O corpo marginalizado ou a identidade pós-moderna: A questão da identidade na arte dos anos 90 em contexto ibérico
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/93121 |
Resumo: | Considerando os desenvolvimentos sociais-culturais, políticos e históricos que marcaram a maturação das políticas de identidade a partir dos anos setenta, a presente dissertação procura analisar e compreender a transversalidade da questão identitária no contexto da produção artística portuguesa e espanhola na última década do século XX. Centrando a presente reflexão no corpo e na sua potencialidade discursiva no domínio das questões da identidade na arte, procuramos estabelecer uma análise comparativa da linguagem artística e da influência dos meios de produção em dois diferentes contextos tão próximos, porém, integrados de dicotomias próprias. Convocando, num primeiro momento, os debates teóricos desenvolvidos ao longo das últimas décadas do século XX, no contexto dos estudos concebidos sobre a dinâmicas da identidade, os seus processos de formação e, essencialmente, a revisão dos conceitos normativos sobre o tema, procuramos estabelecer uma corelação entre o incremento dos debates conceptuais na década de noventa e o ancoramento de um discurso artístico focalizado na apresentação e representação de identidades heterodoxas. Neste sentido, descrevendo o modo como a construção de um discurso artístico que tematiza a identidade - particularmente, no seio das variáveis que proporcionaram a abertura da discussão a um novo paradigma conceptual - é contextualizado a partir dos condicionalismos próprios do meio em que ocorre, o presente debate tem em vista a interpretação dos códigos artísticos adoptados em Espanha e Portugal, analisando as suas similitudes, ramificações e oposições, reverberadas nas produções artísticas dos anos noventa. |
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