Psicologia pediátrica e seus desafios actuais na formação, pesquisa e intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Marina
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Moré, Carmen Ocampo, Barros, Luísa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/6106
Resumo: O presente artigo visa apresentar os desafios actuais da psicologia pediátrica no âmbito da formação, pesquisa e intervenção. Após breve resgate histórico das diferentes áreas que se conjugam na psicologia pediátrica, enquanto campo teórico-científico, analisa-se a formação nessa área, observando-se o constante processo de “desconstrução de saberes tradicionais”, não os renegando enquanto conhecimentos já instituídos cientificamente, mas integrando- os na intervenção e ou pesquisa, a partir das demandas que se impõem ao profissional no contexto infantil. Nessa perspectiva, aponta-se a necessidade do mesmo desenvolver, durante sua formação, as habilidades e competências necessárias para actuar de forma contextualizada com crianças, suas famílias e equipe de saúde. Assim as acções do profissional de psicologia pediátrica devem ser necessariamente orientadas pelos pressupostos da humanização, integralidade e promoção da saúde, visto que não se concebe mais a dissociação das acções da esfera físico-mental-social, no atendimento à saúde infantil.
id RCAP_82764b4d46a0c277b701ff6ec8a15995
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6106
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Psicologia pediátrica e seus desafios actuais na formação, pesquisa e intervençãoPsicologia pediátricaFormaçãoPesquisaIntervençãoPediatric psychologyTrainingResearchInterventionO presente artigo visa apresentar os desafios actuais da psicologia pediátrica no âmbito da formação, pesquisa e intervenção. Após breve resgate histórico das diferentes áreas que se conjugam na psicologia pediátrica, enquanto campo teórico-científico, analisa-se a formação nessa área, observando-se o constante processo de “desconstrução de saberes tradicionais”, não os renegando enquanto conhecimentos já instituídos cientificamente, mas integrando- os na intervenção e ou pesquisa, a partir das demandas que se impõem ao profissional no contexto infantil. Nessa perspectiva, aponta-se a necessidade do mesmo desenvolver, durante sua formação, as habilidades e competências necessárias para actuar de forma contextualizada com crianças, suas famílias e equipe de saúde. Assim as acções do profissional de psicologia pediátrica devem ser necessariamente orientadas pelos pressupostos da humanização, integralidade e promoção da saúde, visto que não se concebe mais a dissociação das acções da esfera físico-mental-social, no atendimento à saúde infantil.The present article aims to present the current challenges of pediatric psychology in the scope of the training, research and intervention. After a brief historical description of the different areas that are gathered in pediatric psychology as a theoretical-scientific field, we analyze the training of professionals in this area, observing the constant process of de-constructing traditional knowledge though not denying it as instituted scientific knowledge, and integrating it in the intervention and or research to respond to the challenges that are faced by the professional in the pediatric context. From this perspective, we point out the necessity to develop the abilities and competencies needed to the intervention with children, their families and the health team. The actions of the pediatric psychologist must necessarily be endorsed by the goals of humanization, integrity and the promotion of the health, since, in pediatric health intervention the dissociation of interventions directed toward the physical, mental and social sphere is not any long accepted.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMenezes, MarinaMoré, Carmen OcampoBarros, Luísa2018-01-24T18:08:38Z2008-01-01T00:00:00Z2008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6106porAnálise Psicológica, 26(2), 227-238.0870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:50Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6106Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:56.952130Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia pediátrica e seus desafios actuais na formação, pesquisa e intervenção
title Psicologia pediátrica e seus desafios actuais na formação, pesquisa e intervenção
spellingShingle Psicologia pediátrica e seus desafios actuais na formação, pesquisa e intervenção
Menezes, Marina
Psicologia pediátrica
Formação
Pesquisa
Intervenção
Pediatric psychology
Training
Research
Intervention
title_short Psicologia pediátrica e seus desafios actuais na formação, pesquisa e intervenção
title_full Psicologia pediátrica e seus desafios actuais na formação, pesquisa e intervenção
title_fullStr Psicologia pediátrica e seus desafios actuais na formação, pesquisa e intervenção
title_full_unstemmed Psicologia pediátrica e seus desafios actuais na formação, pesquisa e intervenção
title_sort Psicologia pediátrica e seus desafios actuais na formação, pesquisa e intervenção
author Menezes, Marina
author_facet Menezes, Marina
Moré, Carmen Ocampo
Barros, Luísa
author_role author
author2 Moré, Carmen Ocampo
Barros, Luísa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Marina
Moré, Carmen Ocampo
Barros, Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia pediátrica
Formação
Pesquisa
Intervenção
Pediatric psychology
Training
Research
Intervention
topic Psicologia pediátrica
Formação
Pesquisa
Intervenção
Pediatric psychology
Training
Research
Intervention
description O presente artigo visa apresentar os desafios actuais da psicologia pediátrica no âmbito da formação, pesquisa e intervenção. Após breve resgate histórico das diferentes áreas que se conjugam na psicologia pediátrica, enquanto campo teórico-científico, analisa-se a formação nessa área, observando-se o constante processo de “desconstrução de saberes tradicionais”, não os renegando enquanto conhecimentos já instituídos cientificamente, mas integrando- os na intervenção e ou pesquisa, a partir das demandas que se impõem ao profissional no contexto infantil. Nessa perspectiva, aponta-se a necessidade do mesmo desenvolver, durante sua formação, as habilidades e competências necessárias para actuar de forma contextualizada com crianças, suas famílias e equipe de saúde. Assim as acções do profissional de psicologia pediátrica devem ser necessariamente orientadas pelos pressupostos da humanização, integralidade e promoção da saúde, visto que não se concebe mais a dissociação das acções da esfera físico-mental-social, no atendimento à saúde infantil.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
2008-01-01T00:00:00Z
2018-01-24T18:08:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/6106
url http://hdl.handle.net/10400.12/6106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Análise Psicológica, 26(2), 227-238.
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130099930365952