Uma história dos instrumentos musicais: contributos para o desenvolvimento de um guião de uma exposição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/81512 |
Resumo: | O presente trabalho pretende reflectir sobre o modo como os instrumentos musicais podem ser trabalhados e comunicados enquanto tema central de uma exposição de um museu, mais concretamente na exposição permanente do Museu Nacional da Música (Lisboa). Tendo em conta esse objectivo, este trabalho começa por caracterizar o Museu Nacional da Música, avaliando/diagnosticando a sua exposição permanente, tendo já por base a proposta de programa expositivo realizada para esta instituição por Rui Pedro Nunes, em 2012, para em seguida procurar perceber as alterações que esta exposição sofreu desde então. Partindo das principais conclusões resultantes dessa fase preparatória, o trabalho ambiciona desenvolver um conceito de exposição, produzindo um guião consolidado numa proposta de reprogramação da exposição permanente do Museu Nacional da Música. Com a proposta apresentada, pretende-se, essencialmente, fornecer algumas linhas direccionais que possam ser trabalhados a partir de um conhecimento mais aprofundado das colecções do museu e assume-se como objectivo principal a produção de um modelo de exposição que possa corresponder às expectativas do Museu Nacional da Música, bem como projectá-lo enquanto instituição museal de futuro. Este trabalho não adopta o Acordo Otográfico de 1990. |
id |
RCAP_820d91102ee62f28f865b7992fbcecc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/81512 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma história dos instrumentos musicais: contributos para o desenvolvimento de um guião de uma exposiçãoMuseu Nacional da MúsicaInstrumentos MusicaisMúsicaPatrimónio MusicalExposiçãoMusical InstrumentsMusicMusical HeritageExhibitionO presente trabalho pretende reflectir sobre o modo como os instrumentos musicais podem ser trabalhados e comunicados enquanto tema central de uma exposição de um museu, mais concretamente na exposição permanente do Museu Nacional da Música (Lisboa). Tendo em conta esse objectivo, este trabalho começa por caracterizar o Museu Nacional da Música, avaliando/diagnosticando a sua exposição permanente, tendo já por base a proposta de programa expositivo realizada para esta instituição por Rui Pedro Nunes, em 2012, para em seguida procurar perceber as alterações que esta exposição sofreu desde então. Partindo das principais conclusões resultantes dessa fase preparatória, o trabalho ambiciona desenvolver um conceito de exposição, produzindo um guião consolidado numa proposta de reprogramação da exposição permanente do Museu Nacional da Música. Com a proposta apresentada, pretende-se, essencialmente, fornecer algumas linhas direccionais que possam ser trabalhados a partir de um conhecimento mais aprofundado das colecções do museu e assume-se como objectivo principal a produção de um modelo de exposição que possa corresponder às expectativas do Museu Nacional da Música, bem como projectá-lo enquanto instituição museal de futuro. Este trabalho não adopta o Acordo Otográfico de 1990.The present work intends to reflect on how the musical instruments can be worked and communicated as the central theme of a museum exhibition, more concretely in the permanent exhibition of the Museu Nacional da Música (Lisbon). Taking this objective into account, this work begins by characterizing the Museu Nacional da Música, evaluating/diagnosing its permanent exhibition, based on the proposal of an exhibition program held for this institution by Rui Pedro Nunes in 2012, perceiving the changes that this exhibition has suffered since then. Based on the main conclusions of this preparatory phase, the work aims to develop a concept of exhibition, producing a consolidated guide in a proposal for reprogramming the permanent exhibition of the Museu Nacional da Música. With the proposal presented, the main intent is to provide some directional lines that can be worked out by a more in-depth knowledge of the museum's collections and the main objective is the production of an exhibition model that may correspond to the expectations of the Museu Nacional da Música, as well as projecting it as a future museum institution. The Portuguese Orthographic Agreement (1990) is not adopted in this work.Cymbron, LuísaNunes, Rui PedroRUNRocha, Marisa Isabel Girardin2019-09-17T09:51:10Z2019-07-182019-03-282019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/81512TID:202266532porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-22T17:40:46Zoai:run.unl.pt:10362/81512Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-22T17:40:46Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma história dos instrumentos musicais: contributos para o desenvolvimento de um guião de uma exposição |
title |
Uma história dos instrumentos musicais: contributos para o desenvolvimento de um guião de uma exposição |
spellingShingle |
Uma história dos instrumentos musicais: contributos para o desenvolvimento de um guião de uma exposição Rocha, Marisa Isabel Girardin Museu Nacional da Música Instrumentos Musicais Música Património Musical Exposição Musical Instruments Music Musical Heritage Exhibition |
title_short |
Uma história dos instrumentos musicais: contributos para o desenvolvimento de um guião de uma exposição |
title_full |
Uma história dos instrumentos musicais: contributos para o desenvolvimento de um guião de uma exposição |
title_fullStr |
Uma história dos instrumentos musicais: contributos para o desenvolvimento de um guião de uma exposição |
title_full_unstemmed |
Uma história dos instrumentos musicais: contributos para o desenvolvimento de um guião de uma exposição |
title_sort |
Uma história dos instrumentos musicais: contributos para o desenvolvimento de um guião de uma exposição |
author |
Rocha, Marisa Isabel Girardin |
author_facet |
Rocha, Marisa Isabel Girardin |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cymbron, Luísa Nunes, Rui Pedro RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Marisa Isabel Girardin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Museu Nacional da Música Instrumentos Musicais Música Património Musical Exposição Musical Instruments Music Musical Heritage Exhibition |
topic |
Museu Nacional da Música Instrumentos Musicais Música Património Musical Exposição Musical Instruments Music Musical Heritage Exhibition |
description |
O presente trabalho pretende reflectir sobre o modo como os instrumentos musicais podem ser trabalhados e comunicados enquanto tema central de uma exposição de um museu, mais concretamente na exposição permanente do Museu Nacional da Música (Lisboa). Tendo em conta esse objectivo, este trabalho começa por caracterizar o Museu Nacional da Música, avaliando/diagnosticando a sua exposição permanente, tendo já por base a proposta de programa expositivo realizada para esta instituição por Rui Pedro Nunes, em 2012, para em seguida procurar perceber as alterações que esta exposição sofreu desde então. Partindo das principais conclusões resultantes dessa fase preparatória, o trabalho ambiciona desenvolver um conceito de exposição, produzindo um guião consolidado numa proposta de reprogramação da exposição permanente do Museu Nacional da Música. Com a proposta apresentada, pretende-se, essencialmente, fornecer algumas linhas direccionais que possam ser trabalhados a partir de um conhecimento mais aprofundado das colecções do museu e assume-se como objectivo principal a produção de um modelo de exposição que possa corresponder às expectativas do Museu Nacional da Música, bem como projectá-lo enquanto instituição museal de futuro. Este trabalho não adopta o Acordo Otográfico de 1990. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-17T09:51:10Z 2019-07-18 2019-03-28 2019-07-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/81512 TID:202266532 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/81512 |
identifier_str_mv |
TID:202266532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545705217064960 |