Educação inclusiva no Brasil e em Portugal: perspetivas de docentes de educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendanha, Fabiana de França
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/18332
Resumo: Ao longo da história, o processo de inclusão da pessoa com deficiência passou por diversas fases. Antes de atingirmos este conceito de escola inclusiva, há um longo período na história de movimentos e lutas para incluir a pessoa com deficiência na sociedade e na escola. A participação social das pessoas com deficiência perpassa por quatro estágios: Exclusão, segregação, integração e inclusão que deu seu início com a Declaração de Salamanca, nos anos 90 do século XX. As escolas passaram a seguir o estabelecido neste documento, porém com uma postura ambígua, aceitando as crianças com deficiência, mas mantendo a mesma estrutura, sem qualificação profissional e mudanças na organização escolar. A partir da experiência profissional da autora desta pesquisa na educação de pessoas com deficiência visual, questiona se: Como acontece o processo de inclusão dos alunos com deficiência visual nos países objeto deste estudo, Brasil e Portugal? Quais as perspetivas dos docentes dos dois países acerca da inclusão? Quais os agentes responsáveis pelo processo inclusivo nas escolas públicas? Como ocorre a flexibilização do currículo e adaptação para o aluno com deficiência visual? Quais as maiores barreiras encontradas pelos professores na prática pedagógica inclusiva? Para este fim, foram realizadas entrevistas com educadores e professores, docentes na área de deficiência visual, nos dois países com o objetivo de apresentar e comentar alguns dados levantados que são importantes para analisar perspetiva sobre a Educação Especial e Inclusiva no Brasil e Portugal. Os dados apontam para a existência de um esforço comum para promoção da inclusão nas escolas, particularmente dos professores dos alunos com deficiência visual. Os dois países promovem políticas públicas no sentido da inclusão, mas existem défices na concretização, particularmente nos recursos didáticos adequados aos alunos, na colaboração entre professores e na formação de professores. De um modo geral, a escola inclusiva, atualmente, ainda apresenta algumas dificuldades a serem vencidas: recursos humanos qualificados, recursos pedagógicos, físicos, a formação e a capacitação docente para a concretização do sistema educacional que inclua a todos verdadeiramente.
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A partir da experiência profissional da autora desta pesquisa na educação de pessoas com deficiência visual, questiona se: Como acontece o processo de inclusão dos alunos com deficiência visual nos países objeto deste estudo, Brasil e Portugal? Quais as perspetivas dos docentes dos dois países acerca da inclusão? Quais os agentes responsáveis pelo processo inclusivo nas escolas públicas? Como ocorre a flexibilização do currículo e adaptação para o aluno com deficiência visual? Quais as maiores barreiras encontradas pelos professores na prática pedagógica inclusiva? Para este fim, foram realizadas entrevistas com educadores e professores, docentes na área de deficiência visual, nos dois países com o objetivo de apresentar e comentar alguns dados levantados que são importantes para analisar perspetiva sobre a Educação Especial e Inclusiva no Brasil e Portugal. Os dados apontam para a existência de um esforço comum para promoção da inclusão nas escolas, particularmente dos professores dos alunos com deficiência visual. Os dois países promovem políticas públicas no sentido da inclusão, mas existem défices na concretização, particularmente nos recursos didáticos adequados aos alunos, na colaboração entre professores e na formação de professores. De um modo geral, a escola inclusiva, atualmente, ainda apresenta algumas dificuldades a serem vencidas: recursos humanos qualificados, recursos pedagógicos, físicos, a formação e a capacitação docente para a concretização do sistema educacional que inclua a todos verdadeiramente.Throughout history, the process of inclusion of the person with disabilities has gone through several phases. Before we reach this concept of inclusive school, there is a long period in the history of movements and struggles to include the person with disabilities in society and in school. The social participation of people with disabilities goes through four stages: Exclusion, segregation, integration, and inclusion, which began with the Declaration of Salamanca, in the 1990s. The schools started to follow what was established in this document, but with an ambiguous posture, accepting children with disabilities, but keeping the same structure, without professional qualification and changes in the school organization. From the professional experience of the author of this research in the education of people with visual impairment, the question arises: How does the process of inclusion of students with visual impairment happen in the countries object of this study, Brazil, and Portugal? What are the perspectives of teachers in both countries about inclusion? Who are the agents responsible for the inclusive process in public schools? How does the flexibility of the curriculum and adaptation for the visually impaired student occur? What are the major barriers encountered by teachers in inclusive pedagogical practice? To this end, interviews were conducted with educators and teachers, teachers in the area of visual impairment in both countries in order to present and comment on some data collected that are important to analyse the perspective on Special and Inclusive Education in Brazil and Portugal. The data points to the existence of a common effort to promote inclusion in schools, particularly of teachers of students with visual impairment. Both countries promote public policies towards inclusion, but there are deficits in the implementation, particularly in teaching resources suitable for students, collaboration between teachers and teacher training. In general, the inclusive school, currently, still presents some difficulties to be overcome: qualified human resources, pedagogical and physical resources, training and teacher training for the realization of the educational system that truly includes everyone.Guerreiro, AntónioSapientiaMendanha, Fabiana de França2022-10-06T13:25:10Z2021-11-222021-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/18332TID:202913899porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:30:35Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18332Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:08.061945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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