Uma experiência de integração curricular da câmara de vídeo no 1.º ciclo do ensino básico: reflexões à luz dos novos enquadramentos curriculares
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/16278 |
Resumo: | Os autores elegem a tecnologia vídeo na perspectiva de Educação para os Média e das exigências da Sociedade da Informação, descrevendo e apresentando os resultados de uma investigação-acção sobre a utilização da câmara vídeo pelos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. Consideram que uma Educação para os Média implica o desenvolvimento de uma compreensão crítica dos média, da capacidade de análise e reflexão, a compreensão dos seus conteúdos e dos processos implicados na recepção e na produção. Estas abordagens são feitas à luz das nova Reorganização Curricular do Ensino Básico em Portugal onde se defende a valorização e integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Faz-se uma reflexão da nova dimensão tecnológica das escolas, bem como da importância que hoje se atribui à transferibilidade e transdisciplinaridade dos saberes, o que pressupõe considerar o aluno como actor da sua própria aprendizagem: ao estarem envolvidos numa dinâmica de projecto, os alunos aprendem a ler, a escrever, a pesquisar, a comunicar numa nova linguagem. |
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