Qual o papel da escultura pública para a educação do cidadão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mónica
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/23435
Resumo: A escultura pública situada no teatro urbano, visualmente alicerçada por elementos simbólicos, estabelece um diálogo entre indivíduos, territórios, tempos, e apresenta-se diariamente numa configuração formal diversificada, espelhando a sua identidade num espaço onde ocorrem interações comunicativas entre a obra e os cidadãos resultantes quer das caraterísticas do objeto artístico, quer dos significados individuais e convenções coletivas construídas. A presença da escultura pública na vida do cidadão é uma evidência e suscita comportamentos e relações entre ambos. Mas será que o diálogo entre o cidadão e a escultura se estabelece? Até que ponto a escultura pública que povoa os espaços pelos quais deambulamos faz realmente parte do nosso quotidiano? De que forma a escultura contribui para o desenvolvimento artístico-cultural do individuo? Este texto centra a sua atenção na necessidade de equacionar a importância e a relevância da escultura pública no horizonte contemporâneo – que implica pensar o conceito artístico, o posicionamento do sujeito face à diversidade de esculturas no espaço urbano e os seus comportamentos, perspetivando o valor educativo de que as obras se revestem para ir ao encontro de novas formas de apropriação visual, através de uma educação artística que reconheça o cidadão enquanto construtor do seu próprio conhecimento e da sua identidade, possibilitando-lhe adquirir as competências necessárias para estabelecer um encontro com as esculturas e tornando-o recetor da sua própria cultura.
id RCAP_8167d7d01f67c195de9d39f6d4fb84d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23435
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qual o papel da escultura pública para a educação do cidadão?What is the role of public sculpture for the education of citizens?Escultura públicaEducação artísticaRecurso educativoPublic sculptureArt educationEducational resourceA escultura pública situada no teatro urbano, visualmente alicerçada por elementos simbólicos, estabelece um diálogo entre indivíduos, territórios, tempos, e apresenta-se diariamente numa configuração formal diversificada, espelhando a sua identidade num espaço onde ocorrem interações comunicativas entre a obra e os cidadãos resultantes quer das caraterísticas do objeto artístico, quer dos significados individuais e convenções coletivas construídas. A presença da escultura pública na vida do cidadão é uma evidência e suscita comportamentos e relações entre ambos. Mas será que o diálogo entre o cidadão e a escultura se estabelece? Até que ponto a escultura pública que povoa os espaços pelos quais deambulamos faz realmente parte do nosso quotidiano? De que forma a escultura contribui para o desenvolvimento artístico-cultural do individuo? Este texto centra a sua atenção na necessidade de equacionar a importância e a relevância da escultura pública no horizonte contemporâneo – que implica pensar o conceito artístico, o posicionamento do sujeito face à diversidade de esculturas no espaço urbano e os seus comportamentos, perspetivando o valor educativo de que as obras se revestem para ir ao encontro de novas formas de apropriação visual, através de uma educação artística que reconheça o cidadão enquanto construtor do seu próprio conhecimento e da sua identidade, possibilitando-lhe adquirir as competências necessárias para estabelecer um encontro com as esculturas e tornando-o recetor da sua própria cultura.A public sculpture located in urban theatre, visually supported by symbolic elements, establishing a dialogue between individuals, regions and presents itself in a diversified formal setting, reflecting their identity in a space where occur communicative interactions between the work and the citizens resulting from either the characteristics of the artistic object, either of individual mannings and conventions collective built. The presence of public sculpture in the citizen life is an evidence and raises behaviors and relations between both. But is the dialog between the citizen and the sculpture laying down? How public sculpture that fills the spaces in which we walk really is part of our daily lives? How the sculpture adds to the artistic and cultural human development? This text focuses its attention on the need to equate the importance and relevance of public sculpture in the contemporary horizon - which implies thinking the artistic concept, the positioning of the subject due to the variety of sculptures in the urban space and their behavior, showing the education value that works lining up to meet new forms of visual appropriation, through an artistic education that recognizes the citizen as builder of their own knowledge and identity, allowing him to acquire the necessary skills to establish a date with the sculptures and making him receiver of their own culture.Universidade de Trás-os-Montes e Alto DouroVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaOliveira, Mónica2017-11-15T16:50:24Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/23435porOliveira, M. (2015). Qual o papel da Escultura Pública para a educação do cidadão? European Review of Artistic Studies. 6, (2), 54-671647-355810.37334/eras.v6i2.83info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:29:17Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/23435Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:19:08.913968Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qual o papel da escultura pública para a educação do cidadão?
What is the role of public sculpture for the education of citizens?
title Qual o papel da escultura pública para a educação do cidadão?
spellingShingle Qual o papel da escultura pública para a educação do cidadão?
Oliveira, Mónica
Escultura pública
Educação artística
Recurso educativo
Public sculpture
Art education
Educational resource
title_short Qual o papel da escultura pública para a educação do cidadão?
title_full Qual o papel da escultura pública para a educação do cidadão?
title_fullStr Qual o papel da escultura pública para a educação do cidadão?
title_full_unstemmed Qual o papel da escultura pública para a educação do cidadão?
title_sort Qual o papel da escultura pública para a educação do cidadão?
author Oliveira, Mónica
author_facet Oliveira, Mónica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Escultura pública
Educação artística
Recurso educativo
Public sculpture
Art education
Educational resource
topic Escultura pública
Educação artística
Recurso educativo
Public sculpture
Art education
Educational resource
description A escultura pública situada no teatro urbano, visualmente alicerçada por elementos simbólicos, estabelece um diálogo entre indivíduos, territórios, tempos, e apresenta-se diariamente numa configuração formal diversificada, espelhando a sua identidade num espaço onde ocorrem interações comunicativas entre a obra e os cidadãos resultantes quer das caraterísticas do objeto artístico, quer dos significados individuais e convenções coletivas construídas. A presença da escultura pública na vida do cidadão é uma evidência e suscita comportamentos e relações entre ambos. Mas será que o diálogo entre o cidadão e a escultura se estabelece? Até que ponto a escultura pública que povoa os espaços pelos quais deambulamos faz realmente parte do nosso quotidiano? De que forma a escultura contribui para o desenvolvimento artístico-cultural do individuo? Este texto centra a sua atenção na necessidade de equacionar a importância e a relevância da escultura pública no horizonte contemporâneo – que implica pensar o conceito artístico, o posicionamento do sujeito face à diversidade de esculturas no espaço urbano e os seus comportamentos, perspetivando o valor educativo de que as obras se revestem para ir ao encontro de novas formas de apropriação visual, através de uma educação artística que reconheça o cidadão enquanto construtor do seu próprio conhecimento e da sua identidade, possibilitando-lhe adquirir as competências necessárias para estabelecer um encontro com as esculturas e tornando-o recetor da sua própria cultura.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-11-15T16:50:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/23435
url http://hdl.handle.net/10400.14/23435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Oliveira, M. (2015). Qual o papel da Escultura Pública para a educação do cidadão? European Review of Artistic Studies. 6, (2), 54-67
1647-3558
10.37334/eras.v6i2.83
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131885450821632