Comunicação estratégica organizacional e liderança de pensamento: a relação com os colaboradores terceirizados
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/18941 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, na vertente de Comunicação Estratégica |
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Comunicação estratégica organizacional e liderança de pensamento: a relação com os colaboradores terceirizadosComunicação EstratégicaLiderança de PensamentoTerceirização,CompetênciasModelo ConcetualStrategic CommunicationThought LeadershipOutsourcingSkillsConceptual ModelDissertação de Mestrado em Comunicação Social, na vertente de Comunicação EstratégicaComunicação estratégica e liderança de pensamento são conceitos interligados. Liderar, através do pensamento, possibilita a cocriação de significados. No ato de cocriar encontram-se os fundamentos basilares das relações e estruturam-se os alicerces da estratégia. Sem comunicação não existe cocriação de significados; sem pensamento estratégico não existem líderes. O objetivo deste trabalho é compreender quais as características valorizadas num líder de pensamento, por profissionais terceirizados, em Portugal. Pretendeu-se com esta investigação contribuir com a criação de um modelo concetual da arquitetura comunicacional, que possibilita a caracterização da liderança de pensamento, evidenciando a necessidade das competências de comunicação, ética e inovação para a efetividade da liderança, em organizações que praticam a terceirização dos colaboradores. Este trabalho recorre ao método misto sequencial exploratório, conduzido em três etapas. Começou por ser realizada uma análise de dados qualitativos obtidos a partir de um inquérito por entrevista com perguntas abertas. De seguida procedeu-se a uma análise estatística de dados quantitativos, obtidos em inquérito por questionário com perguntas fechadas e, por fim, procedeu-se à interpretação de toda a informação recolhida. As principais conclusões obtidas revelam que a liderança de pensamento não pode ser dissociada da missão, visão e dos valores organizacionais, construídos de forma cocriativa, através de uma interdependência dinâmica que une líder e liderados. Os resultados demonstram que nas empresas que praticam a terceirização, o líder que possui capacidade de comunicação e liderança com sentido de ética e inovação, sendo orientando às pessoas, à investigação, à missão e ao bem-comum é percecionado como líder de pensamento. Estas características do líder contribuem para o maior envolvimento dos colaboradores terceirizados com as organizações para as quais trabalham.Strategic communication and thought leadership are interconnected concepts. Leading through thought enables the purpose’s co-creation. In the act of co-creating, the fundamentals of relations and strategy are structured. Without communication, there is no co-creation, and without strategic thinking, there are no leaders. The main objective is to understand which characteristics are valued in a thought leader by outsourced professionals in Portugal. This research aims to contribute to the creation of a conceptual model of leading communication, which enables the characterization of thought leadership, highlighting the need for communication skills, ethics, and innovation for leadership effectiveness in organizations that practice outsourcing. This work uses the exploratory sequential mixed method, steered in three steps. First, we performed an analysis of qualitative data obtained from an interview survey with open questions. Afterward, we got a statistical analysis of quantitative data. We have done it through a questionnaire with closed questions. Finally, we interpreted all the information collected. The main conclusions obtained reveal that thought leadership cannot be dissociated from the mission, vision, and organizational values, co-created creatively, through a dynamic interdependence that bonds leader and leaders. The results demonstrate that in outsourcing companies, the leader who has communication skills and leadership skills with a sense of ethics and innovation; who is focused on people, research, mission, and oriented to the common good is a leader perceived as a thought leader. These leader characteristics contribute to outsourced employee engagement.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSebastião, Sónia PedroRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Vânia Carina Carrusca Guerreiro do Nascimento2020-10-18T00:30:14Z2019-10-182019-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://hdl.handle.net/10400.5/18941TID:202309754porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:54.563827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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