Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22837 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma investigação baseada em dados obtidos num projecto regional em França. O objectivo do projecto é avaliar o impacto do uso de bases-de-e-exercícios (EEB) de Matemática em escolas secundárias. A nossa conjectura é que a integração de EEB perturba a prática habitual de ensino. Examinamos esta integração focando-nos em particular sobre as práticas de ensino do professor. Adoptamos o modelo da actividade desenvolvido por Y. Engeström para estudar a génese dos usos dos EEB pelos professores envolvidos no projecto regional. Este modelo permite dividir a situação em vários pólos e obter informações sobre estes pólos e suas interconexões. Os resultados mostram que o trabalho autónomo dos alunos é difícil de desenvolver e que os professores têm que lidar com novas atitudes que não são tão simples. |
id |
RCAP_8278547f564a092bb42215ffb7b0bab4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22837 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligneActivite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligneArtigosEste artigo apresenta uma investigação baseada em dados obtidos num projecto regional em França. O objectivo do projecto é avaliar o impacto do uso de bases-de-e-exercícios (EEB) de Matemática em escolas secundárias. A nossa conjectura é que a integração de EEB perturba a prática habitual de ensino. Examinamos esta integração focando-nos em particular sobre as práticas de ensino do professor. Adoptamos o modelo da actividade desenvolvido por Y. Engeström para estudar a génese dos usos dos EEB pelos professores envolvidos no projecto regional. Este modelo permite dividir a situação em vários pólos e obter informações sobre estes pólos e suas interconexões. Os resultados mostram que o trabalho autónomo dos alunos é difícil de desenvolver e que os professores têm que lidar com novas atitudes que não são tão simples.This paper presents a research based on data resulting from a regional project in France. The aim of the project is to evaluate the impact of the use of mathematics E-Exercises-bases (EEB) in secondary schools. Our hypothesis is that the integration of EEB disturbs the usual habits of teaching. We thus examine this integration by taking as privileged dimension the teachers’ practices. Using the model of the activity developed by Y. Engeström we study the genesis of uses of EEB among the teachers involved in the regional project. The model permits to split the situation in several poles and to inquire on these poles and their interconnections. Results show that a student autonomous work is difficult to establish and teachers have to cope with new attitudes that are not so plain.APM - Associação de Professores de Matemática2009-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22837por2183-28380872-3915Abboud-Blanchard, M.Cazes, C.Vandebrouck, F.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:19.607071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne |
title |
Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne |
spellingShingle |
Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne Abboud-Blanchard, M. Artigos |
title_short |
Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne |
title_full |
Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne |
title_fullStr |
Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne |
title_full_unstemmed |
Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne |
title_sort |
Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne |
author |
Abboud-Blanchard, M. |
author_facet |
Abboud-Blanchard, M. Cazes, C. Vandebrouck, F. |
author_role |
author |
author2 |
Cazes, C. Vandebrouck, F. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abboud-Blanchard, M. Cazes, C. Vandebrouck, F. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
Este artigo apresenta uma investigação baseada em dados obtidos num projecto regional em França. O objectivo do projecto é avaliar o impacto do uso de bases-de-e-exercícios (EEB) de Matemática em escolas secundárias. A nossa conjectura é que a integração de EEB perturba a prática habitual de ensino. Examinamos esta integração focando-nos em particular sobre as práticas de ensino do professor. Adoptamos o modelo da actividade desenvolvido por Y. Engeström para estudar a génese dos usos dos EEB pelos professores envolvidos no projecto regional. Este modelo permite dividir a situação em vários pólos e obter informações sobre estes pólos e suas interconexões. Os resultados mostram que o trabalho autónomo dos alunos é difícil de desenvolver e que os professores têm que lidar com novas atitudes que não são tão simples. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22837 |
url |
https://doi.org/10.48489/quadrante.22837 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-2838 0872-3915 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
APM - Associação de Professores de Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130478077280256 |