Das expectativas aos efeitos sociológicos da formação profissional (Dossier «A função identitária da empresa. A comunicação e a formação como factores estruturantes», organizado por Duarte Pimentel)
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Data de Publicação: | 1996 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/1040 |
Resumo: | Pretende-se analisar as expectativas e os efeitos sociológicos da Formação Profissional tendo como premissa as referências teóricas e os dados empíricos recolhidos durante o processo de pesquisa. O estudo, por um lado, das expectativas e, por outro, dos efeitos demonstra que a formação produz um movimento dos indivíduos, das suas culturas, das suas interacções e dos sistemas sociais que suportam as suas relações organizadas. E ainda que na complexidade do sistema de suas relações afectivas no trabalho induz alterações não só nos processos de relações inter-pessoais e identitárias, mas também nas relações inter-instituições e no universo de representações mentais. |
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Das expectativas aos efeitos sociológicos da formação profissional (Dossier «A função identitária da empresa. A comunicação e a formação como factores estruturantes», organizado por Duarte Pimentel)Formação profissionalExpectativas face à formaçãoEfeitos da formaçãoVocational trainingExpectations of trainingEffects of trainingPretende-se analisar as expectativas e os efeitos sociológicos da Formação Profissional tendo como premissa as referências teóricas e os dados empíricos recolhidos durante o processo de pesquisa. O estudo, por um lado, das expectativas e, por outro, dos efeitos demonstra que a formação produz um movimento dos indivíduos, das suas culturas, das suas interacções e dos sistemas sociais que suportam as suas relações organizadas. E ainda que na complexidade do sistema de suas relações afectivas no trabalho induz alterações não só nos processos de relações inter-pessoais e identitárias, mas também nas relações inter-instituições e no universo de representações mentais.It is our intention to analyse the expectations and the sociological effects of professional training, reasoning theorical references and empiric data assembled during the research process, The study of both expectations and effects shows that training causes individuals to question on their cultures, on their interactions, on the social systems they bear, and on their organised relations. Furthermore, on the complex system of their affective relations at work, infers changes not only on the interpersonal and interidentity, relations process, but also in the relations between institutions and in the universe of mental representations.On a bien voulu analyser les expectatives et les effets sociologiques de la formation professionnelle, a partir des références théoriques et des donnés empiriques recuillés tout au long du processus de recherche. L"étude, soit des expectatives, soit des effects de la formation aboutit à un mouvement des individus, de leurs cultures, de leurs interactions, aussi bien que des systèmes sociaux qu"ils supportent, et de leurs rapports organisés. En ce qui concerne la complexité du système de leurs rapports afectives au travail, la formation induit à des changements pas seulement sur les processus de rapport entre les individus et les identités, mais aussi sur les rapports avec les institutions et dans l"univers des représentations mentales.Se pretende analizar las expectativas y los efectos sociológicos de la formación profesional teniendo como permisa las referencias teóricas y los datos empíricos recogidos durante el proceso de investigación. El estudio, por un lado de las expectativas y por otro, de los efectos, demuestra que la formación produce un movimiento de los individuos, de las culturas, de sus interacciones y de los sistemas sociales que soportan sus relaciones organizadas. Y aunque la complejidad del sistema de sus relaciones afectivas en el trabajo, induce alteraciones, no solo en los procesos de relaciones inter-personales e identitarias, sino también en las relaciones inter-institucionales y en el universo de representaciones mentales.CIES-ISCTE / CELTA2008-12-22T17:22:23Z1996-05-01T00:00:00Z1996-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/1040por0873-6529Godinho, RosáriaGonçalves, FilomenaPimentel, DuarteVieira, Céliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:47:58Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/1040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:20.346523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Pretende-se analisar as expectativas e os efeitos sociológicos da Formação Profissional tendo como premissa as referências teóricas e os dados empíricos recolhidos durante o processo de pesquisa. O estudo, por um lado, das expectativas e, por outro, dos efeitos demonstra que a formação produz um movimento dos indivíduos, das suas culturas, das suas interacções e dos sistemas sociais que suportam as suas relações organizadas. E ainda que na complexidade do sistema de suas relações afectivas no trabalho induz alterações não só nos processos de relações inter-pessoais e identitárias, mas também nas relações inter-instituições e no universo de representações mentais. |
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