Contributos da personalidade e da resiliência no bem-estar psicológico de estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Marisa de Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96504
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_81c42b9ea6dc8c41466a3808cf4626cd
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96504
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contributos da personalidade e da resiliência no bem-estar psicológico de estudantes do ensino superiorCONTRIBUTIONS OF PERSONALITY AND RESILIENCE IN THE PSYCHOLOGICAL WELL-BEING OF HIGHER EDUCATION STUDENTSPersonalidadeBem-estarResiliênciaEstudantes do Ensino SuperiorPersonalityWell-beingResilienceCollege studentsDissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoEste estudo tem como objetivo investigar as relações entre a personalidade, a resiliência e o bem-estar psicológico de alunos do ensino superior, testando o valor preditivo que a resiliência possa acrescentar às dimensões da personalidade. A amostra é constituída por 197 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 29 anos (adultez emergente), de ambos os sexos (sendo 158 do sexo feminino e 36 do sexo masculino, tendo ainda 3 que não indicaram género), todos eles estudantes do ensino superior. Para avaliar as variáveis em estudo foram aplicados o Big Five Inventory (BFI), a Escala de Satisfação com a Vida (SWLS), a Escala de Afetividade Positiva e Afetividade Negativa (PANAS) – versão reduzida, e a Escala Abreviada de Resiliência (BRS). Os resultados foram comparados em função do sexo e saída de casa dos pais, não se verificando, no entanto, diferenças estatisticamente significativas em nenhum dos dois. Foram encontradas correlações estatisticamente significativas entre afetividade negativa e neuroticismo. A resiliência correlacionou-se com a extroversão. Satisfação com a vida apresentou correlações significativas com amabilidade, conscienciosidade e resiliência. E ainda, a afetividade positiva apresentou correlação significativa com a resiliência, com a satisfação com a vida e com todas as dimensões da personalidade, menos com o neuroticismo. Os resultados indicam que, efetivamente, a personalidade é um forte preditor de bem-estar, e que a capacidade de resiliência apresenta relações positivas significativas com a satisfação com a vida e afetividade positiva e relação negativa com a afetividade negativa.The present study aims to investigate the relationships between the personality, resilience and psychological well-being of higher education students, testing the predictive value that resilience can add to personality dimensions.The sample consists of 197 participants, aged between 18 and 29 years (emerging adulthood), of both sexes (being 158 female and 36 male, with still 3 who did not indicate gender), all of them higher education students.The Big Five Inventory (BFI), the Life Satisfaction Scale (SWLS), the Positive Affectivity and Negative Affectivity Scale (PANAS) - reduced version, and the Brief Resilience Scale (BRS) were used to evaluate the variables under study.The results os the study were compared according to sex and the parents' departure from home, but there were no statistically significant differences in either. Statistically significant correlations were found between negative affectivity and neuroticism. Resilience correlated with extroversion. Satisfaction with life presented significant correlations with kindness, awareness and resilience. Moreover, positive affectivity showed significant correlation with resilience, satisfaction with life and with all dimensions of personality, except with neuroticism.The results indicate that, effectively, the personality is a strong predictor of well-being, and that the capacity of resilience presents significant positive relations with satisfaction with life and positive affectivity and negative relationship with negative affectivity.2021-07-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96504http://hdl.handle.net/10316/96504TID:202793923porFrancisco, Marisa de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:13:15Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:44.893794Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contributos da personalidade e da resiliência no bem-estar psicológico de estudantes do ensino superior
CONTRIBUTIONS OF PERSONALITY AND RESILIENCE IN THE PSYCHOLOGICAL WELL-BEING OF HIGHER EDUCATION STUDENTS
title Contributos da personalidade e da resiliência no bem-estar psicológico de estudantes do ensino superior
spellingShingle Contributos da personalidade e da resiliência no bem-estar psicológico de estudantes do ensino superior
Francisco, Marisa de Sousa
Personalidade
Bem-estar
Resiliência
Estudantes do Ensino Superior
Personality
Well-being
Resilience
College students
title_short Contributos da personalidade e da resiliência no bem-estar psicológico de estudantes do ensino superior
title_full Contributos da personalidade e da resiliência no bem-estar psicológico de estudantes do ensino superior
title_fullStr Contributos da personalidade e da resiliência no bem-estar psicológico de estudantes do ensino superior
title_full_unstemmed Contributos da personalidade e da resiliência no bem-estar psicológico de estudantes do ensino superior
title_sort Contributos da personalidade e da resiliência no bem-estar psicológico de estudantes do ensino superior
author Francisco, Marisa de Sousa
author_facet Francisco, Marisa de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Marisa de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Personalidade
Bem-estar
Resiliência
Estudantes do Ensino Superior
Personality
Well-being
Resilience
College students
topic Personalidade
Bem-estar
Resiliência
Estudantes do Ensino Superior
Personality
Well-being
Resilience
College students
description Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96504
http://hdl.handle.net/10316/96504
TID:202793923
url http://hdl.handle.net/10316/96504
identifier_str_mv TID:202793923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817549944584667136