We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/37147 |
Resumo: | Este artigo procura identificar e criticar algumas das ideias, convicções, assunções, palavras e conceitos que se generalizaram nas últimas décadas no espaço público europeu, a partir de documentos (relatórios, recomendações, pareceres, legislação, estudos comparativos) publicados por agências, organizações e redes europeias responsáveis pela política e investigação no campo das artes, educação e cultura. O objetivo é perceber como nessas publicações, de larga difusão e circulação ‘digital’ a uma escala global, se evidenciam formas de falar e pensar sobre o estado das artes no sistema de educação: quais os objetivos, funções, impactos e efeitos que lhes são atribuídos no contexto da chamada sociedade do conhecimento (ou ‘capitalismo cognitivo’), onde foco na tradicional ‘educação’ está a ser redirecionado para o problema da ‘aprendizagem’ |
id |
RCAP_82826e50fff173c17777c59c25172a54 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/37147 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to graveEducação artísticaEnsino artísticoEscola públicaPolítica educativa - EuropaSociologiaPráticas artísticasTeoria da arteCriticismoEste artigo procura identificar e criticar algumas das ideias, convicções, assunções, palavras e conceitos que se generalizaram nas últimas décadas no espaço público europeu, a partir de documentos (relatórios, recomendações, pareceres, legislação, estudos comparativos) publicados por agências, organizações e redes europeias responsáveis pela política e investigação no campo das artes, educação e cultura. O objetivo é perceber como nessas publicações, de larga difusão e circulação ‘digital’ a uma escala global, se evidenciam formas de falar e pensar sobre o estado das artes no sistema de educação: quais os objetivos, funções, impactos e efeitos que lhes são atribuídos no contexto da chamada sociedade do conhecimento (ou ‘capitalismo cognitivo’), onde foco na tradicional ‘educação’ está a ser redirecionado para o problema da ‘aprendizagem’Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-ArtesRepositório da Universidade de LisboaCabeleira, Helena dos Reis, 1978-2019-02-22T17:32:07Z2018-072018-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/37147porArte e ensino : propostas de resistência. - Lisboa, D.L. 2018, 91-106info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:34:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/37147Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:51:16.438187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave |
title |
We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave |
spellingShingle |
We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave Cabeleira, Helena dos Reis, 1978- Educação artística Ensino artístico Escola pública Política educativa - Europa Sociologia Práticas artísticas Teoria da arte Criticismo |
title_short |
We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave |
title_full |
We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave |
title_fullStr |
We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave |
title_full_unstemmed |
We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave |
title_sort |
We don’t need no education : all we need is ‘learning to learn’, from cradle to grave |
author |
Cabeleira, Helena dos Reis, 1978- |
author_facet |
Cabeleira, Helena dos Reis, 1978- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabeleira, Helena dos Reis, 1978- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação artística Ensino artístico Escola pública Política educativa - Europa Sociologia Práticas artísticas Teoria da arte Criticismo |
topic |
Educação artística Ensino artístico Escola pública Política educativa - Europa Sociologia Práticas artísticas Teoria da arte Criticismo |
description |
Este artigo procura identificar e criticar algumas das ideias, convicções, assunções, palavras e conceitos que se generalizaram nas últimas décadas no espaço público europeu, a partir de documentos (relatórios, recomendações, pareceres, legislação, estudos comparativos) publicados por agências, organizações e redes europeias responsáveis pela política e investigação no campo das artes, educação e cultura. O objetivo é perceber como nessas publicações, de larga difusão e circulação ‘digital’ a uma escala global, se evidenciam formas de falar e pensar sobre o estado das artes no sistema de educação: quais os objetivos, funções, impactos e efeitos que lhes são atribuídos no contexto da chamada sociedade do conhecimento (ou ‘capitalismo cognitivo’), onde foco na tradicional ‘educação’ está a ser redirecionado para o problema da ‘aprendizagem’ |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07 2018-07-01T00:00:00Z 2019-02-22T17:32:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/37147 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/37147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Arte e ensino : propostas de resistência. - Lisboa, D.L. 2018, 91-106 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
image/jpeg application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas-Artes, Centro de Investigação e Estudos em Belas-Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134448315269120 |