Educação em neurociência da dor e exercício em pessoas idosas com dor crónica: um estudo de viabilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/27077 |
Resumo: | Enquadramento: A dor crónica apresenta uma elevada prevalência e impacto na população idosa, com consequências a nível físico, psicológico, social e económico. Os programas de educação em neurociência da dor e exercício parecem ter um efeito positivo nos idosos com dor crónica, contudo os estudos realizados são sobretudo em adultos com patologias específicas ou com pessoas idosas de características distintas da população idosa portuguesa. É assim necessário avaliar a viabilidade desta intervenção antes da implementação de um estudo que verifique a sua efetividade. Objetivos: O presente estudo tem como objetivos principais a avaliação da aceitabilidade de um programa de intervenção baseado em educação em neurociência da dor e exercício, bem como dos seus procedimentos de recrutamento, adesão e permanência. Como objetivo secundário, pretende explorar os efeitos imediatos desse mesmo programa versus a intervenção habitual nos cuidados de saúde primários nas variáveis intensidade da dor, funcionalidade e desempenho, catastrofização, comportamentos de medo-evitamento e consumo de cuidados de saúde. Métodos: Os participantes do estudo foram encaminhados a partir de duas unidades de Cuidados de Saúde Primários e distribuídos por dois grupos distintos, um experimental (n=11) que recebeu educação em neurociência da dor e exercício e um grupo controlo (n=9) que manteve o acompanhamento habitual nos cuidados de saúde primários. Foram avaliados os procedimentos de recrutamento, taxas de adesão e retenção e os efeitos imediatos do programa de intervenção. Foram também realizadas entrevistas em grupo para avaliar a perceção dos participantes do grupo experimental. Assim, utilizou-se uma metodologia mista, com as vertentes qualitativa e quantitativa. Resultados: A análise das entrevistas em grupo e os resultados da Escala de Perceção Global de Mudança revelaram uma boa aceitabilidade da estrutura e conteúdos do programa de intervenção e uma perceção positiva do impacto do mesmo. Foram encontrados efeitos imediatos positivos e significativamente diferentes entre o grupo experimental e o controlo nos níveis de cinesiofobia, conhecimento em neurociência da dor e utilização de cuidados de saúde (p<0.05). Conclusão: Um programa de intervenção baseado em educação em neurociência da dor e exercício parece ser bem aceite por pessoas idosas com dor crónica no contexto dos cuidados de saúde primários, embora com alguns obstáculos no recrutamento e retenção. A intervenção foi percebida pela maioria dos participantes como tendo um impacto positivo e fazendo uma diferença real e útil, tendo-lhes permitido percecionar alterações coincidentes com a reconceptualização da dor, manifestando-se ao nível das cognições, autoeficácia, emoções e comportamentos. |
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Objetivos: O presente estudo tem como objetivos principais a avaliação da aceitabilidade de um programa de intervenção baseado em educação em neurociência da dor e exercício, bem como dos seus procedimentos de recrutamento, adesão e permanência. Como objetivo secundário, pretende explorar os efeitos imediatos desse mesmo programa versus a intervenção habitual nos cuidados de saúde primários nas variáveis intensidade da dor, funcionalidade e desempenho, catastrofização, comportamentos de medo-evitamento e consumo de cuidados de saúde. Métodos: Os participantes do estudo foram encaminhados a partir de duas unidades de Cuidados de Saúde Primários e distribuídos por dois grupos distintos, um experimental (n=11) que recebeu educação em neurociência da dor e exercício e um grupo controlo (n=9) que manteve o acompanhamento habitual nos cuidados de saúde primários. Foram avaliados os procedimentos de recrutamento, taxas de adesão e retenção e os efeitos imediatos do programa de intervenção. Foram também realizadas entrevistas em grupo para avaliar a perceção dos participantes do grupo experimental. Assim, utilizou-se uma metodologia mista, com as vertentes qualitativa e quantitativa. Resultados: A análise das entrevistas em grupo e os resultados da Escala de Perceção Global de Mudança revelaram uma boa aceitabilidade da estrutura e conteúdos do programa de intervenção e uma perceção positiva do impacto do mesmo. Foram encontrados efeitos imediatos positivos e significativamente diferentes entre o grupo experimental e o controlo nos níveis de cinesiofobia, conhecimento em neurociência da dor e utilização de cuidados de saúde (p<0.05). Conclusão: Um programa de intervenção baseado em educação em neurociência da dor e exercício parece ser bem aceite por pessoas idosas com dor crónica no contexto dos cuidados de saúde primários, embora com alguns obstáculos no recrutamento e retenção. A intervenção foi percebida pela maioria dos participantes como tendo um impacto positivo e fazendo uma diferença real e útil, tendo-lhes permitido percecionar alterações coincidentes com a reconceptualização da dor, manifestando-se ao nível das cognições, autoeficácia, emoções e comportamentos.Background: Chronic pain has a high prevalence and impact in the elderly population, with physical, psychological, social and economic consequences. Research suggests that pain neuroscience education and exercise programs have a positive impact on older adults. However, previous studies included mainly adults with specific pathologies and characteristics distinctive from the Portuguese older adults. It is therefore necessary to evaluate the feasibility of this intervention before the implementation of a study that assesses its effectiveness. Objectives: The aim of this study is the evaluation of the acceptability of an intervention program based on pain neuroscience education and exercise, as well as its procedures of recruitment, adherence and permanence in the study. As a secondary objective, we intend to explore the immediate effects of this same program versus the usual intervention in primary health care in the following variables: intensity of pain, functionality and performance, catastrophizing, fear-avoidance behaviors and health care consumption. Methods: Participants were referred from two Primary Care Units and distributed into two groups, an experimental group (n = 11) who received pain neuroscience education and exercise and a control group (n = 9) who maintained the usual follow-up in primary health care. The recruitment procedures, adherence and retention rates and the immediate effects of the intervention program were assessed. Focus groups were also conducted to evaluate the perception of participants in the experimental group. Thus, a mixed methodology was used, with the qualitative and quantitative aspects. Results: The analysis of the focus groups and the results of the Patient’s Global Impression of Chang Scale revealed a good acceptability of the structure and contents of the intervention program and a positive perception of the impact of the intervention. Statistically relevant differences favoring the experimental group were found for kinesiophobia, knowledge of pain neuroscience and health care consumption (p>0.05). Conclusion: An intervention program based on pain neuroscience education and exercise seems to be well accepted by elderly people with chronic pain in the context of primary health care, although with some obstacles in recruitment and retention. The intervention had a positive impact on most participants and made a real and useful difference, allowing them to perceive changes coming from a reconceptualization of pain, noticeable in cognition, self-efficacy, emotions and behaviors dimensions.2019-12-03T12:28:29Z2019-07-18T00:00:00Z2019-07-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/27077porHeleno, Emanuel Tiago Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:52:28Zoai:ria.ua.pt:10773/27077Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:57.116706Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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