We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabeleira, Helena dos Reis, 1978-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/37147
Resumo: Este artigo procura identificar e criticar algumas das ideias, convicções, assunções, palavras e conceitos que se generalizaram nas últimas décadas no espaço público europeu, a partir de documentos (relatórios, recomendações, pareceres, legislação, estudos comparativos) publicados por agências, organizações e redes europeias responsáveis pela política e investigação no campo das artes, educação e cultura. O objetivo é perceber como nessas publicações, de larga difusão e circulação ‘digital’ a uma escala global, se evidenciam formas de falar e pensar sobre o estado das artes no sistema de educação: quais os objetivos, funções, impactos e efeitos que lhes são atribuídos no contexto da chamada sociedade do conhecimento (ou ‘capitalismo cognitivo’), onde foco na tradicional ‘educação’ está a ser redirecionado para o problema da ‘aprendizagem’
id RCAP_82826e50fff173c17777c59c25172a54
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/37147
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to graveEducação artísticaEnsino artísticoEscola públicaPolítica educativa - EuropaSociologiaPráticas artísticasTeoria da arteCriticismoEste artigo procura identificar e criticar algumas das ideias, convicções, assunções, palavras e conceitos que se generalizaram nas últimas décadas no espaço público europeu, a partir de documentos (relatórios, recomendações, pareceres, legislação, estudos comparativos) publicados por agências, organizações e redes europeias responsáveis pela política e investigação no campo das artes, educação e cultura. O objetivo é perceber como nessas publicações, de larga difusão e circulação ‘digital’ a uma escala global, se evidenciam formas de falar e pensar sobre o estado das artes no sistema de educação: quais os objetivos, funções, impactos e efeitos que lhes são atribuídos no contexto da chamada sociedade do conhecimento (ou ‘capitalismo cognitivo’), onde foco na tradicional ‘educação’ está a ser redirecionado para o problema da ‘aprendizagem’Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaCabeleira, Helena dos Reis, 1978-2019-02-22T17:32:07Z2018-072018-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37147porArte e ensino : propostas de resistência. - Lisboa, D.L. 2018, 91-106info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:34:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:16.438187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave
title We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave
spellingShingle We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave
Cabeleira, Helena dos Reis, 1978-
Educação artística
Ensino artístico
Escola pública
Política educativa - Europa
Sociologia
Práticas artísticas
Teoria da arte
Criticismo
title_short We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave
title_full We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave
title_fullStr We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave
title_full_unstemmed We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave
title_sort We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave
author Cabeleira, Helena dos Reis, 1978-
author_facet Cabeleira, Helena dos Reis, 1978-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabeleira, Helena dos Reis, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Ensino artístico
Escola pública
Política educativa - Europa
Sociologia
Práticas artísticas
Teoria da arte
Criticismo
topic Educação artística
Ensino artístico
Escola pública
Política educativa - Europa
Sociologia
Práticas artísticas
Teoria da arte
Criticismo
description Este artigo procura identificar e criticar algumas das ideias, convicções, assunções, palavras e conceitos que se generalizaram nas últimas décadas no espaço público europeu, a partir de documentos (relatórios, recomendações, pareceres, legislação, estudos comparativos) publicados por agências, organizações e redes europeias responsáveis pela política e investigação no campo das artes, educação e cultura. O objetivo é perceber como nessas publicações, de larga difusão e circulação ‘digital’ a uma escala global, se evidenciam formas de falar e pensar sobre o estado das artes no sistema de educação: quais os objetivos, funções, impactos e efeitos que lhes são atribuídos no contexto da chamada sociedade do conhecimento (ou ‘capitalismo cognitivo’), onde foco na tradicional ‘educação’ está a ser redirecionado para o problema da ‘aprendizagem’
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07
2018-07-01T00:00:00Z
2019-02-22T17:32:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/37147
url http://hdl.handle.net/10451/37147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Arte e ensino : propostas de resistência. - Lisboa, D.L. 2018, 91-106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134448315269120