Aplicação de técnicas Lean Services no bloco operatório de um hospital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Ivo Alexandre Pereira de Carvalho de Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/16321
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
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spelling Aplicação de técnicas Lean Services no bloco operatório de um hospitalBloco operatórioCuidados de saúdeLean services5S3MGestão visualKanbansSMEDKPIOperation roomHealthcareLean servicesVisual managementKanbans658.5:614614:658.5Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialOs Serviços de Saúde urgem pela adoção de medidas que proporcionem a sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde no presente e no futuro. As medidas a tomar devem revelar o espírito da fundação do Sistema Nacional de Saúde ao mesmo tempo que se adaptam aos dias atuais, com foco na prestação de um serviço com mais qualidade e de referência, e economicamente sustentável. A adaptação do modelo organizacional Lean Production tem sido realizada com sucesso aos serviços, sendo designada de Lean Services. Os Lean Services não dão soluções, mas sim ferramentas e formas de agir e pensar para se atingirem os objetivos de eficiência, qualidade e sustentabilidade no Serviço Nacional de Saúde. A passagem do paradigma da produção Lean da indústria para a saúde, não se deparou com diferenças significativas. Pelo contrário, este é aplicável e os resultados são em tudo semelhantes aos obtidos na indústria. Na saúde, tal como na indústria, é necessário adaptar as ferramentas Lean às especificidades de cada serviço. Desta forma, desenvolveu-se um projeto no bloco operatório do Centro Hospitalar do Porto – Hospital de Santo António, Projeto Lean Operation Room, recorrendo ao recurso de ferramentas e conceitos Lean como os 5S, gestão visual, eliminação de muda, Kanbans e SMED. Através da aplicação destas ferramentas conseguiram-se melhorias na gestão de stocks dos armazéns, reduziu-se o material exposto em espaços de armazenagem em cerca de 20 a 50%, melhorou-se a organização das áreas do bloco operatório, eliminou-se equipamento e material cirúrgico em desuso, melhorou-se a gestão de equipamentos, afixaram-se indicadores de produtividade no bloco operatório para melhorar o controlo visual, reduziram-se tempos operacionais e formaram-se os colaboradores para uma atitude e pensamento Lean. Com uma abordagem Lean no hospital conseguiu-se melhorias nos processos e gestão dos recursos, criando-se uma cultura orientada para a otimização, redução dos desperdícios, qualidade do ambiente de trabalho, em suma, uma cultura orientada à satisfação do serviço prestado aos clientes que acedem ao Sistema Nacional de Saúde. Para isto, foi fundamental o envolvimento e a formação dos colaboradores do bloco operatório, que se mostraram essenciais para a obtenção de resultados positivos obtidos e para a continuidade e melhoria do Projeto LeanOR.In the Health service urges the adoption of measures providing for the sustainability of the National Health System in the future. Such measures should reveal the spirit of the founding of the National Health System while they adapt it to the present day, focusing on providing a service with more quality and a benchmark and economically sustainable. Adaptation of Lean Production organizational model has been successfully performed in the services section, being designated by Lean Services. The Lean Services does not give solutions, but tools and ways of acting and thinking to achieve the goals of efficiency, quality and sustainability in the National Health Service. The shift in the paradigm of lean production industry for health has not encountered significant differences. Rather, it is applicable and the results are very similar to those obtained in the industry. In health, as in industry, it is necessary to adapt the Lean tools to the specificities of each service. Thus, it was developed a project in the operating theaters of the Centro Hospitalar of Porto - Hospital de Santo António, the Lean Operaton Room Project, using Lean tools and concepts such as 5S, visual management, eliminating muda, Kanban and SMED. By applying these tools there was improvement in inventory management of stores, the exposed material in storage spaces fell around 20 to 50%, the organization of the surgical areas was improved, surgical material and equipment out of use was eliminated, improved equipment management, indicators of productivity were posted in the operating room to improve the visual inspection, decreased operating times and formed the employees for a Lean thinking and attitude. With a Lean approach, the hospital managed to process improvements and resource management, creating a culture oriented to optimization, waste reduction, and quality of working environment. In short, a culture oriented to customer satisfaction, improving customer service when accessing the National Health System. To do this, it was the involvement and training of employees of the operating room which proved essential for obtaining positive results and for continuity and improvement of the Project LeanOR.Alves, Anabela CarvalhoUniversidade do MinhoMatos, Ivo Alexandre Pereira de Carvalho de Oliveira20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/16321porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:12Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:28:41.473898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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