A importância do Projeto Político-Pedagógico como instrumento de planeamento institucional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/2381 |
Resumo: | Trabalho de Projeto apresentado para obtenção do grau de Mestre na área de Ciências da Educação/Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém/Portugal. |
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A importância do Projeto Político-Pedagógico como instrumento de planeamento institucionalprojeto político-pedagógicoplaneamento educacionalgestão democráticaautonomia das escolaspolitical-pedagogical projecteducational planningdemocratic managementautonomy of schoolsTrabalho de Projeto apresentado para obtenção do grau de Mestre na área de Ciências da Educação/Administração Educacional da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém/Portugal.Reconhecendo que o Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um importante instrumento de planeamento institucional a nível local, o presente estudo teve como objetivo analisar as possíveis contribuições deste documento no direcionamento das práticas educativas em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB). Para se alcançar o objetivo proposto, buscou-se conhecer a percepção dos diversos atores da comunidade escolar (gestores, professores, funcionários e estudantes) envolvidos na elaboração, execução e avaliação do documento. Trata-se de um estudo de caso misto, onde a recolha de dados foi de caráter qualitativo (análise documental e entrevista semiestruturada) e quantitativo (questionários). Os resultados da pesquisa apontaram para que apesar do PPP do campus apresentar estrutura e fundamentação adequados, a maior contribuição do documento decorreu durante sua elaboração. Esta fase inicial envolveu diferentes segmentos da comunidade escolar, favorecendo a reflexão coletiva sobre as necessidades do campus, os princípios e diretrizes que iriam nortear as suas ações, bem como a definição das estratégias necessárias para alcançar as metas e prioridades definidas. Porém, o processo de execução e acompanhamento do projeto revelou-se deficitário, condição que enfraqueceu a importância do documento em toda sua potencialidade e alcance, pois com o tempo o projeto ficou esquecido, não sendo uma referência para as ações da comunidade escolar. A partir das limitações identificadas, apresentam-se sugestões de melhoria para as fases da avaliação, reformulação e acompanhamento da execução do PPP da instituição.Recognizing that the Political-Pedagogical Project (PPP) is an important instrument of local institutional planning, the present study aimed to analyze the possible contributions of this document in the direction of educational practices in a campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Brasília (IFB). In order to reach the proposed objective, we sought to know the perception of the various actors of the school community (managers, teachers, employees and students) involved in the elaboration, execution and evaluation of the document. This is a mixed case study, where the data collection was qualitative (documentary analysis and semi-structured interview) and quantitative (questionnaires). The results of the research pointed out that although the campus PPP presents adequate structure and rationale, the greatest contribution of the document was during its elaboration. This initial phase involved different segments of the school community, favoring collective reflection on the needs of the campus, the principles and guidelines that would guide their actions, as well as the definition of strategies needed to achieve the goals and priorities defined. However, the project execution and monitoring process proved to be deficient, a condition that weakened the importance of the document in all its potential and scope, because over time the project was forgotten, not being a reference for the actions of the school community. From the identified limitations, suggestions for improvement are presented for the evaluation, reformulation and monitoring phases of the implementation of the institution's PPP.Cardona, Maria JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémSilva, Betânia Morais de Oliveira da2018-12-12T16:57:57Z2018-11-272018-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/2381TID:202035271por202035271info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:33:21Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/2381Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:54:27.643991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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