As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3593 |
Resumo: | O ensino das técnicas de nado constitui uma etapa fundamental na formação das competências do nadador. Assim, ensinar e aperfeiçoar as técnicas de nado são actos pedagógicos que devem sempre orientar-se para a preparação do quadro de competências específicas do nadador. Importa, neste contexto, referir que a aprendizagem técnica, forma particular da aprendizagem motora, constitui uma complexa actividade neuro-motora que envolve a totalidade do sujeito num conjunto de relações circulares de assimilação-acomodação mediante as tensões do envolvimento e ulteriores adaptações consubstanciadas em níveis organizacionais de complexidade crescente, e por isso, também de competência motora crescente. Neste âmbito, desempenha um papel fundamental a hierarquização destas tensões, ou estímulos, a que são submetidos os sujeitos da aprendizagem. |
id |
RCAP_8155f66bc4d77cd6085bd2444808ca31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3593 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensinoNatação desportivaeducação físicamodelosbiomecânicoensinoO ensino das técnicas de nado constitui uma etapa fundamental na formação das competências do nadador. Assim, ensinar e aperfeiçoar as técnicas de nado são actos pedagógicos que devem sempre orientar-se para a preparação do quadro de competências específicas do nadador. Importa, neste contexto, referir que a aprendizagem técnica, forma particular da aprendizagem motora, constitui uma complexa actividade neuro-motora que envolve a totalidade do sujeito num conjunto de relações circulares de assimilação-acomodação mediante as tensões do envolvimento e ulteriores adaptações consubstanciadas em níveis organizacionais de complexidade crescente, e por isso, também de competência motora crescente. Neste âmbito, desempenha um papel fundamental a hierarquização destas tensões, ou estímulos, a que são submetidos os sujeitos da aprendizagem.Editora UnimontesRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémLouro, HugoGarrido, NunoFerraz, CristinaMarinho, DanielConceição, AnaTolentino, JaimeBarbosa, TiagoSilva, António2021-08-12T14:52:56Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3593porLouro ,H.; Garrido, N.; Ferraz, C.; Marinho D.; Conceição, A.; Tolentino, J.; Barbosa ,T. & Silva ,A. (2009). As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino. Montes Claros, Editora Unimontes978-972-669-796-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:32Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3593Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:20.909736Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino |
title |
As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino |
spellingShingle |
As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino Louro, Hugo Natação desportiva educação física modelos biomecânico ensino |
title_short |
As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino |
title_full |
As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino |
title_fullStr |
As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino |
title_full_unstemmed |
As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino |
title_sort |
As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino |
author |
Louro, Hugo |
author_facet |
Louro, Hugo Garrido, Nuno Ferraz, Cristina Marinho, Daniel Conceição, Ana Tolentino, Jaime Barbosa, Tiago Silva, António |
author_role |
author |
author2 |
Garrido, Nuno Ferraz, Cristina Marinho, Daniel Conceição, Ana Tolentino, Jaime Barbosa, Tiago Silva, António |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Louro, Hugo Garrido, Nuno Ferraz, Cristina Marinho, Daniel Conceição, Ana Tolentino, Jaime Barbosa, Tiago Silva, António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Natação desportiva educação física modelos biomecânico ensino |
topic |
Natação desportiva educação física modelos biomecânico ensino |
description |
O ensino das técnicas de nado constitui uma etapa fundamental na formação das competências do nadador. Assim, ensinar e aperfeiçoar as técnicas de nado são actos pedagógicos que devem sempre orientar-se para a preparação do quadro de competências específicas do nadador. Importa, neste contexto, referir que a aprendizagem técnica, forma particular da aprendizagem motora, constitui uma complexa actividade neuro-motora que envolve a totalidade do sujeito num conjunto de relações circulares de assimilação-acomodação mediante as tensões do envolvimento e ulteriores adaptações consubstanciadas em níveis organizacionais de complexidade crescente, e por isso, também de competência motora crescente. Neste âmbito, desempenha um papel fundamental a hierarquização destas tensões, ou estímulos, a que são submetidos os sujeitos da aprendizagem. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2021-08-12T14:52:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3593 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Louro ,H.; Garrido, N.; Ferraz, C.; Marinho D.; Conceição, A.; Tolentino, J.; Barbosa ,T. & Silva ,A. (2009). As técnicas simultâneas em natação pura desportiva: modelo biomecânico, modelo técnico e modelo de ensino. Montes Claros, Editora Unimontes 978-972-669-796-1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Unimontes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137042607636480 |