A circulação do cinema universitário português e brasileiro nas redes sociais digitais: a produção das instituições públicas
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Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/4757 |
Resumo: | Os sistemas digitais modificaram o modo como o cinema é produzido, distribuído e exibido, transformações que, de algum modo, levam o espectador de volta ao olhar individual que marcou certas experiências pré-cinematográficas. O cinema, além de ganhar expansão na sua exibição, procurou, através das ferramentas digitais, novas formas de aproximar-se do espectador, que hoje busca uma participação maior no compartilhamento dos filmes: as redes sociais digitais ampliaram a circulação dos filmes, em qualquer das fases de criação de um filme, da concepção à divulgação, fenômeno presente, também, nas produções universitárias. Esse novo universo de circulação dos filmes universitários, das escolas públicas do Brasil e de Portugal, entre 2010 e 2013, foi analisado nesta pesquisa em todas as fases da realização, procurando entender como e por que os egressos dos cursos de Cinema compartilham suas obras. Também foi verificado nesta investigação que a web abriu novas oportunidades para a distribuição dos filmes - o streaming e a circulação em canais e redes sociais, por exemplo, permitem que os realizadores cheguem ao espectador por outras vias além da sala de cinema. A Sétima Arte se renova e abre novas possibilidade para a distribuição, instaurando ou alargando a horizontalidade das janelas cinematográficas. Sumarizando, o objetivo central foi entender o recurso às novas modalidades de produção, distribuição e exibição pelos egressos, e, também, compreender o modo como os professores trabalham hoje esses meios, abordando o recurso aos novos canais pelos cursos de Cinema e pelos seus alunos para promover ou aumentar o financiamento, a disseminação e a visibilidade das obras produzidas na academia. |
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