Comunicação estratégica organizacional e liderança de pensamento: a relação com os colaboradores terceirizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Vânia Carina Carrusca Guerreiro do Nascimento
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/18941
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, na vertente de Comunicação Estratégica
id RCAP_81ae382dcb6ee39b5be273d7f84c6f96
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/18941
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação estratégica organizacional e liderança de pensamento: a relação com os colaboradores terceirizadosComunicação EstratégicaLiderança de PensamentoTerceirização,CompetênciasModelo ConcetualStrategic CommunicationThought LeadershipOutsourcingSkillsConceptual ModelDissertação de Mestrado em Comunicação Social, na vertente de Comunicação EstratégicaComunicação estratégica e liderança de pensamento são conceitos interligados. Liderar, através do pensamento, possibilita a cocriação de significados. No ato de cocriar encontram-se os fundamentos basilares das relações e estruturam-se os alicerces da estratégia. Sem comunicação não existe cocriação de significados; sem pensamento estratégico não existem líderes. O objetivo deste trabalho é compreender quais as características valorizadas num líder de pensamento, por profissionais terceirizados, em Portugal. Pretendeu-se com esta investigação contribuir com a criação de um modelo concetual da arquitetura comunicacional, que possibilita a caracterização da liderança de pensamento, evidenciando a necessidade das competências de comunicação, ética e inovação para a efetividade da liderança, em organizações que praticam a terceirização dos colaboradores. Este trabalho recorre ao método misto sequencial exploratório, conduzido em três etapas. Começou por ser realizada uma análise de dados qualitativos obtidos a partir de um inquérito por entrevista com perguntas abertas. De seguida procedeu-se a uma análise estatística de dados quantitativos, obtidos em inquérito por questionário com perguntas fechadas e, por fim, procedeu-se à interpretação de toda a informação recolhida. As principais conclusões obtidas revelam que a liderança de pensamento não pode ser dissociada da missão, visão e dos valores organizacionais, construídos de forma cocriativa, através de uma interdependência dinâmica que une líder e liderados. Os resultados demonstram que nas empresas que praticam a terceirização, o líder que possui capacidade de comunicação e liderança com sentido de ética e inovação, sendo orientando às pessoas, à investigação, à missão e ao bem-comum é percecionado como líder de pensamento. Estas características do líder contribuem para o maior envolvimento dos colaboradores terceirizados com as organizações para as quais trabalham.Strategic communication and thought leadership are interconnected concepts. Leading through thought enables the purpose’s co-creation. In the act of co-creating, the fundamentals of relations and strategy are structured. Without communication, there is no co-creation, and without strategic thinking, there are no leaders. The main objective is to understand which characteristics are valued in a thought leader by outsourced professionals in Portugal. This research aims to contribute to the creation of a conceptual model of leading communication, which enables the characterization of thought leadership, highlighting the need for communication skills, ethics, and innovation for leadership effectiveness in organizations that practice outsourcing. This work uses the exploratory sequential mixed method, steered in three steps. First, we performed an analysis of qualitative data obtained from an interview survey with open questions. Afterward, we got a statistical analysis of quantitative data. We have done it through a questionnaire with closed questions. Finally, we interpreted all the information collected. The main conclusions obtained reveal that thought leadership cannot be dissociated from the mission, vision, and organizational values, co-created creatively, through a dynamic interdependence that bonds leader and leaders. The results demonstrate that in outsourcing companies, the leader who has communication skills and leadership skills with a sense of ethics and innovation; who is focused on people, research, mission, and oriented to the common good is a leader perceived as a thought leader. These leader characteristics contribute to outsourced employee engagement.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasSebastião, Sónia PedroRepositório da Universidade de LisboaFerreira, Vânia Carina Carrusca Guerreiro do Nascimento2020-10-18T00:30:14Z2019-10-182019-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttp://hdl.handle.net/10400.5/18941TID:202309754porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:28Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/18941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:03:54.563827Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação estratégica organizacional e liderança de pensamento: a relação com os colaboradores terceirizados
title Comunicação estratégica organizacional e liderança de pensamento: a relação com os colaboradores terceirizados
spellingShingle Comunicação estratégica organizacional e liderança de pensamento: a relação com os colaboradores terceirizados
Ferreira, Vânia Carina Carrusca Guerreiro do Nascimento
Comunicação Estratégica
Liderança de Pensamento
Terceirização,
Competências
Modelo Concetual
Strategic Communication
Thought Leadership
Outsourcing
Skills
Conceptual Model
title_short Comunicação estratégica organizacional e liderança de pensamento: a relação com os colaboradores terceirizados
title_full Comunicação estratégica organizacional e liderança de pensamento: a relação com os colaboradores terceirizados
title_fullStr Comunicação estratégica organizacional e liderança de pensamento: a relação com os colaboradores terceirizados
title_full_unstemmed Comunicação estratégica organizacional e liderança de pensamento: a relação com os colaboradores terceirizados
title_sort Comunicação estratégica organizacional e liderança de pensamento: a relação com os colaboradores terceirizados
author Ferreira, Vânia Carina Carrusca Guerreiro do Nascimento
author_facet Ferreira, Vânia Carina Carrusca Guerreiro do Nascimento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sebastião, Sónia Pedro
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Vânia Carina Carrusca Guerreiro do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Estratégica
Liderança de Pensamento
Terceirização,
Competências
Modelo Concetual
Strategic Communication
Thought Leadership
Outsourcing
Skills
Conceptual Model
topic Comunicação Estratégica
Liderança de Pensamento
Terceirização,
Competências
Modelo Concetual
Strategic Communication
Thought Leadership
Outsourcing
Skills
Conceptual Model
description Dissertação de Mestrado em Comunicação Social, na vertente de Comunicação Estratégica
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-18
2019-10-18T00:00:00Z
2020-10-18T00:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/18941
TID:202309754
url http://hdl.handle.net/10400.5/18941
identifier_str_mv TID:202309754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131131012972544