E-Learning e auto-eficácia no ensino profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/4152 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Gestão de Sistemas de E-Learning |
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E-Learning e auto-eficácia no ensino profissionalAuto-EficáciaE-LearningInsucessoComportamento e aprendizagensDissertação de Mestrado em Gestão de Sistemas de E-LearningA utilização cada vez maior da tecnologia na educação on-line tem exigido por parte dos professores, uma maior reflexão de como podem promover a motivação nos seus alunos dentro dos ambientes virtuais de ensino. Actualmente podemos observar no contexto de sala de aula, um enorme factor de desmotivação que poderá ser compreendido como elemento responsável pelo insucesso. Outras variáveis podem no entanto contribuir para esta realidade, como os diferentes ritmos de aprendizagem, problemas de assiduidade e problemas sociais, que se manifestam em dificuldades na promoção da auto-eficácia, nas metodologias mais tradicionais, que visam o sucesso académico afastado das crenças do aluno em si mesmo e nas suas capacidades de sucesso. A auto-eficácia envolve todas as componentes da personalidade do aluno e deve ser enquadrada no desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem. Algumas questões levantam-se neste caso: podemos construir um programa que promova a auto-eficácia através do ensino on-line? Após aplicação e avaliação poderemos considerar que os alunos com maior auto-eficácia tem maior sucesso na aquisição das competências? No ensino profissional a aplicação de um programa de promoção de competências e autoeficácia poderá traduzir-se em mais conhecimentos? Numa amostra de trinta e quatro alunos de uma Escola Profissional na área da grande Lisboa, com uma média de idades de 18 anos, testou-se o programa e procedeu-se à sua avaliação. Desta forma, propomos um programa que evidencie os reais factores de promoção de auto-eficácia no ensino On-Line, ou seja, que dê uma resposta didáctica, motivando a autoeficácia do aluno e levando-o a ultrapassar as suas dificuldades e insucesso escolar.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNMartinho, Diogo de Sousa2010-10-08T14:09:12Z2010-032010-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/4152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:07:36Zoai:run.unl.pt:10362/4152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:07:36Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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