Impacto das fake web user reviews no setor da restauração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domanska, Vlada
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13900
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_813946c2400e727560ec91a87be56767
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13900
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto das fake web user reviews no setor da restauraçãoPlataformas onlineRestaurantesConfiança e atitudeWeb User ReviewsFake Web User ReviewsOnline platformsRestaurantsTrust and attitudeDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.Atualmente, as plataformas de web user reviews assumem um papel central no processo de escolha de um restaurante, apresentando-se assim, como fontes influentes no setor da restauração. Nesta sequência, dado o seu poder em influenciar a decisão do consumidor, esta forma de partilha de opinião levou ao surgimento de um fenómeno relacionado com a manipulação de conteúdo, as fake web user reviews. Estas, ao procurarem manipular a realidade, divulgando opiniões que não refletem a opinião genuína de um consumidor nem se baseiam em experiências reais, vão totalmente contra os valores de autenticidade e legitimidade das web user reviews. Tendo em consideração que o ambiente online está rodeado de consumidores atentos e informados, torna-se claro que esta manipulação passará não só a ser de conhecimento geral, como irá influenciar pela negativa as plataformas existentes para o efeito e os estabelecimentos de restauração que estão presentes nestas plataformas. Esta investigação foi desenvolvida com base nesta problemática e com o intuito de compreender o impacto das fake web user reviews na relação dos consumidores com as plataformas de web user reviews e com os restaurantes. Foi, portanto, produzida uma investigação qualitativa que procurou compreender em profundidade e alargar domínio teórico relacionado com esta problemática, permitindo concluir que as fake web user reviews influenciam pela negativa a confiança e a atitude em relação às plataformas de web user reviews e em relação aos restaurantes que estão presentes nestas, impactando assim, a relação entre os consumidores para com as plataformas e restaurantes pela negativa. Além de dar a conhecer as consequências negativas desta tendência, esta investigação acrescenta novos conhecimentos acerca do perfil do atual utilizador de web user reviews em restauração. Consumidor este, que criou as suas defesas e instrumentos para lidar com os problemas de autenticidade surgidos no mundo das web user reviews.ABSTRACT: Currently, platforms of web users review are a key factor in the process of choosing a restaurant, being therefore extremely influential in the restaurant industry. Because of this, given their power and influence over the consumer’s decision, this method of opinion sharing led to the start of a phenomenon regarding the manipulation of content, namely the fake web user reviews. These look to manipulate reality by divulging opinions that don’t reflect a consumer’s real opinion, nor are they based on genuine experiences, and go completely against the authenticity and the legitimacy of web user reviews. Considering that the online environment is full of informed and attentive consumers this manipulation will soon become general knowledge, that will negatively influence the existing platforms and the restaurants present in them. This investigation was developed based on this issue and to understand the impact of fake web user reviews on consumers’ relationship with the user reviews’ web platforms and with restaurants. Therefore, a qualitative investigation was undertaken that sought to understand in-depth and broaden the theory domain regarding this issue, allowing the conclusion that fake web user reviews negatively influence trust and attitude towards restaurant's platforms of web user reviews, thus impacting the relationship between consumers with platforms and restaurants. Furthermore, this research adds new knowledge about the profile of the current user of web reviews on restaurants. A consumer, who created defenses and instruments to deal with the authenticity issues that arise in web user reviews.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialMachado, Ana TeresaRCIPLDomanska, Vlada2021-10-18T11:04:14Z2021-07-202021-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13900TID:202774058porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13900Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:46.383994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto das fake web user reviews no setor da restauração
title Impacto das fake web user reviews no setor da restauração
spellingShingle Impacto das fake web user reviews no setor da restauração
Domanska, Vlada
Plataformas online
Restaurantes
Confiança e atitude
Web User Reviews
Fake Web User Reviews
Online platforms
Restaurants
Trust and attitude
title_short Impacto das fake web user reviews no setor da restauração
title_full Impacto das fake web user reviews no setor da restauração
title_fullStr Impacto das fake web user reviews no setor da restauração
title_full_unstemmed Impacto das fake web user reviews no setor da restauração
title_sort Impacto das fake web user reviews no setor da restauração
author Domanska, Vlada
author_facet Domanska, Vlada
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Ana Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Domanska, Vlada
dc.subject.por.fl_str_mv Plataformas online
Restaurantes
Confiança e atitude
Web User Reviews
Fake Web User Reviews
Online platforms
Restaurants
Trust and attitude
topic Plataformas online
Restaurantes
Confiança e atitude
Web User Reviews
Fake Web User Reviews
Online platforms
Restaurants
Trust and attitude
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-18T11:04:14Z
2021-07-20
2021-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/13900
TID:202774058
url http://hdl.handle.net/10400.21/13900
identifier_str_mv TID:202774058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553596273655808