Os riscos relacionados com a gestão das associações de estudantes e associações académicas do ensino superior em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Inês Fernandes dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27422
Resumo: Ao longo das últimas duas décadas, é possível identificar um conjunto de notícias que alertavam para a existência de um conjunto de riscos de gestão nas AEs/AAs do Ensino Superior, em Portugal. Apesar destes incidentes não serem uma especificidade portuguesa, importa, no entanto, compreender quais os riscos que ameaçam a gestão atual das AEs/AAs, mas também entender como a comunidade académica encara estas questões, e apontar medidas para potenciar melhores práticas de gestão e mitigar potenciais riscos. Em específico, procura-se entender como é que os estudantes universitários percecionam estes riscos e de que modo estas perceções afetam os seus níveis de confiança no trabalho destas estruturas. Para auscultar os estudantes universitários, foi construído um inquérito tendo por base duas etapas metodológicas: (i) análise documental (de notícias e outros documentos relevantes) e (ii) realização de entrevistas exploratórias (a dirigentes associativos e a um conjunto de stakeholders). Estas etapas foram importantes para identificar um conjunto de riscos de gestão, relacionados com a integridade, transparência e com a democracia interna destas Associações. Com este estudo foi possível concluir que níveis elevados de satisfação com a integridade, a transparência e com a democracia interna da AE/AA impactam positivamente o nível de confiança dos estudantes no trabalho destas estruturas. Também foi possível concluir que, dado o seu enquadramento, é difícil formular políticas públicas para lidar com estas questões, mas que podem ser implementadas um conjunto de medidas para fomentar melhores práticas, tendo por base princípios como a integridade, a transparência e a democraticidade.
id RCAP_823a94d9f1d9647767eccbcf02668ade
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27422
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os riscos relacionados com a gestão das associações de estudantes e associações académicas do ensino superior em PortugalAssociações de estudantesIntegridadeTransparênciaRiscos de gestãoStudents associationEnsino superior -- Higher educationIntegrityTransparencyDemocracia -- DemocracyManagement risksAo longo das últimas duas décadas, é possível identificar um conjunto de notícias que alertavam para a existência de um conjunto de riscos de gestão nas AEs/AAs do Ensino Superior, em Portugal. Apesar destes incidentes não serem uma especificidade portuguesa, importa, no entanto, compreender quais os riscos que ameaçam a gestão atual das AEs/AAs, mas também entender como a comunidade académica encara estas questões, e apontar medidas para potenciar melhores práticas de gestão e mitigar potenciais riscos. Em específico, procura-se entender como é que os estudantes universitários percecionam estes riscos e de que modo estas perceções afetam os seus níveis de confiança no trabalho destas estruturas. Para auscultar os estudantes universitários, foi construído um inquérito tendo por base duas etapas metodológicas: (i) análise documental (de notícias e outros documentos relevantes) e (ii) realização de entrevistas exploratórias (a dirigentes associativos e a um conjunto de stakeholders). Estas etapas foram importantes para identificar um conjunto de riscos de gestão, relacionados com a integridade, transparência e com a democracia interna destas Associações. Com este estudo foi possível concluir que níveis elevados de satisfação com a integridade, a transparência e com a democracia interna da AE/AA impactam positivamente o nível de confiança dos estudantes no trabalho destas estruturas. Também foi possível concluir que, dado o seu enquadramento, é difícil formular políticas públicas para lidar com estas questões, mas que podem ser implementadas um conjunto de medidas para fomentar melhores práticas, tendo por base princípios como a integridade, a transparência e a democraticidade.Over the last two decades, it has been possible to identify a set of news that warned us of the existence of a group of management risks in Higher Educations Students’ Associations in Portugal. Although these risks are not specific and unique in the Portuguese reality, it’s important for us to understand which risks threaten the management of these Students’ Associations, how the academic community faces these questions, and which measures are best suited to manage and mitigate potential risks. Specifically, we seek to understand how university students perceive these risks, and how these perceptions affect their own personal levels of trust on these structures. To this end, we built and applied a survey, which was constructed on a basis of documental analysis of relevant news and other documents and exploratory interviews with associative leaders and other stakeholders. These were important steps to identify a group of management risks regarding the integrity, transparency, and internal democracy of these Associations. We conclude that high levels of satisfaction with integrity, transparency, and internal democracy of Students’ Associations, positively impact student’s level of confidence in the work of these structures. It was also possible to conclude that given the legal framework of these Associations, it is difficult to formulate public policies to deal with these issues. However, it is possible to implement a set of measures based on principles such as integrity, transparency, and democracy to foster better practices.2023-01-24T16:21:04Z2022-12-17T00:00:00Z2022-12-172022-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27422TID:203173945porSantos, Inês Fernandes dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:24:34Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:11:09.888120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os riscos relacionados com a gestão das associações de estudantes e associações académicas do ensino superior em Portugal
title Os riscos relacionados com a gestão das associações de estudantes e associações académicas do ensino superior em Portugal
spellingShingle Os riscos relacionados com a gestão das associações de estudantes e associações académicas do ensino superior em Portugal
Santos, Inês Fernandes dos
Associações de estudantes
Integridade
Transparência
Riscos de gestão
Students association
Ensino superior -- Higher education
Integrity
Transparency
Democracia -- Democracy
Management risks
title_short Os riscos relacionados com a gestão das associações de estudantes e associações académicas do ensino superior em Portugal
title_full Os riscos relacionados com a gestão das associações de estudantes e associações académicas do ensino superior em Portugal
title_fullStr Os riscos relacionados com a gestão das associações de estudantes e associações académicas do ensino superior em Portugal
title_full_unstemmed Os riscos relacionados com a gestão das associações de estudantes e associações académicas do ensino superior em Portugal
title_sort Os riscos relacionados com a gestão das associações de estudantes e associações académicas do ensino superior em Portugal
author Santos, Inês Fernandes dos
author_facet Santos, Inês Fernandes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Inês Fernandes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Associações de estudantes
Integridade
Transparência
Riscos de gestão
Students association
Ensino superior -- Higher education
Integrity
Transparency
Democracia -- Democracy
Management risks
topic Associações de estudantes
Integridade
Transparência
Riscos de gestão
Students association
Ensino superior -- Higher education
Integrity
Transparency
Democracia -- Democracy
Management risks
description Ao longo das últimas duas décadas, é possível identificar um conjunto de notícias que alertavam para a existência de um conjunto de riscos de gestão nas AEs/AAs do Ensino Superior, em Portugal. Apesar destes incidentes não serem uma especificidade portuguesa, importa, no entanto, compreender quais os riscos que ameaçam a gestão atual das AEs/AAs, mas também entender como a comunidade académica encara estas questões, e apontar medidas para potenciar melhores práticas de gestão e mitigar potenciais riscos. Em específico, procura-se entender como é que os estudantes universitários percecionam estes riscos e de que modo estas perceções afetam os seus níveis de confiança no trabalho destas estruturas. Para auscultar os estudantes universitários, foi construído um inquérito tendo por base duas etapas metodológicas: (i) análise documental (de notícias e outros documentos relevantes) e (ii) realização de entrevistas exploratórias (a dirigentes associativos e a um conjunto de stakeholders). Estas etapas foram importantes para identificar um conjunto de riscos de gestão, relacionados com a integridade, transparência e com a democracia interna destas Associações. Com este estudo foi possível concluir que níveis elevados de satisfação com a integridade, a transparência e com a democracia interna da AE/AA impactam positivamente o nível de confiança dos estudantes no trabalho destas estruturas. Também foi possível concluir que, dado o seu enquadramento, é difícil formular políticas públicas para lidar com estas questões, mas que podem ser implementadas um conjunto de medidas para fomentar melhores práticas, tendo por base princípios como a integridade, a transparência e a democraticidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-17T00:00:00Z
2022-12-17
2022-10
2023-01-24T16:21:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/27422
TID:203173945
url http://hdl.handle.net/10071/27422
identifier_str_mv TID:203173945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134665526738944