Compostagem doméstica em educação ambiental : potencial de uma abordagem holística
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10657 |
Resumo: | Tomando como objecto de estudo projectos de Compostagem Doméstica (CD) no contexto escolar, este artigo apresenta uma análise do processo de implementação actual de uma prática sustentável milenar. No momento em que a compostagem se expande pelas escolas do país, em especial no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tornou-se pertinente observar em profundidade experiências pedagógicas que usam esta metodologia de aproveitamento de resíduos orgânicos como um meio didáctico. Através de uma visão da CD baseada nas vertentes técnica; ambiental; de saúde; pedagógica; social e económica, foi realizado um estudo de casos múltiplos em três contextos educativos. Comparou-se o nível de desenvolvimento daquelas vertentes em escolas com diferentes graus de experiência em compostagem. A compostagem foi igualmente assumida como um “elo” que completa o ciclo da matéria orgânica, com as componentes-chave - “resíduos” e “fertilização do solo”. Entre outros aspectos, os resultados deste trabalho reforçaram a percepção de que o cruzamento da compostagem doméstica com outros projectos (e.g. hortas pedagógicas e outras práticas tradicionais) potencializa uma prática mais abrangente da educação ambiental. |
id |
RCAP_81b22dc7883fdb3d97f359636696f4df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10657 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Compostagem doméstica em educação ambiental : potencial de uma abordagem holísticaCompostagem domésticaEducação ambientalIntegração curricularCiclo da matéria orgânicaTomando como objecto de estudo projectos de Compostagem Doméstica (CD) no contexto escolar, este artigo apresenta uma análise do processo de implementação actual de uma prática sustentável milenar. No momento em que a compostagem se expande pelas escolas do país, em especial no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tornou-se pertinente observar em profundidade experiências pedagógicas que usam esta metodologia de aproveitamento de resíduos orgânicos como um meio didáctico. Através de uma visão da CD baseada nas vertentes técnica; ambiental; de saúde; pedagógica; social e económica, foi realizado um estudo de casos múltiplos em três contextos educativos. Comparou-se o nível de desenvolvimento daquelas vertentes em escolas com diferentes graus de experiência em compostagem. A compostagem foi igualmente assumida como um “elo” que completa o ciclo da matéria orgânica, com as componentes-chave - “resíduos” e “fertilização do solo”. Entre outros aspectos, os resultados deste trabalho reforçaram a percepção de que o cruzamento da compostagem doméstica com outros projectos (e.g. hortas pedagógicas e outras práticas tradicionais) potencializa uma prática mais abrangente da educação ambiental.CIFPEC - Unidade de Investigação 644 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Universidade do MinhoCarvalho, SaraLima, Nelson2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10657por"Revista CAPTAR : Ciência e Ambiente para Todos". ISSN 1647-323X. 2:2 (June 2010) 40-54.1647-323Xhttp://captar.web.ua.pt/index.aspx?op=verResumo&ID=340info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10657Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:21:17.234801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compostagem doméstica em educação ambiental : potencial de uma abordagem holística |
title |
Compostagem doméstica em educação ambiental : potencial de uma abordagem holística |
spellingShingle |
Compostagem doméstica em educação ambiental : potencial de uma abordagem holística Carvalho, Sara Compostagem doméstica Educação ambiental Integração curricular Ciclo da matéria orgânica |
title_short |
Compostagem doméstica em educação ambiental : potencial de uma abordagem holística |
title_full |
Compostagem doméstica em educação ambiental : potencial de uma abordagem holística |
title_fullStr |
Compostagem doméstica em educação ambiental : potencial de uma abordagem holística |
title_full_unstemmed |
Compostagem doméstica em educação ambiental : potencial de uma abordagem holística |
title_sort |
Compostagem doméstica em educação ambiental : potencial de uma abordagem holística |
author |
Carvalho, Sara |
author_facet |
Carvalho, Sara Lima, Nelson |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Nelson |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Sara Lima, Nelson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Compostagem doméstica Educação ambiental Integração curricular Ciclo da matéria orgânica |
topic |
Compostagem doméstica Educação ambiental Integração curricular Ciclo da matéria orgânica |
description |
Tomando como objecto de estudo projectos de Compostagem Doméstica (CD) no contexto escolar, este artigo apresenta uma análise do processo de implementação actual de uma prática sustentável milenar. No momento em que a compostagem se expande pelas escolas do país, em especial no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tornou-se pertinente observar em profundidade experiências pedagógicas que usam esta metodologia de aproveitamento de resíduos orgânicos como um meio didáctico. Através de uma visão da CD baseada nas vertentes técnica; ambiental; de saúde; pedagógica; social e económica, foi realizado um estudo de casos múltiplos em três contextos educativos. Comparou-se o nível de desenvolvimento daquelas vertentes em escolas com diferentes graus de experiência em compostagem. A compostagem foi igualmente assumida como um “elo” que completa o ciclo da matéria orgânica, com as componentes-chave - “resíduos” e “fertilização do solo”. Entre outros aspectos, os resultados deste trabalho reforçaram a percepção de que o cruzamento da compostagem doméstica com outros projectos (e.g. hortas pedagógicas e outras práticas tradicionais) potencializa uma prática mais abrangente da educação ambiental. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-06 2010-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/10657 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/10657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Revista CAPTAR : Ciência e Ambiente para Todos". ISSN 1647-323X. 2:2 (June 2010) 40-54. 1647-323X http://captar.web.ua.pt/index.aspx?op=verResumo&ID=340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132678675496960 |