Designer como produtor : visão e iniciativa, génese de um mercado em expansão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/18623 |
Resumo: | o presente relatório de estágio incide sobre o tema designer como produtor, focando o caso particular dos estúdios e ateliers que, em Portugal, desenvolvem o seu trabalho fora dos sistemas de produção convencionais realizando, desse modo, objetos gráficos manufaturados de variados tipos. Inicia-se a abordagem ao tema através de uma retrospetiva sucinta à evolução da produção gráfica no que diz respeito à prática e ao conhecimento. No âmbito do desenvolvimento do tema, através de um programa de entrevistas previamente selecionadas, foi possível conhecer as opiniões e convicções de profissionais de design que produzem objetos gráficos com o recurso a ferramentas e métodos mais tradicionais, sendo que, em alguns casos, usando, em complemento, a novas tecnologias. Procurou perceber-se como é que funciona a produção gráfica manufaturada no atual contexto de mercado e se esta é uma prática em expansão. Quis-se entender como é que o uso de tecnologias tradicionais conjugadas com as novas tecnologias, podem gerar novas linguagens gráficas. Também se procurou saber se os designers e alunos consideram que as escolas do ensino superior de design gráfico são, de facto, espaços de produção experimental. |
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Designer como produtor : visão e iniciativa, génese de um mercado em expansãoDesigner como produtorObjetos gráficos manufaturadosProdução gráficaFerramentas e métodos tradicionaisNovas tecnologiasProdução experimentalDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologiao presente relatório de estágio incide sobre o tema designer como produtor, focando o caso particular dos estúdios e ateliers que, em Portugal, desenvolvem o seu trabalho fora dos sistemas de produção convencionais realizando, desse modo, objetos gráficos manufaturados de variados tipos. Inicia-se a abordagem ao tema através de uma retrospetiva sucinta à evolução da produção gráfica no que diz respeito à prática e ao conhecimento. No âmbito do desenvolvimento do tema, através de um programa de entrevistas previamente selecionadas, foi possível conhecer as opiniões e convicções de profissionais de design que produzem objetos gráficos com o recurso a ferramentas e métodos mais tradicionais, sendo que, em alguns casos, usando, em complemento, a novas tecnologias. Procurou perceber-se como é que funciona a produção gráfica manufaturada no atual contexto de mercado e se esta é uma prática em expansão. Quis-se entender como é que o uso de tecnologias tradicionais conjugadas com as novas tecnologias, podem gerar novas linguagens gráficas. Também se procurou saber se os designers e alunos consideram que as escolas do ensino superior de design gráfico são, de facto, espaços de produção experimental.Moreira, Luís Filipe CunhaRepositório ComumSilva, Mariana Simões Prisca Vidigal da2017-07-12T11:05:17Z2016-102016-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/18623TID:201824825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:52:06Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/18623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:51.150960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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