO
title Estudo do modelo do Projeto de Simulação Empresarial do ISCAP e da sua importãncia na transmissão de competências aos alunos de contabilidade e administração
spellingShingle Estudo do modelo do Projeto de Simulação Empresarial do ISCAP e da sua importãncia na transmissão de competências aos alunos de contabilidade e administração
Agostinho, Eliseu Daniel Vunge
Competências
Contabilidade
Metodologias de ensino
Simulação empresarial
Skills
Teaching methodologies
Accounting
Business Simulation
Contabilidade
title_short Estudo do modelo do Projeto de Simulação Empresarial do ISCAP e da sua importãncia na transmissão de competências aos alunos de contabilidade e administração
title_full Estudo do modelo do Projeto de Simulação Empresarial do ISCAP e da sua importãncia na transmissão de competências aos alunos de contabilidade e administração
title_fullStr Estudo do modelo do Projeto de Simulação Empresarial do ISCAP e da sua importãncia na transmissão de competências aos alunos de contabilidade e administração
title_full_unstemmed Estudo do modelo do Projeto de Simulação Empresarial do ISCAP e da sua importãncia na transmissão de competências aos alunos de contabilidade e administração
title_sort Estudo do modelo do Projeto de Simulação Empresarial do ISCAP e da sua importãncia na transmissão de competências aos alunos de contabilidade e administração
author Agostinho, Eliseu Daniel Vunge
author_facet Agostinho, Eliseu Daniel Vunge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Rui Filipe Pereira Bertuzi da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostinho, Eliseu Daniel Vunge
dc.subject.por.fl_str_mv Competências
Contabilidade
Metodologias de ensino
Simulação empresarial
Skills
Teaching methodologies
Accounting
Business Simulation
Contabilidade
topic Competências
Contabilidade
Metodologias de ensino
Simulação empresarial
Skills
Teaching methodologies
Accounting
Business Simulation
Contabilidade
description 16 valores
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-22T08:51:17Z
2017-07-27
2017-07-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10312
TID:201734494
url http://hdl.handle.net/10400.22/10312
identifier_str_mv TID:201734494
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131403410997248