A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45195 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
id |
RCAP_8171222cdac1889a0d78ebfdb0005a83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45195 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violinoImagery and metaphor: a contribute for the musical expressiveness when teaching the violinMetáforaImagéticaExpressividade musicalEnsino de violinoProjeto de intervençãoMetaphorImageryMusical expressivenessViolin teachingIntervention projectCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório de estágio pedagógico foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Estágio Profissional, inserida no segundo ano do mestrado em Ensino da Música do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Para a realização do mesmo foi efetuada uma investigação teórica e seguida prática pedagógica supervisionada realizada no ano letivo de 2014/2015, na Academia de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães. O propósito traçado para este projeto foi o de aferir se estas ferramentas (metáforas e imagética), quando aplicadas nas aulas de instrumento, poderiam contribuir para uma maior expressividade musical aquando da performance. Assim, os objetivos específicos deste trabalho foram: (1) os alunos serem capazes de transportar as suas experiências pessoais para a música sendo mais expressivos musicalmente quando se apresentam; (2) a metáfora e imagética como forma de libertação de tensões inerentes à prática do violino; (3) motivar os alunos; (4) implementar o espirito criativo nos discentes. Vários são os autores que defendem a utilização das ferramentas metáforas e imagética no ensino. No entanto, estas ferramentas só são realmente úteis e facilitadoras da aprendizagem quando utilizadas corretamente. Assim, neste relatório apresentam-se vários autores que ajudam a utilizar a metáfora e imagem para um melhor ensino. A prática pedagógica supervisionada foi realizada com três alunos de violino. No decorrer das aulas foram utilizadas, para além da prática mais “tradicional” de ensinoaprendizagem, as ferramentas anteriormente referidas. No final do projeto realizou-se uma análise dos dados recolhidos sob a forma de questionário aos alunos participantes, onde é possível verificar que todos eles afirmam ter sido uma experiência muito positiva enquanto estudantes de música.The following pedagogical internship report, is part of the curricular unit Professional Internship, present in the second year of the Master of Teaching Music of Minho University. In order to do this report it was undertaken both a theoretical investigation and a pedagogical practise, carried out as well as supervised, during the academic year of 2014/1015 at Academia de Música Valentim Moreira de Sá in Guimarães (Portugal). The purpose of this project was to assess if these tools (imagery and metaphor), when applied during instrument classes, could contribute for a deeper musical expressiveness while performing. Therefore the specific objectives of this report were: (1) students to be able to bring their personal experiences into music becoming, this way, more musically expressive when performing; (2) the imagery and the metaphor as a way to release tensions inherent in violin practise; (3) to motivate students; (4) to implement a creative spirit within in the students. Several authors defend the usage of these tools when teaching. However, these tools are only helpful and facilitate the learning process when correctly applied. Therefore in this report are presented several authors, who work as guides to use the imagery and metaphor in a way to improve teaching. This pedagogical practise was carried out in three violin students. And, as well as the so-called “classic” teaching method, the strategies mentioned above were also carried out during classes. At the end of the project, it was undertaken a data analysis in the form of a questionnaire, where we can ascertain that all the students say they have had a very positive experience as music students.Pipa, Luís Filipe Barbosa LoureiroWalton, Eliot Alexander LawsonUniversidade do MinhoCosta, Ana Filipa Alves2017-01-032017-01-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45195por201624060info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:37.140100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino Imagery and metaphor: a contribute for the musical expressiveness when teaching the violin |
title |
A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino |
spellingShingle |
A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino Costa, Ana Filipa Alves Metáfora Imagética Expressividade musical Ensino de violino Projeto de intervenção Metaphor Imagery Musical expressiveness Violin teaching Intervention project Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino |
title_full |
A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino |
title_fullStr |
A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino |
title_full_unstemmed |
A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino |
title_sort |
A metáfora e a imagética: um contributo para a expressividade musical no ensino do violino |
author |
Costa, Ana Filipa Alves |
author_facet |
Costa, Ana Filipa Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro Walton, Eliot Alexander Lawson Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ana Filipa Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metáfora Imagética Expressividade musical Ensino de violino Projeto de intervenção Metaphor Imagery Musical expressiveness Violin teaching Intervention project Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Metáfora Imagética Expressividade musical Ensino de violino Projeto de intervenção Metaphor Imagery Musical expressiveness Violin teaching Intervention project Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-03 2017-01-03T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/45195 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/45195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201624060 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132548474863616 |