OS CONTRIBUTOS DOS EVENTOS NO TURISMO: O CASO DA ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA AGONIA, VIANA DO CASTELO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Rita Amorim da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2147
Resumo: A atividade turística apresenta-se, nos dias de hoje, como motor de arranque de várias economias, sendo que nas últimas décadas a sua expansão tem sido contínua, revelando-se como setor de maior crescimento a nível mundial. Atualmente, o setor enfrenta desafios aos quais são necessários dar resposta e adequar às circunstâncias atuais. Torna-se, assim, relevante estudar os contributos que os eventos, em particular, o da Nossa Senhora da Agonia, exerce sobre um determinado local. O turismo cultural surge como atividade que permite o lazer e o conhecimento de elementos culturais, como monumentos, mas sobretudo eventos de carácter cultural, artístico e religioso. Uma das principais formas de turismo relaciona-se com os eventos, que podem apresentar diferentes dimensões e tipologias. Assim como a atividade turística, os eventos são responsáveis pela captação de um mercado que irá impulsionar o destino turístico a nível económico, social, cultural e ambiental, daí se tornar relevante estudar e revelar quais os contributos, permitindo otimizar a experiência do consumidor sem prejudicar a comunidade local. Neste contexto, a presente dissertação pretende investigar os contributos de um evento, a Romaria de Nossa Senhora da Agonia para a Região do Alto Minho, para a comunidade e todos os serviços locais. Após uma contextualização dos principais conceitos, pretende-se estudar o papel do maior evento que existe em Viana Do Castelo. Com base em quatro entrevistas e um grupo de foco, reconhece-se a existência ou não dos contributos económicos, socioculturais e ambientais, perspetivados pela oferta. Reconhece-se, portanto, a importância do turismo cultural e dos eventos para a promoção, desenvolvimento económico e social, afirmação cultural e reconhecimento enquanto destino turístico.
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