Uma experiência de integração curricular da câmara de vídeo no 1.º ciclo do ensino básico: reflexões à luz dos novos enquadramentos curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Nelson
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Silva, Bento Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/16278
Resumo: Os autores elegem a tecnologia vídeo na perspectiva de Educação para os Média e das exigências da Sociedade da Informação, descrevendo e apresentando os resultados de uma investigação-acção sobre a utilização da câmara vídeo pelos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. Consideram que uma Educação para os Média implica o desenvolvimento de uma compreensão crítica dos média, da capacidade de análise e reflexão, a compreensão dos seus conteúdos e dos processos implicados na recepção e na produção. Estas abordagens são feitas à luz das nova Reorganização Curricular do Ensino Básico em Portugal onde se defende a valorização e integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Faz-se uma reflexão da nova dimensão tecnológica das escolas, bem como da importância que hoje se atribui à transferibilidade e transdisciplinaridade dos saberes, o que pressupõe considerar o aluno como actor da sua própria aprendizagem: ao estarem envolvidos numa dinâmica de projecto, os alunos aprendem a ler, a escrever, a pesquisar, a comunicar numa nova linguagem.
id RCAP_82c670fc7533274b54adb5b66ec8549c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16278
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma experiência de integração curricular da câmara de vídeo no 1.º ciclo do ensino básico: reflexões à luz dos novos enquadramentos curricularesOs autores elegem a tecnologia vídeo na perspectiva de Educação para os Média e das exigências da Sociedade da Informação, descrevendo e apresentando os resultados de uma investigação-acção sobre a utilização da câmara vídeo pelos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. Consideram que uma Educação para os Média implica o desenvolvimento de uma compreensão crítica dos média, da capacidade de análise e reflexão, a compreensão dos seus conteúdos e dos processos implicados na recepção e na produção. Estas abordagens são feitas à luz das nova Reorganização Curricular do Ensino Básico em Portugal onde se defende a valorização e integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Faz-se uma reflexão da nova dimensão tecnológica das escolas, bem como da importância que hoje se atribui à transferibilidade e transdisciplinaridade dos saberes, o que pressupõe considerar o aluno como actor da sua própria aprendizagem: ao estarem envolvidos numa dinâmica de projecto, os alunos aprendem a ler, a escrever, a pesquisar, a comunicar numa nova linguagem.Universidad de A CoruñaUniversidade do MinhoFerraz, NelsonSilva, Bento Duarte20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/16278por1138-1663info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:19:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:33.512056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma experiência de integração curricular da câmara de vídeo no 1.º ciclo do ensino básico: reflexões à luz dos novos enquadramentos curriculares
title Uma experiência de integração curricular da câmara de vídeo no 1.º ciclo do ensino básico: reflexões à luz dos novos enquadramentos curriculares
spellingShingle Uma experiência de integração curricular da câmara de vídeo no 1.º ciclo do ensino básico: reflexões à luz dos novos enquadramentos curriculares
Ferraz, Nelson
title_short Uma experiência de integração curricular da câmara de vídeo no 1.º ciclo do ensino básico: reflexões à luz dos novos enquadramentos curriculares
title_full Uma experiência de integração curricular da câmara de vídeo no 1.º ciclo do ensino básico: reflexões à luz dos novos enquadramentos curriculares
title_fullStr Uma experiência de integração curricular da câmara de vídeo no 1.º ciclo do ensino básico: reflexões à luz dos novos enquadramentos curriculares
title_full_unstemmed Uma experiência de integração curricular da câmara de vídeo no 1.º ciclo do ensino básico: reflexões à luz dos novos enquadramentos curriculares
title_sort Uma experiência de integração curricular da câmara de vídeo no 1.º ciclo do ensino básico: reflexões à luz dos novos enquadramentos curriculares
author Ferraz, Nelson
author_facet Ferraz, Nelson
Silva, Bento Duarte
author_role author
author2 Silva, Bento Duarte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Nelson
Silva, Bento Duarte
description Os autores elegem a tecnologia vídeo na perspectiva de Educação para os Média e das exigências da Sociedade da Informação, descrevendo e apresentando os resultados de uma investigação-acção sobre a utilização da câmara vídeo pelos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico. Consideram que uma Educação para os Média implica o desenvolvimento de uma compreensão crítica dos média, da capacidade de análise e reflexão, a compreensão dos seus conteúdos e dos processos implicados na recepção e na produção. Estas abordagens são feitas à luz das nova Reorganização Curricular do Ensino Básico em Portugal onde se defende a valorização e integração curricular das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Faz-se uma reflexão da nova dimensão tecnológica das escolas, bem como da importância que hoje se atribui à transferibilidade e transdisciplinaridade dos saberes, o que pressupõe considerar o aluno como actor da sua própria aprendizagem: ao estarem envolvidos numa dinâmica de projecto, os alunos aprendem a ler, a escrever, a pesquisar, a comunicar numa nova linguagem.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/16278
url https://hdl.handle.net/1822/16278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1138-1663
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132260925964288