Práticas de promoção da leitura na biblioteca escolar: o caso do agrupamento de escolas de Atouguia da Baleia, 2006-2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Carla Maria Gomes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/20531
Resumo: O presente estudo insere-se no âmbito da investigação de práticas de promoção da leitura, tendo por base a análise do papel da Biblioteca Escolar no envolvimento da comunidade escolar, da família e da comunidade local e na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento da literacia da leitura. Com o objetivo de realizar a investigação num contexto com estratégias e uma consolidada experiência na promoção da leitura, utilizou-se a metodologia Estudo de Caso, investigando as práticas de promoção da leitura no Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, através da análise de registos de empréstimo domiciliário, na base de dados e no Passaporte da Leitura, bem como da análise de 2 inquéritos, um aplicado no âmbito da avaliação feita à BE, pela RBE e outro aplicado pela BE do Agrupamento. Foi seguida a abordagem do modelo de análise desenvolvido pela Comissão de Avaliação do Plano Nacional de Leitura, e procurou-se responder às seguintes questões de investigação: De que modo as BE do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia contribuem para a promoção de práticas da leitura na comunidade educativa? Qual o papel das BE na promoção e dinamização da leitura? Que práticas implementam? Quais os resultados da monitorização da leitura dos alunos? Qual é o perfil de leitor dos alunos do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia? Como avalia o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia as suas práticas de promoção da leitura? Como gere o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia a Informação resultante dessa análise? A autora conclui que as Bibliotecas deste Agrupamento desempenham um papel fulcral na implementação de práticas da leitura, de forma articulada entre ciclos, envolvendo todas as áreas disciplinares, a família e a comunidade local. As suas práticas são, amplamente, reconhecidas, internamente através da constatação de um ambiente favorável à leitura e do envolvimento da comunidade escolar com ações e experiências de leitura e, externamente, através do reconhecimento enquanto Agrupamento aLer+, bem como através de dois projetos, no âmbito da literacia da leitura e da literacia da informação, selecionados pela RBE, no âmbito Medida Ideias Com Mérito. A partir da aplicação dos inquéritos, definiu-se um perfil de leitor. As BE do Agrupamento criam instrumentos de monitorização da leitura e aplicam-nos aos alunos do Agrupamento, procurando conhecer, acompanhar e valorizar os percursos individuais de leitura, os diferentes perfis de leitores do Agrupamento e quais são os fatores de constrangimento à leitura, nesta comunidade escolar. As BE do Agrupamento gerem a informação que detêm, envolvendo a comunidade escolar na reflexão sobre a aplicação de novas Medidas. Em suma, face aos resultados da promoção da leitura no Agrupamento, estes aproximam-se dos internacionais (PISA e PIRLS) no que se refere à tendência para as raparigas apresentarem um desempenho superior ao dos rapazes, ao efeito global do contexto social de uma escola ser superior à soma dos contextos socioeconómicos dos alunos a nível individual, à influência dos grupos de pares e do ambiente positivo para a aprendizagem e às expetativas dos professores. Distancia-se, no entanto, dos estudos nacionais, nomeadamente Os estudantes e a leitura, coordenado por Lages (2007), quando este centra na família a principal influencia na construção do leitor, constatando-se neste Agrupamento que as práticas para a promoção da leitura contrariam o efeito do contexto social.
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Com o objetivo de realizar a investigação num contexto com estratégias e uma consolidada experiência na promoção da leitura, utilizou-se a metodologia Estudo de Caso, investigando as práticas de promoção da leitura no Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia, através da análise de registos de empréstimo domiciliário, na base de dados e no Passaporte da Leitura, bem como da análise de 2 inquéritos, um aplicado no âmbito da avaliação feita à BE, pela RBE e outro aplicado pela BE do Agrupamento. Foi seguida a abordagem do modelo de análise desenvolvido pela Comissão de Avaliação do Plano Nacional de Leitura, e procurou-se responder às seguintes questões de investigação: De que modo as BE do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia contribuem para a promoção de práticas da leitura na comunidade educativa? Qual o papel das BE na promoção e dinamização da leitura? Que práticas implementam? Quais os resultados da monitorização da leitura dos alunos? Qual é o perfil de leitor dos alunos do Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia? Como avalia o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia as suas práticas de promoção da leitura? Como gere o Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia a Informação resultante dessa análise? A autora conclui que as Bibliotecas deste Agrupamento desempenham um papel fulcral na implementação de práticas da leitura, de forma articulada entre ciclos, envolvendo todas as áreas disciplinares, a família e a comunidade local. As suas práticas são, amplamente, reconhecidas, internamente através da constatação de um ambiente favorável à leitura e do envolvimento da comunidade escolar com ações e experiências de leitura e, externamente, através do reconhecimento enquanto Agrupamento aLer+, bem como através de dois projetos, no âmbito da literacia da leitura e da literacia da informação, selecionados pela RBE, no âmbito Medida Ideias Com Mérito. A partir da aplicação dos inquéritos, definiu-se um perfil de leitor. As BE do Agrupamento criam instrumentos de monitorização da leitura e aplicam-nos aos alunos do Agrupamento, procurando conhecer, acompanhar e valorizar os percursos individuais de leitura, os diferentes perfis de leitores do Agrupamento e quais são os fatores de constrangimento à leitura, nesta comunidade escolar. As BE do Agrupamento gerem a informação que detêm, envolvendo a comunidade escolar na reflexão sobre a aplicação de novas Medidas. Em suma, face aos resultados da promoção da leitura no Agrupamento, estes aproximam-se dos internacionais (PISA e PIRLS) no que se refere à tendência para as raparigas apresentarem um desempenho superior ao dos rapazes, ao efeito global do contexto social de uma escola ser superior à soma dos contextos socioeconómicos dos alunos a nível individual, à influência dos grupos de pares e do ambiente positivo para a aprendizagem e às expetativas dos professores. Distancia-se, no entanto, dos estudos nacionais, nomeadamente Os estudantes e a leitura, coordenado por Lages (2007), quando este centra na família a principal influencia na construção do leitor, constatando-se neste Agrupamento que as práticas para a promoção da leitura contrariam o efeito do contexto social.Abstract: This study falls within the scope of the investigation of reading promotion practices, based on the analysis of the School Library’s role on the school community involvement, family and local community, and on the creation of a favourable environment for the development of reading literacy. In order to conduct the research in a context with strategies and a consolidated experience in the reading promotion, The author used the Case Study Methodology, investigating the practices of reading promotion in the Agrupamento de Escolas de Atouguia-da-Baleia (Grouping of Atouguia-da-Baleia Schools), by analysing home loans records, in the Data-Base and Reading Passport as well as by the analysis of two surveys, one of them applied to the assessment taken on school libraries by the Portuguese School Library Network, and another applied by the School Libraries of the Grouping. The approach of the analysis model developed by the Evaluation Committee of the National Reading Plan was followed, trying to answer the following research questions: - How do the practices of School Library play a decisive role in the promotion and encouragement of reading in the School Grouping? - How does the Grouping of Atouguia-da-Baleia Schools contribute to the promotion of reading practices in the school community? - What are the results of monitoring of students' reading? - What is the reader’s profile among the students of the Grouping of Atouguia-da-Baleia Schools? - How does the Grouping of Atouguia-da-Baleia Schools assess their practices of reading promotion? - How does the Group of Schools manage the Information resulting from this analysis? The author concludes that this School Grouping Libraries play a key role in the reading practices implementation, by articulating different cycles, involving all subject areas, family and the local community. Their practices are widely recognized internally by finding a favourable reading environment and the involvement of the school community in reading sessions and experiences, and externally by the recognition as Grouping aLer+ (=Reading +), as well as by two projects in the context of reading literacy and information literacy, selected by the Portuguese School Library Network (RBE) concerning Measure Ideas With Merit. In accordance with the application of the surveys, we defined a reader profile. The School Libraries Grouping creates monitoring tools of reading and applies them to the students, trying to know, to accompany and to enhance individual reading performance, the different readers’ profiles of Grouping and also the possible constraining factors to reading in this school community. The School Libraries Grouping manages the information they have, involving the school community in the reflection about the implementation of new Measures. In short, according the results of the reading promotion in the Grouping, these are close to the international ones (The Programme for International Student Assessment = PISA and The Progress in International Reading Literacy Study = PIRLS) concerning girls tendency of displaying a superior performance in comparison with the boys, the overall effect of social context of a school that exceeds the sum of the socioeconomic contexts of individual students, the influence of partners groups and the positive environment for learning, and the teachers’ expectations. It is distant, however, from national studies, including Students and Reading, coordinated by Lages (2007), when it focuses on the family the main influences in the reader’s training, noting that, in this Grouping, the practices to promote reading, contradict the effect of social context.Silva, Carlos Guardado daPino, MargaridaRepositório da Universidade de LisboaAndrade, Carla Maria Gomes de2015-11-19T15:52:23Z2015-01-292014-05-312015-01-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20531TID:201870002porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:06:04Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:31.401275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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