Implementação de uma cultura de melhoria contínua e de ferramentas de excelência operacional numa pequena/média empresa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arnaud, Ana Isabel Vilaça
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38069
Resumo: Os mercados encontram-se atualmente em contínuo desenvolvimento e são cada vez mais exigentes, não só por parte dos clientes, mas também dos colaboradores, fornecedores, concorrência e ainda das restantes partes interessadas. Neste sentido, as organizações devem procurar constantemente a sua própria evolução, analisando novas metodologias e técnicas a adotar para facilitar e otimizar o trabalho dos colaboradores, tornando mais eficientes e eficazes as atividades por eles desempenhadas. Assim sendo, muitas empresas começaram a adotar estratégias como o Lean com o intuito de melhorar continuamente os seus sistemas de produção. Esta filosofia tem como base um conjunto de princípios que visam a eliminação do desperdício, entre os quais é de destacar a Melhoria Contínua. No entanto, a aposta na Melhoria Contínua requer comprometimento de todos os colaboradores, mas principalmente da gestão de topo da organização. O presente trabalho teve como principal objetivo a implementação de uma cultura de Melhoria Contínua numa pequena/média empresa (PME). Para isso, foram instruídas novas rotinas e aplicadas técnicas e ferramentas da qualidade e de Melhoria Contínua. Com o intuito de concretizar estas ações, as mesmas foram devidamente planeadas e estudadas, de maneira que acontecessem de forma lenta, incremental e sustentável. A par deste macroprojecto, foram ainda acompanhados 2 projetos de melhoria, que resultaram de problemas detetados pelos colaboradores no funcionamento e organização da empresa. Os resultados conquistados variam de acordo com cada um dos projetos. Contudo, pode afirmar-se que o comprometimento da gestão da empresa teve um impacto muito significativo em cada uma das novas medidas adotadas, sendo elas a gestão visual, a aplicação da metodologia dos 5S, a implementação do Kaizen Diário ou a implementação de um Sistema de Sugestões de Melhoria. De facto, a adoção destas metodologias/ferramentas de Melhoria Contínua conduziu a um aumento do conhecimento organizacional e do espírito de equipa na empresa. Houve também melhorias significativas ao nível da comunicação e gestão da informação, da organização dos espaços, do planeamento e da resolução estruturada de problemas por parte de cada uma das equipas envolvidas nos projetos realizados.
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No entanto, a aposta na Melhoria Contínua requer comprometimento de todos os colaboradores, mas principalmente da gestão de topo da organização. O presente trabalho teve como principal objetivo a implementação de uma cultura de Melhoria Contínua numa pequena/média empresa (PME). Para isso, foram instruídas novas rotinas e aplicadas técnicas e ferramentas da qualidade e de Melhoria Contínua. Com o intuito de concretizar estas ações, as mesmas foram devidamente planeadas e estudadas, de maneira que acontecessem de forma lenta, incremental e sustentável. A par deste macroprojecto, foram ainda acompanhados 2 projetos de melhoria, que resultaram de problemas detetados pelos colaboradores no funcionamento e organização da empresa. Os resultados conquistados variam de acordo com cada um dos projetos. Contudo, pode afirmar-se que o comprometimento da gestão da empresa teve um impacto muito significativo em cada uma das novas medidas adotadas, sendo elas a gestão visual, a aplicação da metodologia dos 5S, a implementação do Kaizen Diário ou a implementação de um Sistema de Sugestões de Melhoria. De facto, a adoção destas metodologias/ferramentas de Melhoria Contínua conduziu a um aumento do conhecimento organizacional e do espírito de equipa na empresa. Houve também melhorias significativas ao nível da comunicação e gestão da informação, da organização dos espaços, do planeamento e da resolução estruturada de problemas por parte de cada uma das equipas envolvidas nos projetos realizados.Markets are currently in continuous development and are increasingly demanding, not only from customers, but also from employees, suppliers, competitors, and other stakeholders. In this sense, organizations must constantly seek their own evolution, analyzing new methodologies and techniques to be adopted to facilitate and optimize the work of employees, making their activities more efficient and effective. Therefore, many companies have started to adopt strategies such as Lean to continuously improve their production systems. This philosophy is based on a set of principles that aim to eliminate waste, among which is the Continuous Improvement. However, the commitment to Continuous Improvement requires commitment from all employees, but especially from the organization's top management. The present work had as main objective the implementation of a Continuous Improvement culture in a small/medium sized company (SME). To this end, new routines were instructed, and new quality and Continuous Improvement techniques and tools were applied. To carry out these actions, they were duly planned and studied, so that they would happen slowly, incrementally, and sustainably. Along with this macroproject, 2 improvement projects were also monitored, which resulted from problems detected by employees in the functioning and organization of the company. The results achieved vary according to each of the projects. However, it can be said that the commitment of the company's management had a very significant impact in each of the new measures adopted, whether they are visual management, the application of the 5S methodology, the implementation of Daily Kaizen or the implementation of a Suggestions for Improvement System. In fact, the adoption of these continuous improvement methodologies/tools led to an increase in organizational knowledge and team spirit in the company. There were also significant improvements in terms of communication and information management, space organization, planning and structured problem solving by each of the teams involved in the projects carried out.2023-06-15T14:57:02Z2022-07-22T00:00:00Z2022-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38069porArnaud, Ana Isabel Vilaçainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:46:02Zoai:ria.ua.pt:10773/38069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:46:02Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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