O comportamento sintático dos advérbios na aprendizagem do português língua estrangeira por alunos de língua materna chinesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Yidi Zhang
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28951
Resumo: O advérbio constitui uma classe ou categoria de palavras que, em virtude da sua heterogeneidade e complexidade semântica e sintática, levanta problemas concernentes à sua utilização por aprendentes estrangeiros de Língua Portuguesa. A sua designação (‘advérbio’) assenta na ideia de que modifica sobretudo o sentido de verbos e de que, em geral, se posiciona ao lado deles. Com a presente dissertação, pretende-se estudar o comportamento sintático dos advérbios em Língua Portuguesa, em especial, a sua posição na frase, identificando quer a situação geral e regular quer as situações especiais. Adicionalmente, com base nos dados obtidos com o lançamento de um inquérito online, estudaremos as principais dificuldades sentidas por alunos chineses de Língua Portuguesa na aprendizagem deste tópico gramatical. No final, proporemos estratégias que possam contribuir para a resolução dos problemas identificados e, desse modo, melhorar a proficiência linguística de aprendentes chineses de Português Língua Estrangeira.
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