Articulação teórico-prática na formação do enfermeiro
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000300218 |
Resumo: | Resumo: Introdução: historicamente, as ações de saúde pautaram-se no cuidado biológico, fragmentado, hospitalar e especializado. A formação do enfermeiro manteve a premissa de que a teoria deve anteceder a prática, com currículos organizados por disciplinas. No entanto, essa organização curricular vem sendo questionada. As Diretrizes Curriculares Nacionais, apontam para a necessidade da formação por competência, integralidade do cuidado, olhar ampliado do processo saúde-doença e da capacidade de atender as necessidades da população. Nesse sentindo, as Instituições de Ensino devem aproximar os estudantes ao mundo do trabalho, buscando superar o desafio de articular teoria e prática. Para essa compreensão, partiu-se da pergunta: como se dá a articulação teórico- prática na graduação em enfermagem? Objetivo: analisar como está ocorrendo a articulação teórico-prática na formação do enfermeiro no estado de São Paulo-Brasil. Método: estudo qualitativo fundamentado na hermenêutica-dialética, que analisou entrevistas de 21 professores de seis cursos de enfermagem. Resultados: observou-se, por um lado, aspectos que comprometem a articulação teórico-prática, como a organização curricular por disciplinas, a falta de definição dos conteúdos básicos necessários à formação do enfermeiro e a dicotomia entre ciclo básico e profissional. Em contrapartida, evidenciou-se um caminhar para efetivar essa articulação constatado pelo reconhecimento da importância do planejamento curricular conjunto e por iniciativas de currículo integrado, com construção do conhecimento a partir do mundo do trabalho. Conclusões: a articulação teórico-prática representa grande desafio na formação do enfermeiro. Seu enfrentamento pressupõe mudanças paradigmáticas nos currículos e, consequentemente, na forma de pensar e agir dos atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, visando à praxis. |
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