Manter a continuidade dos cuidados no domicílio: um desafio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Suzana Filomena Cardoso
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.esenfc.pt/?url=N0FbnI37
Resumo: O panorama das necessidades de saúde é marcado pela alteração das curvas de transição epidemiológica e demográfica o que, a par da precocidade das altas hospitalares, determina o incremento dos cuidados de saúde domiciliários. A literatura sobre o papel do enfermeiro no domicílio é variada (ainda que escassa), foca os múltiplos contornos neste contexto, considerado como representando novos desafios e reporta-se a realidades diferentes da nacional, não se encontrando referência a intervenções conducentes à manutenção da continuidade de cuidados. Com este estudo pretendeu-se compreender como é que, no domicílio, é assegurada a continuidade dos cuidados de saúde, tendo por base a questão: Qual o papel singular do enfermeiro na construção da continuidade dos cuidados de saúde no domicilio? A investigação decorreu sob o referencial teórico do Interaccionismo Simbólico. Foi utilizada, como metodologia de análise, a "Grounded Theory" de Glaser e Strauss (1967). O trabalho de campo foi autorizado e decorreu num Centro de Saúde com um Programa de Cuidados Continuados Domiciliários. Os dados foram colhidos através de entrevistas qualitativas (enfermeiros, equipa, Direcção do Centro de Saúde, autarcas, utentes e cuidadores), observação participante e entrevista de grupo focal (Focus Group). Os achados elucidam sobre a natureza e o processo de construção da continuidade dos cuidados: em resposta às condições contextuais do domicilio, o enfermeiro Recria o Papel assumindo-se como Mediador entre as necessidades e os recursos e o Apoio Técnico-Cientifico e Emocional da pessoa e da família. Recriar o Papel, resulta do entrecruzar da Conciliação do Papel do enfermeiro com as expectativas dos intervenientes, adopção de Praxis Crítica como singularidade do fazer e Encontro de Alteridades como a especificidade da relação com a pessoa e família.
id RCAP_82e665bba6a30f75389caff7989e359d
oai_identifier_str oai:repositorio.esenfc.pt:5314
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Manter a continuidade dos cuidados no domicílio: um desafio.Cuidados continuados domiciliáriosenfermeiropraxis críticaconciliação do papelencontroO panorama das necessidades de saúde é marcado pela alteração das curvas de transição epidemiológica e demográfica o que, a par da precocidade das altas hospitalares, determina o incremento dos cuidados de saúde domiciliários. A literatura sobre o papel do enfermeiro no domicílio é variada (ainda que escassa), foca os múltiplos contornos neste contexto, considerado como representando novos desafios e reporta-se a realidades diferentes da nacional, não se encontrando referência a intervenções conducentes à manutenção da continuidade de cuidados. Com este estudo pretendeu-se compreender como é que, no domicílio, é assegurada a continuidade dos cuidados de saúde, tendo por base a questão: Qual o papel singular do enfermeiro na construção da continuidade dos cuidados de saúde no domicilio? A investigação decorreu sob o referencial teórico do Interaccionismo Simbólico. Foi utilizada, como metodologia de análise, a "Grounded Theory" de Glaser e Strauss (1967). O trabalho de campo foi autorizado e decorreu num Centro de Saúde com um Programa de Cuidados Continuados Domiciliários. Os dados foram colhidos através de entrevistas qualitativas (enfermeiros, equipa, Direcção do Centro de Saúde, autarcas, utentes e cuidadores), observação participante e entrevista de grupo focal (Focus Group). Os achados elucidam sobre a natureza e o processo de construção da continuidade dos cuidados: em resposta às condições contextuais do domicilio, o enfermeiro Recria o Papel assumindo-se como Mediador entre as necessidades e os recursos e o Apoio Técnico-Cientifico e Emocional da pessoa e da família. Recriar o Papel, resulta do entrecruzar da Conciliação do Papel do enfermeiro com as expectativas dos intervenientes, adopção de Praxis Crítica como singularidade do fazer e Encontro de Alteridades como a especificidade da relação com a pessoa e família.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E)/Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)2014-12-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=N0FbnI37porhttp://repositorio.esenfc.pt/?url=N0FbnI37Duarte, Suzana Filomena Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2015-06-30T00:00:00Zoai:repositorio.esenfc.pt:5314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:11:49.530795Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Manter a continuidade dos cuidados no domicílio: um desafio.
title Manter a continuidade dos cuidados no domicílio: um desafio.
spellingShingle Manter a continuidade dos cuidados no domicílio: um desafio.
Duarte, Suzana Filomena Cardoso
Cuidados continuados domiciliários
enfermeiro
praxis crítica
conciliação do papel
encontro
title_short Manter a continuidade dos cuidados no domicílio: um desafio.
title_full Manter a continuidade dos cuidados no domicílio: um desafio.
title_fullStr Manter a continuidade dos cuidados no domicílio: um desafio.
title_full_unstemmed Manter a continuidade dos cuidados no domicílio: um desafio.
title_sort Manter a continuidade dos cuidados no domicílio: um desafio.
author Duarte, Suzana Filomena Cardoso
author_facet Duarte, Suzana Filomena Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Suzana Filomena Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Cuidados continuados domiciliários
enfermeiro
praxis crítica
conciliação do papel
encontro
topic Cuidados continuados domiciliários
enfermeiro
praxis crítica
conciliação do papel
encontro
description O panorama das necessidades de saúde é marcado pela alteração das curvas de transição epidemiológica e demográfica o que, a par da precocidade das altas hospitalares, determina o incremento dos cuidados de saúde domiciliários. A literatura sobre o papel do enfermeiro no domicílio é variada (ainda que escassa), foca os múltiplos contornos neste contexto, considerado como representando novos desafios e reporta-se a realidades diferentes da nacional, não se encontrando referência a intervenções conducentes à manutenção da continuidade de cuidados. Com este estudo pretendeu-se compreender como é que, no domicílio, é assegurada a continuidade dos cuidados de saúde, tendo por base a questão: Qual o papel singular do enfermeiro na construção da continuidade dos cuidados de saúde no domicilio? A investigação decorreu sob o referencial teórico do Interaccionismo Simbólico. Foi utilizada, como metodologia de análise, a "Grounded Theory" de Glaser e Strauss (1967). O trabalho de campo foi autorizado e decorreu num Centro de Saúde com um Programa de Cuidados Continuados Domiciliários. Os dados foram colhidos através de entrevistas qualitativas (enfermeiros, equipa, Direcção do Centro de Saúde, autarcas, utentes e cuidadores), observação participante e entrevista de grupo focal (Focus Group). Os achados elucidam sobre a natureza e o processo de construção da continuidade dos cuidados: em resposta às condições contextuais do domicilio, o enfermeiro Recria o Papel assumindo-se como Mediador entre as necessidades e os recursos e o Apoio Técnico-Cientifico e Emocional da pessoa e da família. Recriar o Papel, resulta do entrecruzar da Conciliação do Papel do enfermeiro com as expectativas dos intervenientes, adopção de Praxis Crítica como singularidade do fazer e Encontro de Alteridades como a especificidade da relação com a pessoa e família.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=N0FbnI37
url http://repositorio.esenfc.pt/?url=N0FbnI37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.esenfc.pt/?url=N0FbnI37
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E)/Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E)/Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137219286401024