E-Learning e auto-eficácia no ensino profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Diogo de Sousa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/4152
Resumo: Dissertação de Mestrado em Gestão de Sistemas de E-Learning
id RCAP_81840e3bb5a3572774c7fd150bd1049f
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/4152
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E-Learning e auto-eficácia no ensino profissionalAuto-EficáciaE-LearningInsucessoComportamento e aprendizagensDissertação de Mestrado em Gestão de Sistemas de E-LearningA utilização cada vez maior da tecnologia na educação on-line tem exigido por parte dos professores, uma maior reflexão de como podem promover a motivação nos seus alunos dentro dos ambientes virtuais de ensino. Actualmente podemos observar no contexto de sala de aula, um enorme factor de desmotivação que poderá ser compreendido como elemento responsável pelo insucesso. Outras variáveis podem no entanto contribuir para esta realidade, como os diferentes ritmos de aprendizagem, problemas de assiduidade e problemas sociais, que se manifestam em dificuldades na promoção da auto-eficácia, nas metodologias mais tradicionais, que visam o sucesso académico afastado das crenças do aluno em si mesmo e nas suas capacidades de sucesso. A auto-eficácia envolve todas as componentes da personalidade do aluno e deve ser enquadrada no desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem. Algumas questões levantam-se neste caso: podemos construir um programa que promova a auto-eficácia através do ensino on-line? Após aplicação e avaliação poderemos considerar que os alunos com maior auto-eficácia tem maior sucesso na aquisição das competências? No ensino profissional a aplicação de um programa de promoção de competências e autoeficácia poderá traduzir-se em mais conhecimentos? Numa amostra de trinta e quatro alunos de uma Escola Profissional na área da grande Lisboa, com uma média de idades de 18 anos, testou-se o programa e procedeu-se à sua avaliação. Desta forma, propomos um programa que evidencie os reais factores de promoção de auto-eficácia no ensino On-Line, ou seja, que dê uma resposta didáctica, motivando a autoeficácia do aluno e levando-o a ultrapassar as suas dificuldades e insucesso escolar.Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNMartinho, Diogo de Sousa2010-10-08T14:09:12Z2010-032010-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/4152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:33:49Zoai:run.unl.pt:10362/4152Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:15:34.587311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E-Learning e auto-eficácia no ensino profissional
title E-Learning e auto-eficácia no ensino profissional
spellingShingle E-Learning e auto-eficácia no ensino profissional
Martinho, Diogo de Sousa
Auto-Eficácia
E-Learning
Insucesso
Comportamento e aprendizagens
title_short E-Learning e auto-eficácia no ensino profissional
title_full E-Learning e auto-eficácia no ensino profissional
title_fullStr E-Learning e auto-eficácia no ensino profissional
title_full_unstemmed E-Learning e auto-eficácia no ensino profissional
title_sort E-Learning e auto-eficácia no ensino profissional
author Martinho, Diogo de Sousa
author_facet Martinho, Diogo de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinho, Diogo de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-Eficácia
E-Learning
Insucesso
Comportamento e aprendizagens
topic Auto-Eficácia
E-Learning
Insucesso
Comportamento e aprendizagens
description Dissertação de Mestrado em Gestão de Sistemas de E-Learning
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-08T14:09:12Z
2010-03
2010-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/4152
url http://hdl.handle.net/10362/4152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137807145369600