A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Anna Clara Leal
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/3541
Resumo: Dissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2013
id RCAP_82bfc8c4cb14b55a202734a510423340
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3541
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégicoMarketingIdentidadeMarcasDestinos turísticosPortugal - PenicheDissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2013No mundo globalizado do século XXI, urge a necessidade dos países, cidades e localidades se darem a conhecer a consumidores cada vez mais atentos, informados e exigentes. A procura constante pela diferenciação e o desejo de criar necessidades tangíveis e intangíveis nos consumidores colocam a marca cidade como um fator preponderante na relevância da estratégia de desenvolvimento local. A marca territorial deverá ser entendida como uma ferramenta fulcral no desenvolvimento estratégico das cidades, na medida em que permite uma maior notoriedade, diferenciação e por conseguinte vantagens competitivas. Desta forma, a marca das cidades deverá ser construída e desenvolvida com base no pilar da identidade territorial que enfatiza a história de um povo evidenciando traços culturais, históricos e tradições. Peniche está localizado na zona centro de Portugal, mais especificamente na Região Oeste e é um concelho com notoriedade mundial, mas que ao longo de anos não tem evidenciado uma estratégia de crescimento e sustentabilidade, apesar da sua identidade e dos seus sabores (gastronomia) e saberes (história, monumentos, costa com praias de areia branca, artesanato – renda de bilros, desportos náuticos com uma das melhores praias mundiais para a pratica de surf e bodyboard e campeões nas modalidades) serem reconhecidos globalmente. Urge, assim, a necessidade de criar uma linha de comunicação única que realce e evidencie a identidade desta terra e das suas gentes, definindo uma marca cidade que seja o fio condutor da linha de comunicação institucional e de uma estratégia de desenvolvimento.Mendes, JúlioCoelho, JúlioSapientiaRodrigues, Anna Clara Leal2014-02-28T12:15:34Z2013-07-302013-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:37Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:04.944608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico
title A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico
spellingShingle A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico
Rodrigues, Anna Clara Leal
Marketing
Identidade
Marcas
Destinos turísticos
Portugal - Peniche
title_short A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico
title_full A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico
title_fullStr A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico
title_full_unstemmed A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico
title_sort A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico
author Rodrigues, Anna Clara Leal
author_facet Rodrigues, Anna Clara Leal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Júlio
Coelho, Júlio
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Anna Clara Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Identidade
Marcas
Destinos turísticos
Portugal - Peniche
topic Marketing
Identidade
Marcas
Destinos turísticos
Portugal - Peniche
description Dissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-30
2013-07-30T00:00:00Z
2014-02-28T12:15:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/3541
url http://hdl.handle.net/10400.1/3541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133180664479744