O Computador na Aprendizagem da Leitura em Crianças com Síndrome de Down

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Filomena Damil
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/3611
Resumo: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
id RCAP_81d141770308cd789fec6219fe5a60fa
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/3611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Computador na Aprendizagem da Leitura em Crianças com Síndrome de DownSíndrome de DownComputadorLeitura, Software “Aprender a Ler com a Mimocas”Down syndromeComputerReading, Software “Learning with Mimocas”Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorO presente trabalho1 foi realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial e tem por objetivo verificar se o uso do software2 “Aprender a Ler com a Mimocas”, associado ao computador, influencia a aprendizagem da leitura em crianças com Trissomia 21. A opção deste tema prende-se com o gosto e apetência pessoal para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em particular o computador, uma vez que, cada vez mais, este é um meio atrativo de aprendizagem para quase todas as crianças. A falta de estudos significativos nesta área, e concretamente com crianças com Necessidades Educativas Especiais levou a uma grande curiosidade e pesquisa mais aprofundada para dar continuidade a este trabalho. Através de um estudo quase-experimental, tentou-se analisar se o uso do software, anteriormente mencionado, influencia a aprendizagem da leitura em crianças com Trissomia 21, e se existe, de facto, uma relação entre computador-software e aprendizagem da leitura em crianças com Trissomia 21. Paralelamente efetuou-se, também, um questionário, de forma a se poder analisar a perceção dos professores face à importância do uso do computador em crianças com Trissomia 21, com o intuito de corroborar ou não os resultados do estudo quase-experimental. Após a realização do estudo quase-experimental, constata-se que há um efeito benéfico do computador, associado ao software “Aprender a Ler com a Mimocas” na metodologia de ensino na aprendizagem leitura em crianças com Trissomia 21. Os resultados do questionário certificam as conclusões obtidas no estudo quase-experimental, uma vez que ressaltam a importância do uso do computador na aprendizagem da leitura em crianças com Trissomia 21. This work was performed under the Master of Science in Education: Special Education and aims to verify whether the use of the software "Learning to Read with Mimocas", associated with the computer, influences the learning of reading in children with Trisomy 21. The choice of this theme relates to the personal taste and appetite for Information and Communication Technologies (ICT), particularly the computer, since, increasingly, this is an attractive way of learning for almost all children. The lack of significant studies in this area, and specifically with children with Special Educational Needs has led to a great curiosity and further investigations to continue this work. Through a quasi-experimental study, we attempted to analyze whether the use of the software mentioned above, influences the learning of reading in children with Trisomy 21, and if there is indeed a relationship between computer software and learning to read in children with trisomy 21. In parallel, we performed also a questionnaire in order to be able to analyze the perception of teachers against the importance of computer use in children with Trisomy 21, in order to prove or disprove the results of quasi-experimental study. After performing quasi-experimental study, it appears that there is a beneficial effect of computer software associated with the "Learn to Read with Mimocas" in teaching methodology in learning reading in children with Trisomy 21. The results of the questionnaire certify the findings obtained in quasi-experimental study, since underscore the importance of computer use in reading acquisition in children with Trisomy 21.[s.n.]Salete, Vanda de LaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaFerreira, Filomena Damil2013-02-15T17:41:27Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3611porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:02:58Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:31.825090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Computador na Aprendizagem da Leitura em Crianças com Síndrome de Down
title O Computador na Aprendizagem da Leitura em Crianças com Síndrome de Down
spellingShingle O Computador na Aprendizagem da Leitura em Crianças com Síndrome de Down
Ferreira, Filomena Damil
Síndrome de Down
Computador
Leitura, Software “Aprender a Ler com a Mimocas”
Down syndrome
Computer
Reading, Software “Learning with Mimocas”
title_short O Computador na Aprendizagem da Leitura em Crianças com Síndrome de Down
title_full O Computador na Aprendizagem da Leitura em Crianças com Síndrome de Down
title_fullStr O Computador na Aprendizagem da Leitura em Crianças com Síndrome de Down
title_full_unstemmed O Computador na Aprendizagem da Leitura em Crianças com Síndrome de Down
title_sort O Computador na Aprendizagem da Leitura em Crianças com Síndrome de Down
author Ferreira, Filomena Damil
author_facet Ferreira, Filomena Damil
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salete, Vanda de La
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Filomena Damil
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome de Down
Computador
Leitura, Software “Aprender a Ler com a Mimocas”
Down syndrome
Computer
Reading, Software “Learning with Mimocas”
topic Síndrome de Down
Computador
Leitura, Software “Aprender a Ler com a Mimocas”
Down syndrome
Computer
Reading, Software “Learning with Mimocas”
description Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2013-02-15T17:41:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/3611
url http://hdl.handle.net/10284/3611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130271157583872