A Reforma de Rodrigues Sampaio e a definição da rede escolar no município de Arruda dos Vinhos – municipalismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.7231 |
Resumo: | A literatura académica tem dedicado algumas páginas à reforma educativa de Rodrigues Sampaio. Estamos, porém, longe de conhecer o impacto que a citada medida reformista teve nos vários municípios do país. Este estudo adota uma perspetiva teórica proveniente da história da educação. A ideia que encerra é a seguinte: “os municípios dispuseram de prerrogativas e exploraram as margens de autonomização até ao limite das suas potencialidades, com vista a uma idealização e a uma política escolar e educativa que lhes conferisse uma identidade e uma singularidade, cultural, social, económica” Magalhães, 2010: 214). Procura-se contribuir para o conhecimento do papel dos municípios na educação e no desenvolvimento local. O esforço interpretativo das evidências empíricas (fontes e memórias locais) é guiado por uma interrogação: que critérios orientaram a definição da rede escolar no município de Arruda? |
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