A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/3541 |
Resumo: | Dissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2013 |
id |
RCAP_82bfc8c4cb14b55a202734a510423340 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3541 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégicoMarketingIdentidadeMarcasDestinos turísticosPortugal - PenicheDissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2013No mundo globalizado do século XXI, urge a necessidade dos países, cidades e localidades se darem a conhecer a consumidores cada vez mais atentos, informados e exigentes. A procura constante pela diferenciação e o desejo de criar necessidades tangíveis e intangíveis nos consumidores colocam a marca cidade como um fator preponderante na relevância da estratégia de desenvolvimento local. A marca territorial deverá ser entendida como uma ferramenta fulcral no desenvolvimento estratégico das cidades, na medida em que permite uma maior notoriedade, diferenciação e por conseguinte vantagens competitivas. Desta forma, a marca das cidades deverá ser construída e desenvolvida com base no pilar da identidade territorial que enfatiza a história de um povo evidenciando traços culturais, históricos e tradições. Peniche está localizado na zona centro de Portugal, mais especificamente na Região Oeste e é um concelho com notoriedade mundial, mas que ao longo de anos não tem evidenciado uma estratégia de crescimento e sustentabilidade, apesar da sua identidade e dos seus sabores (gastronomia) e saberes (história, monumentos, costa com praias de areia branca, artesanato – renda de bilros, desportos náuticos com uma das melhores praias mundiais para a pratica de surf e bodyboard e campeões nas modalidades) serem reconhecidos globalmente. Urge, assim, a necessidade de criar uma linha de comunicação única que realce e evidencie a identidade desta terra e das suas gentes, definindo uma marca cidade que seja o fio condutor da linha de comunicação institucional e de uma estratégia de desenvolvimento.Mendes, JúlioCoelho, JúlioSapientiaRodrigues, Anna Clara Leal2014-02-28T12:15:34Z2013-07-302013-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/3541porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:14:37Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/3541Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:57:04.944608Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico |
title |
A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico |
spellingShingle |
A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico Rodrigues, Anna Clara Leal Marketing Identidade Marcas Destinos turísticos Portugal - Peniche |
title_short |
A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico |
title_full |
A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico |
title_fullStr |
A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico |
title_full_unstemmed |
A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico |
title_sort |
A identidade territorial da cidade de Peniche como base sustentável da marca e do seu desenvolvimento estratégico |
author |
Rodrigues, Anna Clara Leal |
author_facet |
Rodrigues, Anna Clara Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mendes, Júlio Coelho, Júlio Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Anna Clara Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Identidade Marcas Destinos turísticos Portugal - Peniche |
topic |
Marketing Identidade Marcas Destinos turísticos Portugal - Peniche |
description |
Dissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2013 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-30 2013-07-30T00:00:00Z 2014-02-28T12:15:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/3541 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/3541 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133180664479744 |