Psicologia feminista em Portugal : dificuldades e conquistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saavedra, Luísa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11638
Resumo: Pretende-se, com este artigo, fazer um balanço do que tem sido a Psicologia Feminista em Portugal. Tendo em conta que cada ciência comporta evoluções e posições epistemológicas e metodológicas distintas, começar-se-á por traçar em linhas gerais alguns marcos da psicologia no que diz respeito à forma de abordar as questões das mulheres e homens e definindo o que se entende por psicologia feminista. Seguidamente, serão evidenciados alguns aspectos políticos e sociais que condicionaram o desenvolvimento da psicologia e do movimento feminista em Portugal. Finalmente, apresentar-se-ão as principais dificuldades e conquistas que esta área de conhecimento enfrenta em Portugal, distinguindo-se um primeiro período a seguir à revolução que pôs fim ao regime fascista e um segundo referente aos últimos 10 anos.
id RCAP_828c511f7e79f3068448bf01271c65e5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11638
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Psicologia feminista em Portugal : dificuldades e conquistasFascismoPsicologia feministaPsicologia da mulherPretende-se, com este artigo, fazer um balanço do que tem sido a Psicologia Feminista em Portugal. Tendo em conta que cada ciência comporta evoluções e posições epistemológicas e metodológicas distintas, começar-se-á por traçar em linhas gerais alguns marcos da psicologia no que diz respeito à forma de abordar as questões das mulheres e homens e definindo o que se entende por psicologia feminista. Seguidamente, serão evidenciados alguns aspectos políticos e sociais que condicionaram o desenvolvimento da psicologia e do movimento feminista em Portugal. Finalmente, apresentar-se-ão as principais dificuldades e conquistas que esta área de conhecimento enfrenta em Portugal, distinguindo-se um primeiro período a seguir à revolução que pôs fim ao regime fascista e um segundo referente aos últimos 10 anos.In this article we aim to present an overview of the Portuguese history of Feminist Psychology. Taking into consideration that each science comprises epistemological evolutions and positions, as well as distinct methodologies, we will begin by briefly characterising some psychology’s milestones referring to the approaches to women’s and men’s issues and by defining feminist psychology. Following, we will describe some political and social aspects which conditioned the development of the Portuguese feminist movement. Finally, the main difficulties and achievements to this domain in Portugal are presented, placing a focus on the period following revolution that ended fascism, and also in the last ten years.Universidade do MinhoSaavedra, Luísa20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11638porIn RADL, Philipp Rita, ed. – “Investigaciones actuels de las mujeres del género”. Santiago de Compostela : Servizo de Publicacións e Intercambio Científico da USC, 2010’. ISBN 978-84-9887-292-7. p. 59-77.978-84-9887-292-7info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:49.487764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Psicologia feminista em Portugal : dificuldades e conquistas
title Psicologia feminista em Portugal : dificuldades e conquistas
spellingShingle Psicologia feminista em Portugal : dificuldades e conquistas
Saavedra, Luísa
Fascismo
Psicologia feminista
Psicologia da mulher
title_short Psicologia feminista em Portugal : dificuldades e conquistas
title_full Psicologia feminista em Portugal : dificuldades e conquistas
title_fullStr Psicologia feminista em Portugal : dificuldades e conquistas
title_full_unstemmed Psicologia feminista em Portugal : dificuldades e conquistas
title_sort Psicologia feminista em Portugal : dificuldades e conquistas
author Saavedra, Luísa
author_facet Saavedra, Luísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Saavedra, Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Fascismo
Psicologia feminista
Psicologia da mulher
topic Fascismo
Psicologia feminista
Psicologia da mulher
description Pretende-se, com este artigo, fazer um balanço do que tem sido a Psicologia Feminista em Portugal. Tendo em conta que cada ciência comporta evoluções e posições epistemológicas e metodológicas distintas, começar-se-á por traçar em linhas gerais alguns marcos da psicologia no que diz respeito à forma de abordar as questões das mulheres e homens e definindo o que se entende por psicologia feminista. Seguidamente, serão evidenciados alguns aspectos políticos e sociais que condicionaram o desenvolvimento da psicologia e do movimento feminista em Portugal. Finalmente, apresentar-se-ão as principais dificuldades e conquistas que esta área de conhecimento enfrenta em Portugal, distinguindo-se um primeiro período a seguir à revolução que pôs fim ao regime fascista e um segundo referente aos últimos 10 anos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/11638
url http://hdl.handle.net/1822/11638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv In RADL, Philipp Rita, ed. – “Investigaciones actuels de las mujeres del género”. Santiago de Compostela : Servizo de Publicacións e Intercambio Científico da USC, 2010’. ISBN 978-84-9887-292-7. p. 59-77.
978-84-9887-292-7
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132827698069504