Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abboud-Blanchard, M.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Cazes, C., Vandebrouck, F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.48489/quadrante.22837
Resumo: Este artigo apresenta uma investigação baseada em dados obtidos num projecto regional em França. O objectivo do projecto é avaliar o impacto do uso de bases-de-e-exercícios (EEB) de Matemática em escolas secundárias. A nossa conjectura é que a integração de EEB perturba a prática habitual de ensino. Examinamos esta integração focando-nos em particular sobre as práticas de ensino do professor. Adoptamos o modelo da actividade desenvolvido por Y. Engeström para estudar a génese dos usos dos EEB pelos professores envolvidos no projecto regional. Este modelo permite dividir a situação em vários pólos e obter informações sobre estes pólos e suas interconexões. Os resultados mostram que o trabalho autónomo dos alunos é difícil de desenvolver e que os professores têm que lidar com novas atitudes que não são tão simples.
id RCAP_8278547f564a092bb42215ffb7b0bab4
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22837
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligneActivite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligneArtigosEste artigo apresenta uma investigação baseada em dados obtidos num projecto regional em França. O objectivo do projecto é avaliar o impacto do uso de bases-de-e-exercícios (EEB) de Matemática em escolas secundárias. A nossa conjectura é que a integração de EEB perturba a prática habitual de ensino. Examinamos esta integração focando-nos em particular sobre as práticas de ensino do professor. Adoptamos o modelo da actividade desenvolvido por Y. Engeström para estudar a génese dos usos dos EEB pelos professores envolvidos no projecto regional. Este modelo permite dividir a situação em vários pólos e obter informações sobre estes pólos e suas interconexões. Os resultados mostram que o trabalho autónomo dos alunos é difícil de desenvolver e que os professores têm que lidar com novas atitudes que não são tão simples.This paper presents a research based on data resulting from a regional project in France. The aim of the project is to evaluate the impact of the use of mathematics E-Exercises-bases (EEB) in secondary schools. Our hypothesis is that the integration of EEB disturbs the usual habits of teaching. We thus examine this integration by taking as privileged dimension the teachers’ practices. Using the model of the activity developed by Y. Engeström we study the genesis of uses of EEB among the teachers involved in the regional project. The model permits to split the situation in several poles and to inquire on these poles and their interconnections. Results show that a student autonomous work is difficult to establish and teachers have to cope with new attitudes that are not so plain.APM - Associação de Professores de Matemática2009-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.48489/quadrante.22837por2183-28380872-3915Abboud-Blanchard, M.Cazes, C.Vandebrouck, F.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:06:53Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/22837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:01:19.607071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne
Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne
title Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne
spellingShingle Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne
Abboud-Blanchard, M.
Artigos
title_short Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne
title_full Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne
title_fullStr Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne
title_full_unstemmed Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne
title_sort Activite d’enseignants de mathematiques integrant des bases d’exercices en ligne
author Abboud-Blanchard, M.
author_facet Abboud-Blanchard, M.
Cazes, C.
Vandebrouck, F.
author_role author
author2 Cazes, C.
Vandebrouck, F.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abboud-Blanchard, M.
Cazes, C.
Vandebrouck, F.
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo apresenta uma investigação baseada em dados obtidos num projecto regional em França. O objectivo do projecto é avaliar o impacto do uso de bases-de-e-exercícios (EEB) de Matemática em escolas secundárias. A nossa conjectura é que a integração de EEB perturba a prática habitual de ensino. Examinamos esta integração focando-nos em particular sobre as práticas de ensino do professor. Adoptamos o modelo da actividade desenvolvido por Y. Engeström para estudar a génese dos usos dos EEB pelos professores envolvidos no projecto regional. Este modelo permite dividir a situação em vários pólos e obter informações sobre estes pólos e suas interconexões. Os resultados mostram que o trabalho autónomo dos alunos é difícil de desenvolver e que os professores têm que lidar com novas atitudes que não são tão simples.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.48489/quadrante.22837
url https://doi.org/10.48489/quadrante.22837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-2838
0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv APM - Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130478077280256