O impacto da gestão de projetos na competitividade: projeto hipercompetitividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Cláudia Sofia dos Anjos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/24488
Resumo: A forte competitividade que existe no mercado atual, leva a que as empresas tenham que procurar soluções rápidas e eficazes, para responder às necessidades e exigências, que estão em constante mudança. As potencialidades das metodologias da Gestão de Projetos têm vindo a ser reconhecidas nos contextos organizacionais, contudo, para tal é necessário que se verifique por parte das empresas vários investimentos, tais como, tempo, dinheiro, recursos e reorganização das estruturas, sendo também esperado um retorno desse investimento, essencialmente a curto-prazo. Como é que as empresas conseguem avaliar este retorno? E como é que conseguem explicar o impacto das metodologias de Gestão de Projetos na gestão dos negócios e na sua competitividade? Pelo estudo desenvolvido na Renault Cacia, fornecedor do setor automóvel que pertence ao Grupo Renault em Portugal, este trabalho tem como principal objetivo descrever a relação e avaliar o impacto das metodologias de Gestão de Projetos na competitividade global da empresa, pela implementação do projeto designado por Hipercompetitividade. A pesquisa apresenta um modelo inovador que interliga os processos da gestão de projetos com o modelo de valor do projeto. Os resultados permitiram concluir que a Gestão de Projetos facilita a implementação de ações de um modo eficaz, sendo necessário a avaliação do seu contributo na competitividade e performance global da organização. Para avaliar o impacto de cada projeto nos resultados globais empresariais, é necessário interligar o projeto ao contexto organizacional e à estratégia da organização, ao longo de todo o ciclo de vida do projeto.
id RCAP_81ad893fa9c70414daf0a91c3f77284e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/24488
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da gestão de projetos na competitividade: projeto hipercompetitividadeGestão de projetosCompetitividadeValor da Gestão de ProjetosProjeto Hipercompetitividade – Renault CaciaA forte competitividade que existe no mercado atual, leva a que as empresas tenham que procurar soluções rápidas e eficazes, para responder às necessidades e exigências, que estão em constante mudança. As potencialidades das metodologias da Gestão de Projetos têm vindo a ser reconhecidas nos contextos organizacionais, contudo, para tal é necessário que se verifique por parte das empresas vários investimentos, tais como, tempo, dinheiro, recursos e reorganização das estruturas, sendo também esperado um retorno desse investimento, essencialmente a curto-prazo. Como é que as empresas conseguem avaliar este retorno? E como é que conseguem explicar o impacto das metodologias de Gestão de Projetos na gestão dos negócios e na sua competitividade? Pelo estudo desenvolvido na Renault Cacia, fornecedor do setor automóvel que pertence ao Grupo Renault em Portugal, este trabalho tem como principal objetivo descrever a relação e avaliar o impacto das metodologias de Gestão de Projetos na competitividade global da empresa, pela implementação do projeto designado por Hipercompetitividade. A pesquisa apresenta um modelo inovador que interliga os processos da gestão de projetos com o modelo de valor do projeto. Os resultados permitiram concluir que a Gestão de Projetos facilita a implementação de ações de um modo eficaz, sendo necessário a avaliação do seu contributo na competitividade e performance global da organização. Para avaliar o impacto de cada projeto nos resultados globais empresariais, é necessário interligar o projeto ao contexto organizacional e à estratégia da organização, ao longo de todo o ciclo de vida do projeto.The strong competitiveness that exists in the current market, means that companies have to look for fast and effective solutions, to respond the needs and requirements, that are constantly changing. The potential of Project Management methodologies has been recognized in organizational contexts, however, for this it is necessary that the companies verify several investments, such as time, money, resources and reorganization of structures, and a return on this investment is expected, especially in the short term. How can companies evaluate this return? And how can they explain the impact of Project Management methodologies on business management and competitiveness? By the study developed in Renault Cacia, supplier of the automobile sector that belongs to the Renault Group in Portugal, this work has as main objective to describe the relation and to evaluate the impact of the Project Management Methodologies in the global competitiveness of the company, through the implementation of the project designated Hypercompetitiveness. The research presents an innovative model that interconnects the project management processes with the project value model. The results allowed us to conclude that Project Management facilitates the implementation of actions in an effective way, which should be evaluated in terms of their contribution to the organization's overall competitiveness and performance. To assess the impact of each project on the overall business results, it is necessary to link the project to the organizational context and strategy of the organization, throughout the life of the project cycle.2018-10-29T14:57:10Z2018-07-25T00:00:00Z2018-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/24488TID:202240045porPereira, Cláudia Sofia dos Anjosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:47:58Zoai:ria.ua.pt:10773/24488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:06.561575Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da gestão de projetos na competitividade: projeto hipercompetitividade
title O impacto da gestão de projetos na competitividade: projeto hipercompetitividade
spellingShingle O impacto da gestão de projetos na competitividade: projeto hipercompetitividade
Pereira, Cláudia Sofia dos Anjos
Gestão de projetos
Competitividade
Valor da Gestão de Projetos
Projeto Hipercompetitividade – Renault Cacia
title_short O impacto da gestão de projetos na competitividade: projeto hipercompetitividade
title_full O impacto da gestão de projetos na competitividade: projeto hipercompetitividade
title_fullStr O impacto da gestão de projetos na competitividade: projeto hipercompetitividade
title_full_unstemmed O impacto da gestão de projetos na competitividade: projeto hipercompetitividade
title_sort O impacto da gestão de projetos na competitividade: projeto hipercompetitividade
author Pereira, Cláudia Sofia dos Anjos
author_facet Pereira, Cláudia Sofia dos Anjos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Cláudia Sofia dos Anjos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de projetos
Competitividade
Valor da Gestão de Projetos
Projeto Hipercompetitividade – Renault Cacia
topic Gestão de projetos
Competitividade
Valor da Gestão de Projetos
Projeto Hipercompetitividade – Renault Cacia
description A forte competitividade que existe no mercado atual, leva a que as empresas tenham que procurar soluções rápidas e eficazes, para responder às necessidades e exigências, que estão em constante mudança. As potencialidades das metodologias da Gestão de Projetos têm vindo a ser reconhecidas nos contextos organizacionais, contudo, para tal é necessário que se verifique por parte das empresas vários investimentos, tais como, tempo, dinheiro, recursos e reorganização das estruturas, sendo também esperado um retorno desse investimento, essencialmente a curto-prazo. Como é que as empresas conseguem avaliar este retorno? E como é que conseguem explicar o impacto das metodologias de Gestão de Projetos na gestão dos negócios e na sua competitividade? Pelo estudo desenvolvido na Renault Cacia, fornecedor do setor automóvel que pertence ao Grupo Renault em Portugal, este trabalho tem como principal objetivo descrever a relação e avaliar o impacto das metodologias de Gestão de Projetos na competitividade global da empresa, pela implementação do projeto designado por Hipercompetitividade. A pesquisa apresenta um modelo inovador que interliga os processos da gestão de projetos com o modelo de valor do projeto. Os resultados permitiram concluir que a Gestão de Projetos facilita a implementação de ações de um modo eficaz, sendo necessário a avaliação do seu contributo na competitividade e performance global da organização. Para avaliar o impacto de cada projeto nos resultados globais empresariais, é necessário interligar o projeto ao contexto organizacional e à estratégia da organização, ao longo de todo o ciclo de vida do projeto.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-29T14:57:10Z
2018-07-25T00:00:00Z
2018-07-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/24488
TID:202240045
url http://hdl.handle.net/10773/24488
identifier_str_mv TID:202240045
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137635463069696