Stresse ocupacional em professores do ensino básico: um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/10502 |
Resumo: | Este trabalho analisa a experiência de stresse, “burnout”, comprometimento organizacional e satisfação/realização em professores do ensino básico (n=94). Avaliaram-se as seguintes dimensões: fontes de stresse, “burnout”, comprometimento organizacional e satisfação/realização profissional, numa metodologia transversal. Sete aspectos devem ser realçados: i) 45% dos professores percepcionaram a profissão como muito stressante; ii) a exaustão emocional foi a dimensão mais prevalente na experiência de “burnout” (10.6%); iii) não foram encontradas diferenças em função do sexo; iv) professores mais novos apresentaram maior stresse relacionado com a carreira docente, despersonalização e menor satisfação e realização pessoal e profissional; v) professores a leccionaram a alunos mais velhos (3º ciclo) evidenciaram maior stresse, despersonalização e menor comprometimento organizacional; vi) professores com vínculos laborais mais instáveis evidenciaram maior stresse relativo à carreira docente e vii) professores com mais horas de trabalho manifestaram maior stresse relativo ao trabalho burocrático. No final, são discutidas algumas implicações práticas dos resultados encontrados. |
id |
RCAP_81ece973452e3f8a55bd79947bea2512 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10502 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Stresse ocupacional em professores do ensino básico: um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionaisStresse“Burnout”ComprometimentoProfessoresEste trabalho analisa a experiência de stresse, “burnout”, comprometimento organizacional e satisfação/realização em professores do ensino básico (n=94). Avaliaram-se as seguintes dimensões: fontes de stresse, “burnout”, comprometimento organizacional e satisfação/realização profissional, numa metodologia transversal. Sete aspectos devem ser realçados: i) 45% dos professores percepcionaram a profissão como muito stressante; ii) a exaustão emocional foi a dimensão mais prevalente na experiência de “burnout” (10.6%); iii) não foram encontradas diferenças em função do sexo; iv) professores mais novos apresentaram maior stresse relacionado com a carreira docente, despersonalização e menor satisfação e realização pessoal e profissional; v) professores a leccionaram a alunos mais velhos (3º ciclo) evidenciaram maior stresse, despersonalização e menor comprometimento organizacional; vi) professores com vínculos laborais mais instáveis evidenciaram maior stresse relativo à carreira docente e vii) professores com mais horas de trabalho manifestaram maior stresse relativo ao trabalho burocrático. No final, são discutidas algumas implicações práticas dos resultados encontrados.Associação Portuguesa de PsicologiaUniversidade do MinhoCorreia, TâniaGomes, António RuiMoreira, Susana Maria do Nascimento Horta2010-03-262010-03-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/10502porSIMPÓSIO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA, 10, Braga, 2010 – “Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”. [Lisboa : Associação Portuguesa de Psicologia, 2010]. p.1477-1493.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:06:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:57:46.163375Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Stresse ocupacional em professores do ensino básico: um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionais |
title |
Stresse ocupacional em professores do ensino básico: um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionais |
spellingShingle |
Stresse ocupacional em professores do ensino básico: um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionais Correia, Tânia Stresse “Burnout” Comprometimento Professores |
title_short |
Stresse ocupacional em professores do ensino básico: um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionais |
title_full |
Stresse ocupacional em professores do ensino básico: um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionais |
title_fullStr |
Stresse ocupacional em professores do ensino básico: um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionais |
title_full_unstemmed |
Stresse ocupacional em professores do ensino básico: um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionais |
title_sort |
Stresse ocupacional em professores do ensino básico: um estudo sobre as diferenças pessoais e profissionais |
author |
Correia, Tânia |
author_facet |
Correia, Tânia Gomes, António Rui Moreira, Susana Maria do Nascimento Horta |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, António Rui Moreira, Susana Maria do Nascimento Horta |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Tânia Gomes, António Rui Moreira, Susana Maria do Nascimento Horta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Stresse “Burnout” Comprometimento Professores |
topic |
Stresse “Burnout” Comprometimento Professores |
description |
Este trabalho analisa a experiência de stresse, “burnout”, comprometimento organizacional e satisfação/realização em professores do ensino básico (n=94). Avaliaram-se as seguintes dimensões: fontes de stresse, “burnout”, comprometimento organizacional e satisfação/realização profissional, numa metodologia transversal. Sete aspectos devem ser realçados: i) 45% dos professores percepcionaram a profissão como muito stressante; ii) a exaustão emocional foi a dimensão mais prevalente na experiência de “burnout” (10.6%); iii) não foram encontradas diferenças em função do sexo; iv) professores mais novos apresentaram maior stresse relacionado com a carreira docente, despersonalização e menor satisfação e realização pessoal e profissional; v) professores a leccionaram a alunos mais velhos (3º ciclo) evidenciaram maior stresse, despersonalização e menor comprometimento organizacional; vi) professores com vínculos laborais mais instáveis evidenciaram maior stresse relativo à carreira docente e vii) professores com mais horas de trabalho manifestaram maior stresse relativo ao trabalho burocrático. No final, são discutidas algumas implicações práticas dos resultados encontrados. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-26 2010-03-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/10502 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/10502 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
SIMPÓSIO NACIONAL DE INVESTIGAÇÃO EM PSICOLOGIA, 10, Braga, 2010 – “Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia”. [Lisboa : Associação Portuguesa de Psicologia, 2010]. p.1477-1493. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Portuguesa de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132366754545664 |