Os municípios e a formação profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.3914 |
Resumo: | Os estabelecimentos de ensino e formação profissional não deixaram de ser pensados como geradores do desenvolvimento local. As escolas de desenho industrial ao serem equipadas com oficinas passaram a oferecer uma formação mais profissionalizante. O ensino e a laboração nessas oficinas escolares passaram a assemelhar-se ao praticado nas oficinas industriais, ao tempo das corporações de ofícios. As necessidades de desenvolvimento dos sistemas económicos locais e os conteúdos a transmitir aos alunos vieram, de certa forma, desafiar as forças vivas locais (cívicas, económicas e sociais) à participação na promoção e desenvolvimento do ensino técnico profissional. Os municípios aperceberam-se da possibilidade de influenciarem o poder central para a instalação, na sua região, de uma escola deste tipo de ensino. A Câmara Municipal do Barreiro foi a primeira e a que maior sucesso teve nessa iniciativa. O municipalismo desempenhou um papel de grande importância na localização de muitas das escolas técnicas profissionais, foram elementos influentes na escolha e localização de escolas em localidades que delas careciam e onde a sua necessidade, desde sempre, se fazia sentir. |
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