O erro como caminho para aprendizagem das operações com números naturais : um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Augusto, Ana Alexandra Fernandes, 1982-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7689
Resumo: Tese de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_81f1dd9c6113f7efbfb86e5b3dd300dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7689
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O erro como caminho para aprendizagem das operações com números naturais : um estudo com alunos do 2º ano de escolaridadeDidáctica da matemáticaAvaliação formativaFeedbackTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente estudo procurou analisar e compreender os erros que alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, nomeadamente do 2º ano de escolaridade, cometem em tarefas que tenham por base o trabalho com Números e Operações, seguindo o Programa de Matemática para o Ensino Básico, bem como investigar quais os dispositivos reguladores utilizados pelo professor que proporcionam uma aprendizagem com compreensão. Optou-se por utilizar uma abordagem qualitativa de cunho interpretativo, onde a professora assumiu o papel de investigadora. Considerámos como caso três alunos com diferentes perfis. A recolha de dados realizou-se entre outubro de 2011 e março de 2012. Utilizaram-se como meio de recolha de dados: entrevistas semiestruturadas a alunos (gravadas em suporte áudio e transcritas na integra); recolha documental (as produções escritas pelos alunos, resolução das tarefas e as reflexões escritas por cada aluno caso, quando a tarefa terminava); observação de aulas (com registo áudio) acompanhada de notas de campo elaboradas pela professora. Para a análise dos dados foi feito um trabalho de pesquisa e consulta de diversos autores que permitiu estabelecer uma categorização e tipificação do erro cometido por cada aluno. O estudo permitiu concluir que os dispositivos reguladores utilizados pela professora (questionamento oral, a opção de realizar as tarefas em grupo, o pedido de reflexões escritas a elaborar pelos alunos) proporcionaram a criação na sala de aula de um conjunto de experiências de reflexão, crítica, discussão e concretização, conduzindo os alunos não apenas à solução correta, mas ao questionamento das suas próprias produções, resultando daí uma melhor aprendizagem.The present study sought to analyse and understand the errors that primary students, namely from 2nd grade, usually make in tasks that are based on working with Numbers and Operations, following the Mathematics Program for Basic Education, as well as to investigate which regulating devices used by the teacher provide a learning with understanding. We chose to use a qualitative interpretative approach, where the teacher assumed the role of investigator. We considered as case three students with different profiles. Data collection took place between October 2011 and March 2011. It was used as a means of data collection: semi-structured interviews with students (support audio recorded and transcribed in full); collection of documents (written productions by students, solving the tasks and reflections written by each case student when the job ended); classroom observation (with audio recording) accompanied by field notes prepared by the teacher. For the data analysis was done a research and consultation of various authors which established a categorization and classification of the mistake made by each student. The study concluded that the regulating devices used by the teacher (oral questioning, the option to perform group tasks, the request of reflections to be written by students) resulted in the creation of a set of experiences for reflection, critical, discussion and implementation in the classroom, leading students not only to the correct solution, but to the questioning of their own productions, resulting in a better learning.Santos, Leonor, 1949-Repositório da Universidade de LisboaAugusto, Ana Alexandra Fernandes, 1982-2013-02-07T17:15:02Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7689porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:27.340222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O erro como caminho para aprendizagem das operações com números naturais : um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
title O erro como caminho para aprendizagem das operações com números naturais : um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
spellingShingle O erro como caminho para aprendizagem das operações com números naturais : um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
Augusto, Ana Alexandra Fernandes, 1982-
Didáctica da matemática
Avaliação formativa
Feedback
Teses de mestrado - 2012
title_short O erro como caminho para aprendizagem das operações com números naturais : um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
title_full O erro como caminho para aprendizagem das operações com números naturais : um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
title_fullStr O erro como caminho para aprendizagem das operações com números naturais : um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
title_full_unstemmed O erro como caminho para aprendizagem das operações com números naturais : um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
title_sort O erro como caminho para aprendizagem das operações com números naturais : um estudo com alunos do 2º ano de escolaridade
author Augusto, Ana Alexandra Fernandes, 1982-
author_facet Augusto, Ana Alexandra Fernandes, 1982-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Leonor, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Augusto, Ana Alexandra Fernandes, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Didáctica da matemática
Avaliação formativa
Feedback
Teses de mestrado - 2012
topic Didáctica da matemática
Avaliação formativa
Feedback
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-02-07T17:15:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7689
url http://hdl.handle.net/10451/7689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134217226944512