A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Filipa Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45195
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_8171222cdac1889a0d78ebfdb0005a83
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45195
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violinoImagery and metaphor: a contribute for the musical expressiveness when teaching the violinMetáforaImagéticaExpressividade musicalEnsino de violinoProjeto de intervençãoMetaphorImageryMusical expressivenessViolin teachingIntervention projectCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório de estágio pedagógico foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Estágio Profissional, inserida no segundo ano do mestrado em Ensino da Música do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Para a realização do mesmo foi efetuada uma investigação teórica e seguida prática pedagógica supervisionada realizada no ano letivo de 2014/2015, na Academia de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães. O propósito traçado para este projeto foi o de aferir se estas ferramentas (metáforas e imagética), quando aplicadas nas aulas de instrumento, poderiam contribuir para uma maior expressividade musical aquando da performance. Assim, os objetivos específicos deste trabalho foram: (1) os alunos serem capazes de transportar as suas experiências pessoais para a música sendo mais expressivos musicalmente quando se apresentam; (2) a metáfora e imagética como forma de libertação de tensões inerentes à prática do violino; (3) motivar os alunos; (4) implementar o espirito criativo nos discentes. Vários são os autores que defendem a utilização das ferramentas metáforas e imagética no ensino. No entanto, estas ferramentas só são realmente úteis e facilitadoras da aprendizagem quando utilizadas corretamente. Assim, neste relatório apresentam-se vários autores que ajudam a utilizar a metáfora e imagem para um melhor ensino. A prática pedagógica supervisionada foi realizada com três alunos de violino. No decorrer das aulas foram utilizadas, para além da prática mais “tradicional” de ensinoaprendizagem, as ferramentas anteriormente referidas. No final do projeto realizou-se uma análise dos dados recolhidos sob a forma de questionário aos alunos participantes, onde é possível verificar que todos eles afirmam ter sido uma experiência muito positiva enquanto estudantes de música.The following pedagogical internship report, is part of the curricular unit Professional Internship, present in the second year of the Master of Teaching Music of Minho University. In order to do this report it was undertaken both a theoretical investigation and a pedagogical practise, carried out as well as supervised, during the academic year of 2014/1015 at Academia de Música Valentim Moreira de Sá in Guimarães (Portugal). The purpose of this project was to assess if these tools (imagery and metaphor), when applied during instrument classes, could contribute for a deeper musical expressiveness while performing. Therefore the specific objectives of this report were: (1) students to be able to bring their personal experiences into music becoming, this way, more musically expressive when performing; (2) the imagery and the metaphor as a way to release tensions inherent in violin practise; (3) to motivate students; (4) to implement a creative spirit within in the students. Several authors defend the usage of these tools when teaching. However, these tools are only helpful and facilitate the learning process when correctly applied. Therefore in this report are presented several authors, who work as guides to use the imagery and metaphor in a way to improve teaching. This pedagogical practise was carried out in three violin students. And, as well as the so-called “classic” teaching method, the strategies mentioned above were also carried out during classes. At the end of the project, it was undertaken a data analysis in the form of a questionnaire, where we can ascertain that all the students say they have had a very positive experience as music students.Pipa, Luís Filipe Barbosa LoureiroWalton, Eliot Alexander LawsonUniversidade do MinhoCosta, Ana Filipa Alves2017-01-032017-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45195por201624060info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:37.140100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino
Imagery and metaphor: a contribute for the musical expressiveness when teaching the violin
title A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino
spellingShingle A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino
Costa, Ana Filipa Alves
Metáfora
Imagética
Expressividade musical
Ensino de violino
Projeto de intervenção
Metaphor
Imagery
Musical expressiveness
Violin teaching
Intervention project
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino
title_full A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino
title_fullStr A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino
title_full_unstemmed A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino
title_sort A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino
author Costa, Ana Filipa Alves
author_facet Costa, Ana Filipa Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro
Walton, Eliot Alexander Lawson
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Filipa Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Metáfora
Imagética
Expressividade musical
Ensino de violino
Projeto de intervenção
Metaphor
Imagery
Musical expressiveness
Violin teaching
Intervention project
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Metáfora
Imagética
Expressividade musical
Ensino de violino
Projeto de intervenção
Metaphor
Imagery
Musical expressiveness
Violin teaching
Intervention project
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-03
2017-01-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45195
url http://hdl.handle.net/1822/45195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201624060
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132548474863616