Rendibilidade de um comercial bancário e o seu valor como ativo intangível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Jaime Hernandez
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13446
Resumo: Neste trabalho pretende-se analisar as formas de um funcionário comercial contribuir para uma maior rentabilidade em função do comissionamento oriundo do cross selling e da margem financeira obtida na negociação e colocação de produtos bancários. Esta análise permite avaliar, face ao seu desempenho, o seu valor como ativo intangível. Nem sempre de fácil mensuração, a intangibilidade dos ativos duma organização tem sido o fator diferenciador, o aditivo, o suplemento que marca a diferença cada vez mais na alavancagem das mais-valias duma empresa. Outro desafio deste trabalho é apontar e sugerir aspetos que devem ser observados, como a proatividade, a prossecução dos objectivos comerciais, a procura constante da satisfação do cliente, a fidelização do cliente, a perspicácia do gestor, para apercebermo-nos dos modernos conceitos de gestão. Penso que se trata de aspetos que podem contribuir em si mesmo para uma melhoria nos serviços prestados por parte do comercial bancário para com o cliente. Verificamos neste trabalho que o controlo de gestão é primordial na avaliação de desempenho da organização, proporciona ferramentas imprescindíveis ao gestor para de uma forma eficiente e eficaz concretizar os objetivos propostos. A crescente globalização, o aumento da concorrência e a abertura dos mercados, forçam as organizações a maior rigor na sua análise interna e na definição da sua estratégia. Em resultado do progresso tecnológico, há uma maior velocidade na circulação da informação, implicando uma acrescida criatividade na gestão dos negócios, uma maior capacidade de inovação e um espírito mais empreendedor, dado que os clientes se tornaram mais exigentes e mais conscientes dos seus direitos. Nos últimos anos os gestores mudaram a sua forma de atuar e adotaram métodos inovadores que privilegiam cada vez mais o controlo, permitindo medir o desempenho das organizações e implementar medidas corretivas sempre que se verifiquem desvios face ao planeamento e aos objetivos definidos. Neste contexto, o controlo é uma função muito relevante da gestão, uma vez que o processo de acompanhamento da estratégia se tornou fundamental.
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