Alteração da metodologia de ensino na colocação de postes de fibra de vidro: influência no cumprimento do selamento apical protocolado em clínica de reabilitação oral I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Pedro Gonçalo Marques Cabrita Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11768
Resumo: Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
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spelling Alteração da metodologia de ensino na colocação de postes de fibra de vidro: influência no cumprimento do selamento apical protocolado em clínica de reabilitação oral IMetodologias de ensinoSelamento apicalPostesAlunosDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas MonizIntrodução: A reabilitação de dentes comprometidos a nível endodôntico é cada vez mais uma realidade devido ao aumento dos tratamentos conservadores. O selamento apical remanescente é um fator de importância no sucesso da reabilitação com postes. Este estudo pretende avaliar se o protocolo de selamento apical exigido (≥ 3,5 mm)1 é cumprido por um mínimo de 75% dos alunos por ano letivo, e verificar se a proporção de dentes que cumprem o protocolo é ou não influenciada pelo ano letivo de preparação. Materiais e métodos: Procedeu-se à formação dos alunos para a colocação de um poste de fibra de vidro. Posteriormente, os alunos executaram o procedimento respeitando sempre os 4 mm apicais de zona de segurança. A amostra é constituída por 184 dentes dos anos letivos de 2011/12 e 2012/13, e 98 dentes do ano letivo 2014/15. A confirmação da execução desta técnica foi feita através de radiografias digitais (RVG), e medida utilizando o software “Owandy QuickVision Imaging Software”. Resultados: Fez-se uma estimativa populacional para a proporção de cumpridores do protocolo e verificou-se que nos anos letivos 2011/12 - 2012/13, para um IC a 95%, 83,7 a 93,2% dos alunos cumpriram o protocolo. Do mesmo modo, no ano letivo 2014/15 verificou-se que 76,0 a 91,2% dos alunos cumpriram o protocolo. Através de um teste estatístico do Qui-quadrado obteve-se um valor de p=0,282 (p>0,05) e verificou-se que as variáveis em estudo “selamento conforme o protocolado” e “ano letivo” são independentes. Conclusão: Em ambos os anos letivos os valores estimados situam-se acima do valor mínimo exigido (75%) de aproveitamento dos alunos por UC. A proporção de dentes com um selamento apical ≥ 3,5% não é influenciada pelo ano letivo de preparação.Maurício, PauloRepositório ComumGomes, Pedro Gonçalo Marques Cabrita Oliveira2016-03-04T16:55:52Z2015-06-01T00:00:00Z2015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11768201038820porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-06T14:51:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:59.735830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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