Mediação familiar como processo emancipatório de famílias vulneráveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Beatriz Marques de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84028
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Mediação Educacional)
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spelling Mediação familiar como processo emancipatório de famílias vulneráveisFamily mediation as an emancipatory process of vulnerable familiesConflito familiarMediação familiarEmancipação das famíliasFamily conflictFamily mediationEmancipation of familiesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Mediação Educacional)No dia-a-dia é possível observar que o conflito é algo intrínseco à nossa rotina, sendo a família um contexto de constante convivência e com diversas opiniões, pode-se assim compreender que a família seja mais suscetível ao conflito e, por vezes, este conflito pode mesmo gerar rutura familiar. Neste sentido procurei investigar sobre o impacto que a mediação familiar pode ter nestes conflitos familiares, tendo o meu estudo recaído sobre esta temática durante o estágio académico realizado num CAFAP, no âmbito do mestrado em Educação, área de especialização em Mediação Educacional. Este relatório de estágio procura traduzir a investigação-intervenção realizada ao longo de vários meses num Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental (CAFAP) da zona norte de Portugal, em torno do conflito familiar, com estratégias de resolução de conflitos e pacificação nas sessões de mediação familiar com cônjuges divorciados e outros elementos da família. Também foram realizadas atividades de reencontro e reunificação familiar através dos convívios supervisionados dos pais ou avós com filhos ou netos, nos quais foram mobilizados os conhecimentos em mediação familiar para praticar durante o estágio e poder apoiar a instituição na resposta dada às famílias. A investigação incide numa abordagem qualitativa por ser a mais adequada a contextos reais, em que estamos em contacto com famílias e seus sentimentos e opiniões. A intervenção foi sendo reajustada tendo em conta as necessidades da instituição e das famílias. A investigação-intervenção teve como objetivo compreender as potencialidades da mediação familiar na melhoria das relações familiares. O foco do estágio incidiu no desenvolvimento de competências junto das famílias, nomeadamente a resiliência, ouvir o outro, respeitar opiniões e outras necessárias à boa convivência entre todos. Neste sentido, procuramos investir no desenvolvimento de relações pacíficas e cooperativas entre cônjuges em situação de separação ou divórcio e, sempre que possível na reunificação familiar através da mediação e dos convívios supervisionados. Da análise dos resultados do trabalho desenvolvido, constata-se que estas estratégias são importantes para o desenvolvimento de famílias mais resilientes, responsáveis e emancipadas, reforçando a parentalidade positiva e garantindo, as necessidades essenciais das crianças e jovens ao favorecer as relações e interações dos membros da família reforçando o bom ambiente familiar. Pode-se ainda concluir da necessidade da mediação em contextos que abrangem pessoas e relações interpessoais e, sobretudo famílias com filhos em situação de vulnerabilidade social e/ou afetiva, onde as pessoas terão de conviver e comunicar entre si.On a daily basis, it is possible to observe that conflict is something intrinsic to our routine and since the family is a context of constant coexistence and with different opinions, it can therefore be understood that the family is more susceptible to conflict and, sometimes, this conflict can even lead to family breakdown. In this sense, I tried to investigate the impact that family mediation can have on these family conflicts, and my study focused on this theme during the academic internship carried out at a CAFAP, within the scope of the Master's in Education, an area of specialization in Educational Mediation. This internship report seeks to translate the research-intervention carried out over several months in a Family Support Center and Parental Counseling in the north of Portugal, around family conflict, with strategies for conflict resolution and pacification in the sessions of family mediation with divorced spouses and other family members. Family reunion and reunification activities were also carried out through supervised meetings of parents or grandparents with children or grandchildren, in which knowledge in family mediation was mobilized to practice during the internship and be able to support the institution in the response given to families. The research focuses on a qualitative approach as it is the most suitable for real contexts, in which we are in contact with families and their feelings and opinions. The intervention was readjusted taking into account the needs of the institution and the families. The intervention-research aimed to understand the potential of family mediation in improving family relationships. The focus of the internship was on the development of skills with families, namely resilience, listening to others, respecting opinions and others necessary for good coexistence among all. In this sense, we seek to invest in the development of peaceful and cooperative relationships between spouses in a situation of separation or divorce and, whenever possible, in family reunification through mediation and supervised gatherings. From the analysis of the results of the work carried out, it appears that these strategies are important for the development of more resilient, responsible and emancipated families, reinforcing positive parenting and ensuring the essential needs of children and young people by favoring the relationships and interactions of family members reinforcing a good family environment. It can also be concluded that there is a need for mediation in contexts that include people and interpersonal relationships and, above all, families with children in situations of social and/or emotional vulnerability, where people will have to live and communicate with each other.Silva, Ana Maria Costa eUniversidade do MinhoAraújo, Beatriz Marques de2023-03-172023-03-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84028por203265874info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:43.535298Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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