O papel dos ebooks nas Bibliotecas Universitárias – o caso da Universidade de Aveiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/32861 |
Resumo: | A introdução dos ebooks nas bibliotecas académicas levanta questões sobre a sua pertinência na composição das coleções, apesar das múltiplas vantagens que lhes são reconhecidas como a portabilidade, facilidade de acesso e preço. Nos dias de hoje docentes, estudantes e investigadores podem, graças a esta tecnologia, ter acesso à informação necessária a qualquer hora e em qualquer lugar num regime 24/7. O estudo efetuado pretende analisar a utilização dos ebooks na Biblioteca da Universidade de Aveiro por parte dos docentes, investigadores e estudantes, com o objetivo de compreender a sua utilização pela comunidade académica, bem como tentar perceber as suas expetativas sobre este formato. Para este fim foram aplicados dois questionários aos docentes e estudantes partindo da análise de questionários similares aplicados em universidades portuguesas e estrangeiras. Os resultados obtidos pelos docentes dão-nos indicação de que não têm em conta o tipo de formato na seleção da bibliografia para as unidades curriculares e que continuam a preferir o suporte papel. Os resultados dos estudantes apontam para uma evolução no uso de ebooks, apesar de valorizarem o suporte papel, particularmente no que toca ao acesso ao documento a qualquer hora do dia em qualquer lugar. Recomenda-se que a biblioteca da Universidade de Aveiro atue de uma forma mais próxima dos estudantes dos distintos ciclos de estudos fornecendo indicações sobre localização da literatura em suporte analógico e digital recomendada para cada unidade curricular. Por outro lado, tendo em conta o volume de informação em formato digital e a sua rápida acessibilidade, a aposta neste formato beneficia o seu acesso 24/7, o que deveria ser tido em conta pelos professores aquando da indicação da bibliografia. |
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